Postado dia 07/12/23 | 4min. de leitura
Lago de Sobradinho: como chegar e principais atrativos
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Você sabe o que significa a expressão “um oásis no sertão”? É o que representa o rio São Francisco para o sertão brasileiro. Ele nasce nas Minas Gerais, mas se torna um grande rio já em terras nordestinas. Largo, profundo e às vezes caudaloso, o Velho Chico, assim chamado em função da sua importância histórica desde o início da colonização portuguesa no Brasil, é o responsável pelo florescimento de cidades importantes do semi-árido brasileiro, como Juazeiro, Paulo Afonso e Petrolina, por exemplo.
Já no séc. XX, ganhou mais uma importância com a instalação de grandes usinas hidrelétricas que produzem energia para todo o Brasil. E é exatamente a instalação de uma dessas usinas que fez nascer o Lago do Sobradinho, local belíssimo e recheado de lindas opções de passeios.
Um pouco da história
Mirante do Sobradinho
Balneário Chico Periquito
Porto dos pescadores
Infraestrutura e hospedagem
Atrativos próximos
Como chegar
Um pouco da história
A Barragem de Sobradinho está localizada a 50 km da cidade de Juazeiro na Bahia e foi construída em 1977 para regularizar a vazão do rio São Francisco na região. Também foi construído um grande reservatório que inundou cerca de 4.214km2 de territórios, sendo necessário relocar 72 mil famílias dos municípios Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Remanso.
Da inundação surgiu o magnífico Lago de Sobradinho, que se tornou um destino turístico importante para quem visita o Vale do São Francisco, em função das inúmeras belezas que proporciona.
Mirante de Sobradinho
Com certeza, o Mirante de Sobradinho é um dos lugares mais incríveis de toda a região do Sub-médio São Francisco. Lá do alto se vê toda a barragem e também a usina. Mas o que impressiona mesmo é a imensidão de água do Lago de Sobradinho, que mais parece um mar, se estendendo até a linha do horizonte. Também é possível avistar de lá as cidades de Juazeiro e Petrolina, além de algumas ilhas na extensão do rio.
O mirante está no alto de um morro localizado em uma das extremidades da barragem, sendo seu acesso pela rodovia BA-316, entre Sobradinho e o distrito de Santana do Sobrado. O caminho passa por cima da barragem sentido Santana do Sobrado e depois segue por 3 km. Ao final, surge uma estrada pavimentada com paralelepípedos à direita, onde inicia a subida até o mirante.
A vista realmente é encantadora de ambos os lados oferecidos pelo mirante e há também a possibilidade de caminhar por uma pequena trilha. O pôr do sol do mirante é simplesmente espetacular, mas evite retornar após escurecer por questões de segurança.
Balneário Chico Periquito
Logo após a barragem e às margens do rio São Francisco, está o Balneário Chico Periquito, uma ótima opção para quem está desbravando a região. O local faz parte do município de Sobradinho e possui diversos quiosques que servem bebidas e comida típica local, a exemplo da famosa tilápia, espécie de peixe de água doce muito comum no Velho Chico.
O local costuma lotar aos finais de semana e para quem curte os lugares com sossego, procure visitá-lo em dias de semana e fora de feriadões.
Porto dos pescadores
A pacata vila de pescadores fica ao lado do Balneário de Chico Periquito e vale muito a pena uma visita. É um dos lugares mais fotogênicos da região em função da beleza da sua paisagem natural, também composta por uma infinidade de pequenos barcos de madeira que colorem magnificamente o cenário.
O momento mais bonito é no entardecer, quando os reflexos da última luz do dia douram e acentuam o colorido das embarcações. Passar uma tarde por lá é inesquecível e rende imagens belíssimas para os amantes de fotografias e vídeos.
Infraestrutura e hospedagem
A cidade de Sobradinho é pequenina e possui apenas 23 mil habitantes. A infraestrutura da cidade é proporcional a sua dimensão, oferecendo poucas opções de pousadas. Uma boa dica é se hospedar em Juazeiro ou Petrolina (PE), já que a distância é de apenas 47 km.
Uma ponte separa Juazeiro de Petrolina em Pernambuco e as cidades costumam ser ponto de partida para uma exploração mais ampla das ricas paisagens da região, incluindo o Lago de Sobradinho.
Atrativos próximos
O rio São Francisco é simplesmente maravilhoso e o Lago de Sobradinho é somente um dos seus muitos atrativos. Próximo a ele existem muitos outros lugares lindos que merecem ser citados para uma exploração mais ampla da região.
Dunas de Casa Nova
As Dunas de Casa Nova estão a 105 km de distância do Lago de Sobradinho e apresenta cenários incríveis, com quilômetros de praias lindíssimas, sendo a principal muito bem servida de restaurantes à beira-rio.
Parque Nacional Boqueirão da Onça
Localizado nos municípios de Sobradinho, Campo Formoso, Juazeiro, Umburana e Sento Sé, o Parque Nacional Boqueirão da Onça é um dos últimos redutos de vida selvagem na Caatinga brasileira.
Um tesouro pouco conhecido pelos brasileiros e que guarda encantos dos mais belos que existem no Brasil, como a revoada das araras azuis, inúmeras cavernas e sítios arqueológicos onde foram encontrados pinturas rupestres de aproximadamente 16 mil anos.
Raso da Catarina
O Raso da Catarina se encontra entre os municípios de Canudos e Paulo Afonso, a 234 km de distância do Lago de Sobradinho. São 38 mil km² de uma das áreas mais secas do sertão baiano. O local é belíssimo e repleto de paisagens inóspitas, lindos cânions, além de biodiversidade riquíssima típica da Caatinga brasileira.
Enoturismo no Vale do São Francisco
As cidades de Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE), Santana do Sobrado e Curaçá são famosas por acolherem algumas das mais importantes vinícolas do país, com produções de excelentes vinhos e inúmeras possibilidades para o Enoturismo no Vale do São Francisco.
Todas elas ficam bem próximas do Lago de Sobradinho, que faz parte inclusive do famoso roteiro enoturístico Vapor do Vinho, passeio num luxuoso catamarã que sai de Petrolina e vai até o Lago de Sobradinho, com paradas para banhos maravilhosos no lago e também na vinícola Terra Nova, onde os turistas desfrutam da degustação de vinhos e espumantes Terra Nova além de conhecer os vinhedos e o processo de produção dos vinhos.
Como chegar no Lago de Sobradinho
O Lago de Sobradinho está localizado a 549 km de distância de Salvador, mas apenas 52 km distante de Petrolina (PE), que possui um ótimo aeroporto, sendo uma boa possibilidade para quem não quer pegar estrada.
A partir de Salvador pela estrada, a viagem dura aproximadamente 8 horas e ocorre em sua maioria pela rodovia BR-407. Outra opção é a contratação do serviço de transfer para uma viagem confortável e segura.
O Blog da Bahia Terra Turismo
Se você gostou desse texto, precisa conhecer mais profundamente nosso Blog. São dezenas de artigos como este publicados mensalmente, com tudo o que você precisa saber sobre os mais variados destinos da Bahia, continue conosco!