Postado dia 21/07/24 | 6min. de leitura
4 passeios em Abrolhos para se deslumbrar com as belezas oceânicas
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Existem destinos no mundo que são pontos fora da curva e se destacam fugindo aos padrões de beleza característicos da sua região. Quem faz passeios em Abrolhos tem exatamente essa sensação e se surpreende.
Abrolhos é um arquipélago composto de uma grande área recifal de águas azuis, biodiversidade exótica e beleza naturais únicas e realmente impressionantes.
Conheça mais sobre Abrolhos e seus passeios nos próximos parágrafos.
Arquipélago de Abrolhos
Localizado a 65 km da costa de Caravelas, cidade do extremo sul baiano e parte da Costa das Baleias, o Arquipélago de Abrolhos é composto por 5 ilhas: Ilha de Santa Bárbara, Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita. Em três delas, é proibida a visitação (Redonda, Siriba e Guarita), sendo apenas as ilhas Siriba e Santa Bárbara visitadas pelos turistas e de maneira monitorada pelo ICMBio (Siriba) e a Marinha do Brasil (Santa Bárbara).
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos possui uma área de 913 quilômetros quadrados e engloba 4 das 5 ilhas do arquipélago, sendo administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). A exceção é a Ilha Santa Bárbara, que é regida pela Marinha do Brasil.
Abrolhos é um lugar mágico e tudo por lá é especial. A começar pelo mergulho, que acontece em águas azuis de grande visibilidade e fauna e flora marinhas das mais espetaculares do mundo. Se encontra uma incrível diversidade de peixes, tartarugas marinhas, moluscos, esponjas, corais, além dos famosos chapeirões e grandes recifes em forma de cogumelos que podem chegar a 20 metros de altura e 50 metros de diâmetro.
Por essa razão, o Arquipélago de Abrolhos é considerado o paraíso do mergulho no Brasil!
Outro destaque é ver bem de pertinho aves como o atobá, o trinta-réis, a fragata, a grazina e o benedito, de características peculiares muito distintas das aves que vivem na costa. E o que dizer das baleias jubarte, esses gigantes marinhos formosos que frequentam o parque entre junho e novembro para se reproduzir e que oferecem verdadeiros espetáculos aos visitantes?
Tudo isso torna os passeios de Abrolhos muito especiais. Conheça-os em detalhes para que possa escolher as melhores opções para sua viagem.
4 passeios em Abrolhos para lembrar a vida inteira
1. Passeio com pernoite e mergulho em Abrolhos
O passeio com pernoite e mergulho em Abrolhos pode ser de 1, 2, 3 ou mais pernoites, que acontecem embarcados. Como já dissemos anteriormente, só é possível visitar duas ilhas para curtas caminhadas monitoradas pelo ICMBio e pela Marinha do Brasil, não sendo possível dormir em terra firme.
As embarcações saem do cais de Caravelas, possuem ótima infraestrutura, tripulações muito competentes e agradáveis. A navegação até Abrolhos acontece em mar aberto e dura entre 3 e 4 horas.
Em geral, e mesmo no passeio de apenas 1 pernoite, os turistas se esbaldam em mergulhos nas águas azuis e cristalinas do arquipélago, seja utilizando apenas máscara e snorkel, seja realizando o mergulho autônomo.
Para os que nunca mergulharam com cilindro, é possível fazer o batismo mais marcante do litoral brasileiro, onde um mundo novo e colorido se descortina diante dos olhos, causando grande impacto nos corações dos estreantes.
Os turistas visitam a Ilha Santa Bárbara, de onde se pode admirar o lindo pôr do sol e os admiráveis atobás, que estão em todos os lugares da ilha. Ao retornar para a embarcação em pequenos botes, os turistas são magnificamente iluminados pelo fantástico entardecer no mar, com multi cores formando espelhos d’água inesquecíveis.
Neste passeio em Abrolhos também ocorre a visita à Ilha Siriba, onde uma pequena trilha é guiada por monitor/biólogo do ICMBio, que por sua vez explica em detalhes sobre os pássaros que habitam o arquipélago, dentre outras informações de extrema relevância.
E à noite, o encantamento se dá ao mirar o firmamento estrelado, observar o movimento dos animais marinhos e dormir um sono diferente do que se está acostumado, inspirado na rotina dos homens e mulheres do mar e sob o balanço da embarcação.
Ainda há tempo para muitos banhos, fazer novos amigos e guardar lindas recordações na memória! Nesta modalidade de passeio em Abrolhos, todas as refeições estão inclusas e são maravilhosas!
Vale lembrar que os passeios com 2 ou mais pernoites são ainda mais incríveis e proporcionam tudo o que descrevemos com muito mais tempo, destacando a oportunidade de realizar diversos mergulhos autônomos para os experientes, ou mesmo fazer o curso de mergulho autônomo para se tornar habilitado nessa incrível modalidade.
2. Passeio em Abrolhos bate e volta com mergulho
Sabendo que os passeios de pernoite necessitam de mais tempo e mais recursos financeiros por parte dos turistas, o passeio bate e volta para Abrolhos é uma excelente oportunidade para os que dispõem de apenas um dia, ou que não desejam destinar um investimento maior em sua viagem.
Ele também parte do cais de Caravelas para uma navegação entre 3 e 4 horas em mar aberto até Abrolhos, e o mesmo tempo no retorno. É possível visitar a Ilha Siriba com trilha guiada por monitor/biólogo do ICMBio, realizar mergulhos com snorkel, batismo para os que nunca mergulharam com cilindro e mergulho autônomo para mergulhadores credenciados.
Ainda sobra tempo para muitos banhos no mar azul-turquesa de Abrolhos, produzir fotos incríveis, se encantar com a natureza exótica do arquipélago e admirar o incrível pôr do sol no mar durante o retorno.
Uma experiência realmente única e fascinante!
3. Passeio em Abrolhos de observação de baleias
Entre junho e novembro, as baleias jubarte tornam o Arquipélago de Abrolhos o seu berçário, o local ideal para reprodução, e todo o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos se enche de vida com machos, fêmeas e filhotes, proporcionando um espetáculo único e marcante.
Sem dúvidas, Abrolhos é o lugar mais especial do país para avistar baleias, o único onde a garantia de avistá-las é de 100% durante os passeios. Assim sendo, a “baleiada”, como é conhecido o passeio de observação de baleias em Abrolhos é uma experiência fantástica que você não pode deixar de vivenciar.
Todo esse espetáculo acontece quando a embarcação adentra na zona das baleias, já no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, com paradas especiais que proporcionam um contato próximo com esses gigantes do mar.
O passeio também vai até o incrível Parcel das Paredes, um conjunto de recifes de corais com 30 km de extensão com muitas piscinas naturais no meio do mar e pequenos bancos de areia que formam prainhas paradisíacas.
Lembrando que para desfrutar de tudo o que esse paraíso pode oferecer, seu passeio deverá acontecer em períodos de Lua Cheia ou Lua Nova, quando as marés baixas garantem pouco volume d’água e as prainhas e piscinas naturais aparecem.
4. Passeio para o Parcel das Paredes no Banco de Abrolhos
Apesar do passeio de observação de baleias também contemplá-lo, é o passeio de barco ao Parcel das Paredes que oportuniza aos turistas um contato mais duradouro e exclusivo com este paraíso oceânico baiano.
O lugar é grandioso e pouca gente sabe da existência de paisagens tão inacreditáveis no Brasil! Localizado 35 km a leste de Abrolhos, a 30 km da costa de Caravelas e com 30 km de recifes em sua área total, o Parcel das Paredes faz parte do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e é mais um magnífico local de visitação desse fantástico destino baiano.
Esse passeio em Abrolhos é mais um que sai do cais de Caravelas, navegando 2 horas em mar aberto e parando nas proximidades da famosa piscina natural do coração, que literalmente possui este formato quando observada de cima.
É possível uma longa e maravilhosa permanência no local, acessando uma prainha paradisíaca de águas azul esverdeadas e cristalinas, excelente para o mergulho com snorkel, banhos incríveis e fotos espetaculares.
O passeio também proporciona equipamentos náuticos que tornam tudo muito mais atraente, como caiaques para os turistas explorarem a região, equipamentos de mergulho livre e tapetes flutuantes para relaxar e produzir fotos sensacionais!
Lembrando novamente que para que todas as belezas do Parcel das Paredes sejam aproveitadas na sua plenitude, é necessário que o passeio aconteça em períodos de Lua Cheia e Lua Nova, quando as marés baixas descobrem suas prainhas e piscinas naturais.
Gostou de conhecer esses 4 passeios em Abrolhos? Certamente vai adorar as experiências! Tem dúvidas sobre algum deles? Entre em contato agora mesmo com a Bahia Terra Turismo pelo WhatsApp e rapidamente obtenha todas as respostas antes de escolher o passeio ideal para você!