Postado dia 21/02/24 | 4min. de leitura
6 mirantes na Chapada Diamantina de tirar o fôlego
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Chapada Diamantina é a maior do Brasil e sua grande área geográfica abrange 7 municípios do Parque Nacional da Chapada Diamantina e outras 19 cidades ao seu redor, totalizando uma área de 38.000 km², o que corresponde a 15 % do grande estado da Bahia.
Agora imagine toda essa dimensão repleta de serras, morros, picos e montanhas, com trilhas incríveis que levam a grandes cachoeiras e mirantes espetaculares? E é exatamente sobre os mirantes na Chapada Diamantina que falaremos neste artigo, uma seleção dos mais imponentes que existem por lá e que oferecem paisagens de tirar o fôlego, vamos lá?
Mirantes na Chapada Diamantina
1 - Mirante Clássico do Vale do Pati
O Mirante Clássico do Vale do Pati possui uma das paisagens mais célebres da Chapada Diamantina, um verdadeiro cartão postal capaz de deslumbrar até os mais experientes viajantes.
Ele descortina o grande e verdejante Vale do Pati emoldurado pelos Morros Branco, do Castelo e do Sobradinho, uma imagem digna de quadro para a sala da sua casa, literalmente!
Como chegar
O acesso se dá por meio da trilha a partir do povoado de Guiné e subindo a Serra dos Aleixos, o que já garante paisagens incríveis logo no começo. Após chegar ao topo dos Aleixos, passa pelos Gerais do Rio Preto e percorre toda a extensão do planalto do Vale do Pati até chegar no magnânimo Mirante Clássico.
Uma ótima opção é contratar o Trekking de 3 dias pelo Vale do Pati, um dos mais cobiçados do mundo, em razão de proporcionar algumas das paisagens mais bonitas da Chapada Diamantina.
2 - Mirante do Cachoeirão
E dando sequência ao parágrafo anterior, o Mirante do Cachoeirão é mais uma bela paisagem proporcionada no Trekking de 3 dias pelo Vale do Pati.
Trata-se de um grande abismo de 270 metros que proporciona várias cachoeiras gigantes em período de chuva, além de uma vista incrível do vale verdejante cercado por grandes paredões de rocha e vegetação. Um cenário realmente imponente e único, que vale todo o esforço empreendido no trekking.
Como chegar
O acesso ao Mirante do Cachoeirão se dá por meio do Trekking de 3 dias pelo Vale do Pati, acontecendo no último dia de trilhas, subindo a Fenda da Prefeitura até o topo da Serra do Sobradinho para então chegar ao fantástico Cachoeirão por cima.
3 - Mirante da Cachoeira da Fumaça
Quem nunca ouviu falar na gigantesca Cachoeira da Fumaça, com seus 385 metros de queda livre num cânion que chega a mais de 400 metros de altura? Com certeza é a cachoeira mais famosa da Chapada Diamantina e também do Brasil, já que figura entre as 3 maiores do país.
O Mirante da Cachoeira da Fumaça é o topo do cânion onde se pode vislumbrar uma paisagem impactante composta pela cachoeira que literalmente se torna fumaça no ar, seu poço 385 metros abaixo e todo o vale por onde chegam trilheiros que fazem o trekking da Cachoeira da Fumaça por baixo.
Como chegar
A trilha que dá acesso a Cachoeira da Fumaça por cima e seu incrível mirante é um bate-volta a partir do Vale do Capão, um percurso belíssimo que sobe a Serra Larga, passando pelo florido Gerais da Fumaça e chegando ao Mirante da Cachoeira da Fumaça.
4 - Mirante do Morro do Pai Inácio
O Mirante do Morro do Pai Inácio é um dos mais bonitos da Chapada Diamantina e também um dos mais acessíveis, já que a trilha de subida possui apenas 500 metros e pode ser realizada em aproximadamente 30 minutos.
A paisagem contempla um grande vale cercado por grandes morros como o Morro do Camelo e o Morro Três Irmãos, por exemplo.
Como chegar
O acesso ao Morro do Pai Inácio é feito pela Rodovia BR-242, que liga Salvador a Barreiras, sendo que a entrada fica no km 345 e conta com uma estrada pavimentada e bem sinalizada.
Há também a opção de realizar o Passeio Grutas Morro do Pai Inácio que sai de Lençóis e visita o Poço e Cachoeira do Diabo, a Gruta da Pratinha, a Gruta Azul, a Gruta da Lapa Doce e por fim, aproveita o lindo pôr do sol no Morro do Pai Inácio, imperdível!
5 - Mirante do Campo Redondo
O Mirante do Campo Redondo está a apenas 100 metros da estrada que leva às cachoeiras de Ibicoara e oferece uma bela paisagem que contempla as belíssimas serras do Sincorá e seus extensos chapadões em meio a uma flora que forma um belíssimo jardim natural.
Como chegar
O acesso ao Mirante do Campo Redondo se dá a partir de Ibicoara e pode ser incorporado à Trilha Cachoeira do Buracão, basta combinar antecipadamente.
6 - Mirante Morro do Camelo
O Mirante do Morro do Camelo é pouco conhecido pelo grande público, não sendo costumeiramente explorado pelas agências de turismo locais. Ele oferece uma das paisagens mais bonitas nos arredores de lençóis e se torna ainda mais bonito ao final da tarde e em noites estreladas.
Como chegar
É possível chegar de carro ao mirante, não sendo necessário caminhar por trilhas, mas a entrada para sua estradinha de barro não é sinalizada, portanto, fique atento.
Saindo de Lençóis, pegar a BR-242 à direita sentido Morro do Pai Inácio e logo depois dele, quase de frente para a entrada do Campo de São João que está à esquerda da estrada, seguir até o topo optando sempre pela direita nas bifurcações.
O Blog da Bahia Terra
Se você gostou deste post, saiba que no Blog da Bahia Terra há muito mais! São centenas de artigos já publicados e dezenas de textos escritos e atualizados mensalmente com tudo o que você precisa saber sobre os mais diversos destinos baianos antes de organizar sua próxima viagem.
A Bahia Terra Turismo
Somos uma agência especialista “em Bahia” e desde 2006 levamos milhares de turistas mensalmente aos principais destinos turísticos da Bahia, sempre primando por segurança, conforto e pontualidade.
Conheça a Chapada Diamantina com a Bahia Terra Turismo!