Postado dia 24/08/24 | 3min. de leitura
Praia da Gamboa em Salvador: prainha de pedras encantadora
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Incrustada abaixo da Avenida Contorno e lado a lado com o extraordinário Solar do Unhão, onde funciona o Museu de Arte Moderna (MAM), a pequena Praia da Gamboa em Salvador encanta os turistas que desvendam seus segredos.
A prainha quase particular da comunidade Gamboa de Baixo possui pedrinhas no lugar da faixa de areia e proporciona o lindo mar verde e cristalino da Baía de Todos os Santos, além de exótica arquitetura composta por casinhas coloridas, que se sobrepõem à mais famosa falha geográfica do Brasil. Um verdadeiro paraíso pouco explorado que pode ser uma excelente opção de passeio na capital baiana.
O que fazer na Praia da Gamboa de Baixo
Bem, a primeira coisa que qualquer pessoa que chegar nessa linda prainha vai querer fazer é dar um mergulho delicioso em suas águas mansas, mornas e cristalinas, ou mesmo fazer como os moradores locais: ficar na beira da praia batendo papo, tomando sol e curtindo aquele bronzeado que só a Bahia têm.
A Praia da Gamboa de Baixo é reduto de pescadores, e na comunidade funcionam o Restaurante da Dona Suzana e o Bar da Mônica, que servem pratos deliciosos de frutos do mar fresquinhos, um privilégio para quem está literalmente na beira do mar.
Os estabelecimentos são simplórios, possuem algumas mesas e cadeiras, mas o tempero das comidas e a vista que proporcionam são únicos.
Outra coisa bem importante a fazer por lá é conversar com os moradores, principalmente os mais velhos, que costumam contar muitas histórias sobre a comunidade, a lida no mar e o passado da região, uma ótima maneira de aprender sobre a essência da cultura soteropolitana.
Outro destaque é o pôr do sol frontal tendo a Ilha de Itaparica como pano de fundo. Um verdadeiro espetáculo!
Monumentos históricos locais na Praia da Gamboa
O que poucos sabem é que os muros de pedra que ainda resistem na Praia da Gamboa de Baixo são antigos vestígios em ruínas do que foi outrora o Forte São Paulo da Gamboa, construído a partir de 1714 como parte das defesas de Salvador contra invasões, como as holandesas que aconteceram em 1624.
Porém, o mais imponente monumento histórico situado no local é o próprio Solar do Unhão, conjunto arquitetônico formado pelo solar, Igreja de N. S. da Conceição, cais, fonte, aqueduto, chafariz, armazéns e um velho alambique, que foi construído a partir do séc. XVII.
Como chegar à Praia da Gamboa
A Praia da Gamboa de Baixo está ao lado do Solar do Unhão, na Avenida Contorno. É bem complicado chegar lá em transporte público, sendo mais viável ir de táxi, carro de aplicativo, ou contratar um transfer, que te busca em seu hotel. Já no Solar do Unhão, contrate um barquinho para te conduzir até a Praia da Gamboa de Baixo.
Atrações próximas da Praia da Gamboa
A Praia da Gamboa de Baixo fica bem pertinho de diversos outros pontos turísticos de grande relevância na cidade. Por exemplo, a Praça Cairu e seu maravilhoso conjunto arquitetônico composto pelo Elevador Lacerda, Mercado Modelo, antigo porto, Forte São Marcelo, Igreja de N. S. da Conceição da Praia e muitos casarões antigos. Um complexo histórico que oferece uma das mais belas paisagens do mundo!
Agora que já conhece a Praia da Gamboa de Baixo, quer mais uma ótima opção de lazer em Salvador? Conheça então algumas das praias mais desertas na cidade, redutos de natureza e paz para você aproveitar dias tranquilos no paraíso!