top of page
5 praias da Bahia mais próximas de Minas Gerais

Postado dia 11/07/25 | 10min. de leitura

5 praias da Bahia mais próximas de Minas Gerais

0 comentário

0 curtida

393 visualizações

As praias da Bahia mais próximas de Minas Gerais estão localizadas no extremo sul do estado, uma região onde o litoral baiano se estreita e o território mineiro se aproxima do mar. 

Por isso, muitas cidades de Minas ficam mais perto dessas faixas litorâneas do que de outros destinos baianos famosos. 

Neste artigo, destacamos algumas dessas praias que, além da proximidade, oferecem boa infraestrutura para quem deseja montar um roteiro turístico completo pela Bahia.

Falésias praia da Costa Dourada Mucuri
As lindas falésias na Praia da Costa Dourada - Mucuri

Conheça as praias da Bahia mais próximas de Minas Gerais

1. Praia da Costa Dourada - Mucuri

A longa Praia da Costa Dourada é o extremo sul do litoral baiano e faz fronteira com a Praia de Itaúnas, no Espírito Santo. Com suas areias douradas e quilômetros de falésias em tons vivos entre vermelho, laranja e tons de terra, oferece uma paisagem exótica e pacata, excelente para famílias em busca de sossego.

Ela é parte dos 45 quilômetros de litoral do município de Mucuri, mas encontra-se mais ao sul, afastada da cidade. Mas não se engane, a Praia da Costa Dourada vem se desenvolvendo e já proporciona ótima infraestrutura turística, confira:

Onde se hospedar na Costa Dourada

Piscina Pousada do Painho Praia da Costa Dourada Mucuri
A piscina da Pousada do Painho, na Praia da Costa Dourada - Mucuri

Por ser um trecho longo de litoral, vale saber para onde ir diretamente. A parte que oferece melhor infraestrutura é onde está a Pousada do Painho, que possui instalações novas, suítes amplas e climatizadas, ótimo café da manhã e uma bela piscina com cascata em frente ao restaurante/pizzaria, que diga-se de passagem, é excelente!

A Pousada do Painho está localizada a poucos metros da praia, local onde uma fissura entre as falésias abre caminho para a linda foz de um riozinho de banho delicioso. O lugar é realmente um paraíso.

Onde comer na Costa Dourada

O Restaurante do Cláudio é referência na Praia da Costa Dourada, lembrando que o Cláudio também é proprietário da Pousada do Painho. 

Barraca do Claudio Praia da Costa Dourada Mucuri
Visual da Barraca do Claudio, na Praia da Costa Dourada

O estabelecimento está situado no alto da falésia e de frente para o mar, oferecendo vista espetacular do seu mirante. Quanto à estrutura, não deixa nada a desejar em relação aos melhores restaurantes do litoral baiano. 

Ótima cozinha, muitas opções no cardápio, mesas e cadeiras confortáveis espalhadas em sua grande área e com vista para o mar, além de uma decoração muito estilosa e redes espalhadas por todo o ambiente. Tudo perfeito para famílias que desejam curtir a natureza da praia tendo o restaurante como apoio.

Como chegar na Praia da Costa Dourada

A Praia da Costa Dourada está a aproximadamente 663 quilômetros da capital mineira Belo Horizonte, 354 quilômetros de Governador Valadares, e 117 quilômetros de Nanuque, também cidades mineiras. 

O ponto de referência deve ser a cidade de Mucuri, que possui rodoviária e recebe linhas de ônibus de diversas partes do país, inclusive de Minas Gerais. A partir de lá, é preciso contratar um transfer para chegar à Costa Dourada, que percorre 93 quilômetros de distância em aproximadamente 2 horas.

Para quem vai em carro próprio, deve seguir para a cidade capixaba de Pedro Canário, e de lá continuar em estrada de barro por 45 minutos até a Costa Dourada.

2. Praia da Areia Preta - Cumuruxatiba

Vista aérea Praia da Areia Preta Cumuruxatiba
Vista aérea da Praia da Areia Preta - Cumuruxatiba

A Praia da Areia Preta, em Cumuruxatiba, é um dos destinos mais atraentes e procurados, uma ótima praia da Bahia próxima de Minas Gerais

A praia e o vilarejo fazem parte do longo litoral da cidade de Prado e dispõe de linda natureza, com mar calmo, cristalino e repleto de piscinas naturais.

Apesar de pacato, o lugar oferece lindas pousadas boutiques no melhor estilo pé na areia, restaurantes à beira-mar e boas opções de passeios, como o que leva os turistas de barco até a magnífica Ponta do Corumbau

Da Praia da Areia Preta é possível caminhar para as praias vizinhas, que são muito especiais. Não deixe de ir até a Ponta do Moreira, que está a apenas 5 quilômetros de lá, é uma das mais belas do Brasil!

Onde se hospedar na Praia da Areia Preta, em Cumuruxatiba

Pousada Areia Preta
A linda área externa da Pousada Areia Preta - Reprodução / Site Pousada Areia Preta

A referência local em se tratando de pousadas no povoado de Cumuruxatiba é a linda Pousada Areia Preta. Sua estrutura é um verdadeiro espetáculo, com quartos amplos e climatizados posicionados de frente para o mar.

Toda a sua área externa é gramada, onde os hóspedes usufruem de tendas árabes, pergolado, e toda uma decoração muito estilosa.

Um dos mais belos espetáculos é assistir ao nascer do sol da varanda do quarto, deitado em uma rede e ouvindo o canto dos passarinhos. Vale destacar também o café da manhã completo, muito variado e no mais alto padrão.

Onde comer na Praia da Areia Preta, em Cumuruxatiba

Nascer do sol Barraca Porto Belo Cumuruxatiba
Barraca Porto Belo - Reprodução / Instagram @barracaportobelo

Toda a orla da Praia da Areia Preta dispõe de restaurantes qualificados, sendo alguns deles literalmente na areia da praia. Por lá come-se muito bem todo o tipo de pescado e frutos do mar, que podem ser preparados fritos, em moquecas ou ensopados. 

Destaque para a Barraca Porto Belo, na beira da praia, o Restaurante Catamarã e seu maravilhoso arroz com polvo, e o Restaurante do Hermes, também na beira da praia. Destaque também para os restaurantes Pexin, Samburá Duzé e Mama África, que apesar de estarem localizados mais ao centro da vila, são excelentes.

Como chegar na Praia da Areia Preta, em Cumuruxatiba

A Praia da Areia Preta fica a aproximadamente 535 quilômetros de Belo Horizonte, 400 quilômetros de Governador Valadares, e 212 quilômetros de Nanuque. A primeira opção é voar até Porto Seguro e de lá utilizar o serviço de transfer para chegar em Cumuruxatiba, para uma viagem entre 2 horas e 02:30 pelas rodovias BA-290 e BA-001, sentido a cidade de Prado.

Para quem pensa em ir de ônibus, a referência é chegar em Prado primeiro, para depois seguir de ônibus para Cumuruxatiba. Vale lembrar que esta é uma opção para os mais aventureiros, já que não oferece conforto aos turistas.

Para quem vai em carro próprio, o ponto de referência deverá ser a cidade de Prado, e depois seguir por um trecho de barro da BA-001, de aproximadamente 31 quilômetros até Cumuruxatiba.

3. Caraíva - Porto Seguro

Natureza preservada Caraiva
Natureza preservada de Caraíva

Caraíva é uma das praias da Bahia mais próximas de Minas Gerais e um dos lugares mais encantadores do litoral brasileiro

Isso ocorre em razão de uma combinação bombástica entre natureza preservada, a cultura e a ancestralidade de um pitoresco povoado de pescadores, e o fato de ser uma pequena península, onde o Rio Caraíva encontra sua foz. Ou seja, o lugar oferece praias de rio de um lado e de mar aberto do outro, realmente espetacular.

Encantadora também é a travessia do Rio Caraíva em pequenos barcos típicos da região, que são capitaneados por remadores locais. 

Porém, inesquecível mesmo é a experiência noturna no lugar, que exala todo seu charme com iluminação de penumbra, casinhas coloridas, ruas de areia e uma igrejinha secular, que não esconde a antiguidade do povoado.

Onde se hospedar em Caraíva, Porto Seguro

Márcio Torres piscina borda infinita Pousada Bela Vista Caraíva
O visual da piscina de borda infinita na Pousada Bela Vista me impressionou muito

Uma opção para quem busca glamour e natureza, a Pousada Bela Vista fica no alto de um morro da Nova Caraíva, do outro lado do rio. Sua vista é espetacular, de onde se descortina a foz do Rio Caraíva e todo o litoral da região, além da bela vegetação que a emoldura. Como se não bastasse, a área externa é super estilosa e possui uma piscina de borda infinita que vislumbra todo esse cenário. 

A pousada possui charmosos bangalôs, que aliam o rústico ao sofisticado, e costuma ser uma das opções mais desejadas por casais românticos, em lua de mel ou não. 

Para finalizar, o bar e restaurante fica em frente à piscina e a pousada costuma realizar festas espetaculares em datas especiais como no réveillon.

Outra alternativa é se hospedar na pracinha do povoado Caraíva Velha, pertinho da igreja para lá de centenária e onde a noite acontece. A Pousada das Conchas é belíssima e uma das melhores opções por lá. Ainda há a opção de se hospedar na beira da praia, e para tanto, sugiro a encantadora Pousada Vila do Mar.

Onde comer em Caraíva

Música ao vivo Boteco do Pará Caraíva
Música ao vivo no Boteco do Pará - Caraíva

Da mesma forma que o tópico de hospedagem, Caraíva oferece restaurantes distribuídos pelo povoado, com ótimas opções na orla do rio, na praia e na pracinha da igrejinha. São muitas opções, de todos os tipos e para todos os gostos. Destaco aqui o Boteco do Pará, que além de servir ótimos pratos e oferecer uma vista fabulosa do rio, é uma atração turística do lugar. 

Explico: o Pará é um senhor nativo de Caraíva, antigo pescador do povoado. Portanto, uma pessoa para conversar e saber um pouco mais sobre a história e cultura local. Outro fator diferenciado é que no Boteco do Pará acontece o forró mais famoso de Caraíva.

Como chegar em Caraíva

Para quem sai de Belo Horizonte, Caraíva está a 862 quilômetros de distância. Um bom chão para quem gosta de dirigir na estrada. De Governador Valadares e de Nanuque, 556 km e 261 km respectivamente, de maneira que ir em carro próprio não é uma opção a se jogar fora. 

Quem busca conforto, certamente voará até Porto Seguro e de lá contratará um transfer que leve direto para Caraíva, que fica a apenas 160 quilômetros de distância do aeroporto. 

Para quem vai em carro próprio, o ponto de referência deverá ser o entroncamento do povoado Monte Pascoal, na BR-101. De lá é preciso pegar uma estrada de barro, a BA-283, seguindo por 43 quilômetros até Caraíva. O percurso passa pertinho do Parque Nacional Monte Pascoal, que oferece uma linda trilha até seu topo.

Para quem está em Porto Seguro, uma boa forma de conhecer Caraíva em um único dia é realizando o passeio bate e volta a partir de lá.

4. Praia dos Nativos - Trancoso

Foto aérea Praia dos Nativos Trancoso
Foto aérea da lindíssima Praia dos Nativos - Trancoso

O ponto mais turístico de Trancoso é conhecido como “Quadrado de Trancoso”, uma longa praça retangular rodeada de casinhas coloridas em torno da simplória igrejinha de São João Batista. É o centro histórico da vila, que fica no alto de um morro e de frente para o mar azul. 

A Praia dos Nativos é a que está localizada bem em frente ao mirante da igreja, de onde se vê a linda foz do Rio Trancoso. Um encanto de lugar, cujo mar calmo, verde e morno proporciona banhos maravilhosos, além de prainhas de rio no mesmo ambiente. 

O local agrada a todos, proporcionando boa gastronomia e badalação nos seus restaurantes e beach clubs à beira mar, mas também o sossego de um longo trecho deserto. 

Onde se hospedar na praia dos Nativos

Uxua Casa Hotel Spa
Muito conforto e estilo no Uxua Casa Hotel Spa - Reprodução / Site Uxua

A Praia dos Nativos é uma das praias mais próximas de Minas Gerais e também a que está mais perto do Quadrado de Trancoso. Por isso, uma boa opção é se hospedar em algumas das lindas pousadas que funcionam nas antigas casinhas coloridas ao redor da igrejinha de São João Batista. 

Destaque para o Uxua Casa Hotel Spa, uma elegante hospedagem no melhor estilo boutique e que oferece decoração finíssima, muito charme e conforto. Para quem busca uma hospedagem mais emconta, a Pousada Segredos de Trancoso oferece ótimas instalações e serviços muito qualificados.

Onde comer na Praia dos Nativos

A maior parte da Praia dos Nativos é deserta, mas há um pequeno trecho onde se enfileiram excelentes restaurantes de praia, onde se come e se bebe maravilhosamente. Os destaques são a Cabana Terra Nova, o Awê Praia Trancoso, o Zé Barbudo Lounge Beach e o Fly Trancoso.

Como chegar na Praia dos Nativos, em Trancoso

Trancoso está  a 946 quilômetros de Belo Horizonte, 640 quilômetros de Governador Valadares e 354 quilômetros de Nanuque. Para quem está em BH ou em Governador Valadares, a melhor alternativa é ir de avião para Porto Seguro e de lá seguir em um transfer para Trancoso. Já que mora em Nanuque ou adjacências, vale a pena ir de carro direto para Trancoso, em razão da proximidade

A distância do Quadrado de Trancoso para a Praia dos Nativos é de apenas 1 quilômetro, podendo ser a mesma acessada caminhando mesmo, ou contratando táxi ou carro de aplicativo.

Se você ficar hospedado em Porto Seguro, fique atento ao passeio bate e volta para Trancoso, que oportuniza aos turistas passar um dia inteiro por lá, de maneira que é possível curtir a Praia dos Nativos e também o Quadrado de Trancoso.

5. Praia do Mutá - Porto Seguro

Praia do Mutá Porto Seguro
Praia do Mutá em Porto Seguro

Não é à toa que Porto Seguro é um dos destinos mais procurados no Brasil, a cidade baiana é referência histórica, cultural, oferece 85 quilômetros de um dos mais belos trechos do litoral brasileiro e possui infraestrutura completa para o turista.

O destino é perfeito, tanto para quem busca sossego, como os mais festeiros em busca de badalação.

Se você optar por ficar hospedado na cidade de Porto Seguro, uma ótima pedida é a Praia do Mutá, uma das mais bonitas entre suas praias urbanas. Nela, um longo recife encontra uma fenda, proporcionando piscinas naturais belíssimas que podem ser acessadas de barco ou caiaque, e um mar calmo e morno na beirada, perfeito para crianças e idosos.

Resort La Torre
Estrutura de praia do Resort La Torre - Reprodução / Site Resort La Torre

Outro fator é que a Praia do Mutá oferece amplas opções de hospedagem e restaurantes à beira-mar, não sendo necessário sair de lá para praticamente nada. 

Outra dica legal, é que existe uma gama de opções de passeios bate e volta em Porto Seguro, que buscam os turistas em seus hotéis e os levam para lugares paradisíacos do seu litoral.

Destaque para o passeio até Arraial d’Ajuda, o bate e volta para Trancoso, o passeio para a Praia do Espelho e o de Caraíva.

Destaque para o passeio em barco à vela realizado na própria Praia do Mutá, que oportuniza aos turistas a observação da vida marinha e um maravilhoso banho nas suas piscinas naturais de águas cristalinas.

Onde se hospedar na Praia do Mutá, em Porto Seguro

São muitas opções ao longo da orla da Praia do Mutá, mas destaco o Resort La Torre, que oferece infraestrutura luxuosa e serviços all inclusive, o Hotel Villas Capitania, o Ondas Praia Resort e o Hotel Coroa Vermelha Beach. Todos eles estão posicionados em frente a orla (pista), bastando atravessar a rua para chegar à praia.

Onde comer na Praia do Mutá, em Porto Seguro

Cabana Goiana do PC Centro Nautico Flotilha Muta Porto Seguro
A Cabana Goiana do PC e o Centro Náutico Flotilha Mutá, lado a lado na Praia do Mutá

As barracas de praia mais famosas onde acontece a badalação de Porto Seguro ficam na Praia de Taperapuã, a exemplo da Axé Moi e do complexo de lazer Toa Toa. 

Quanto às barracas da Praia do Mutá, elas possuem um perfil mais familiar, com ótimas instalações e restaurantes muito qualificados. 

A Cabana Goiana do PC se destaca pelo ótimo atendimento, pela comida deliciosa e também por estar ao lado do Centro Náutico Flotilha Mutá, que oferece o passeio de barco a vela e aluga equipamentos como caiaque e pranchas de stand up paddle.

Como chegar na Praia do Mutá, em Porto Seguro

Pela distância de Porto Seguro para Belo Horizonte, a sugestão é ir de avião, e do aeroporto contratar um transfer que leve direto para seu hotel na Praia do Mutá. Porém, para os mineiros que vivem na região entre Governador Valadares e Nanuque, uma viagem em carro próprio não deve ser descartada.

Já que neste artigo você conheceu 5 praias da Bahia mais próximas de Minas Gerais, conheça também uma lista com as 22 melhores praias na Bahia, dentre elas algumas das mais bonitas do Estado. Com certeza algumas delas poderão agregar e muito a sua viagem para o litoral baiano.


Por Márcio Vasconcelos de O. Torres

Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com



Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page