top of page
Kitesurf em Salvador: saiba onde praticar o esporte

Postado dia 09/07/24 | 4min. de leitura

Kitesurf em Salvador: saiba onde praticar o esporte

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Dentre tantas alternativas: praias lindas, centro histórico, centenas de monumentos, ilhas, muita cultura e gastronomia incrível, a capital baiana é uma cidade repleta de opções de lazer. Você pode optar pelas mais tradicionais, como uma visita a um museu, e até esportes mais radicais como o kitesurf que está presente em Salvador

Não esqueçamos que a capital baiana possui o maior litoral do Brasil, sendo uma parte dele dentro da Baía de Todos os Santos, com premissa de águas mansas e cristalinas excelentes para banho e mergulho, e a outra, a orla marítima, com ondas fortes para a prática do surf. 

Mas o que poucos sabem é que no verão o vento nordeste sopra de forma constante e com a força ideal para a prática de uma modalidade esportiva radical que vem crescendo e ganhando adeptos pelo país: o kitesurf.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse esporte e os melhores lugares para praticá-lo em Salvador? Fique conosco!

kitesurf no por do sol
Curtindo pôr do sol e praticando kitesurf

O que é o kitesurf

Desde tempos imemoriais a humanidade se interessa pela força dos ventos como forma de propulsão e deslocamento entre lugares, atravessando rios, mares e oceanos em busca de novas habitações e melhores condições de vida. 

Mas o tempo passou, o séc. XX chegou com tecnologias que globalizaram e transformaram o mundo, alterando também as percepções de lazer e atividade física e popularizando os desportos. O kitesurf é um desses desportos, na verdade, um dos mais jovens, já que foi criado oficialmente em 1985, pelos irmãos franceses Bruno e Dominique Legaignoux.

Trata-se de uma atividade aquática que utiliza uma pipa (kite) e uma prancha com alças ou sem alças nos pés, a depender da modalidade praticada. Para completar o equipamento, o praticante se utiliza de um equipamento conhecido como trapézio, uma espécie de colete conectado à pipa e vestido pelo praticante e uma barra, que são utilizados para o comando de direção.

Mas sem o vento, nada disso funciona, portanto, o kitesurf significa navegar ou surfar por meio da propulsão do vento se utilizando de uma pipa, um trapézio e uma prancha.

Como praticar o kitesurf

kitesurf em Salvador
Pratica de kitesurf em Salvador

Antes de qualquer coisa, para praticar o kitesurf é preciso “vento bom”, ou seja, vento acima de 25 km/h. Qualquer pessoa que goze de boa saúde pode praticar o kitesurf, incluindo crianças a partir de uns 9 anos.

Mas se engana quem pensa que praticar o kitesurf é fácil, o esporte exige muita técnica que deve ser aprendida gradativamente com a segurança de um curso e de instrutores qualificados, já que também oferece riscos que precisam ser moderados.

Escolas e aulas de kitesurf em Salvador

E se você está em Salvador e deseja ter uma experiência com essa maravilhosa modalidade esportiva, saiba que existem escolas qualificadas que oferecem cursos dinâmicos excelentes para dar os primeiros passos.

aulas de kitesurf
Aulas de kitesurf em Salvador
  • Pequeno do Kite: a escola fica na Praia da Terceira Ponte e é liderada por Pequeno, kitesurfista há muitos anos e muito conhecido na cidade pela sua inspiradora história de vida.

  • Clube da Prancha: como seu próprio nome diz, é um clube que oferece serviços de várias modalidades de atividades com pranchas, sendo guarderia para equipamentos e oferecendo aulas de SUP e kitesurf. Está localizado na Praia de Buraquinho em Lauro de Freitas, uma das melhores praias para a prática do kitesurf na região metropolitana de Salvador.

  • Winddance Sports: é uma loja que fica na Praia da Terceira Ponte e além de vender e alugar equipamentos para wakeboard, windsurf, SUP e kitesurf, também oferece aulas de kitesurf para iniciantes.

Onde praticar o kitesurf em Salvador

kitesurf no pôr do sol
Praticando kitesurf no pôr do sol

Em geral, as praias boas para praticar o kitesurf em Salvador precisam ser amplas e, de preferência, não ter pedras por perto, principalmente para quem está dando os primeiros passos. A orla marítima de Salvador possui algumas praias muito famosas para a prática da modalidade, são lugares em que o céu fica colorido de pipas em dias de vento bom.

  • Praia da Terceira Ponte: uma das mais tradicionais da modalidade e onde fica a loja/escola Winddance, é pouco frequentada por banhistas e surfistas, oferecendo mar tranquilo, com ondas, mas sem obstáculos. No verão, se torna um verdadeiro point dos kitesurfistas.

  • Praia de Itapuã: nas imediações da Rua K, o mar da Praia de Itapuã é um porto seguro, já que possui um quebra-mar de pedras e recifes de corais no canto esquerdo. Por isso, exige alguma perícia por parte do praticante, mas por outro lado, o mar liso e sem ondas é um agente facilitador.

  • Praia do Aleluia: fica na Praia de Stella Maris e é mais um trecho de mar aberto, com ondas e sem obstáculos, excelente para quem quer saber onde praticar kitesurf em Salvador. Por aqui se vê pipas no mar quase que diariamente.

  • Praia de Buraquinho: é a última praia de Lauro de Freitas, município vizinho de Salvador e que faz parte da sua zona metropolitana. A Praia de Buraquinho é onde o Rio Joanes encontra sua foz, oferecendo rio, mar e bons ventos, por isso se tornou point do kitesurf em Salvador e local escolhido pelo Clube da Prancha para suas instalações.

Dicionário do kitesurf

Para concluir nosso artigo, trouxemos um dicionário básico para te familiarizar com alguns conceitos muito importantes utilizados na prática do kitesurf, confira:

  • Pipa: é literalmente uma pipa, só que em proporções maiores e capacidade de gerar propulsão e deslocamento de uma pessoa sobre sua prancha. Equipamento conhecido como kite.

  • Trapézio: colete conectado ao kite que o praticante utiliza para, juntamente com a barra que vai nas mãos, direcionar e controlar o velejo e as manobras.

  • Vento maral: vento oriundo do mar que empurra em direção à praia, também conhecido como on-shore.

  • Kitewave: modalidade do kitesurf, quando o kitesurfista além de velejar, também surfa as ondas, executando manobras na mesma de forma semelhante ao surf.

  • Downwind: navegar, velejar ou remar a favor do vento, empurrado por ele.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o kitesurf em Salvador e as principais informações sobre sua prática, confira tudo que rola na Praia de Jaguaribe, outro point para a prática de esportes ao ar livre em Salvador.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page