top of page
Parque Nacional do Monte Pascoal e seus principais atrativos

Postado dia 11/05/23 | 4min. de leitura

Parque Nacional do Monte Pascoal e seus principais atrativos

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Parque Nacional do Monte Pascoal fica localizado em Porto Seguro, especificamente na Costa do Descobrimento, onde é possível conhecer diversas áreas históricas. Pode ser considerado o primeiro e único Parque Nacional e Histórico brasileiro, já que este abriga a primeira porção em terra vista pelos colonizadores.


Ao total, o local tem cerca de 22.240,67 hectares e faz parte do Patrimônio Mundial Natural da UNESCO. Conta com uma área que apresenta praias de águas cristalinas, rios, árvores nativas, manguezais, além de ser lar para animais ameaçados de extinção: felinos, como a onça e a suçuarana, e mais de 170 espécies de aves. Quer saber mais sobre o destino?

Continue a leitura e conheça um pouco sobre toda a magnitude deste parque!

Como chegar no Parque Nacional do Monte Pascoal

O Parque Nacional do Monte Pascoal está localizado no município de Porto Seguro, como havíamos dito, mais especificamente na divisa com o município de Prado. Para ter acesso ao local, é preciso seguir via terrestre pela BR-367 até Eunápolis, seguindo posteriormente pela BR-101 sentido Vitória. Após isso, pela estrada BR-498 você passará por aldeias e terminará na guarita de acesso ao setor florestal.

Para que você tenha uma ideia quanto a localização, partindo de Salvador é necessário percorrer cerca de 12 horas de estrada até chegar ao parque. O ponto positivo é que existe um bom aeroporto em Porto Seguro que fica a cerca de 3 horas do local, sendo o município muito bem estruturado também para receber turistas.

Para chegar ao Parque Nacional do Monte Pascoal e aproveitar a área, é recomendado que você combine com antecedência alguns dos passeios com os guias locais, considerando que o local funciona das 08h00 às 17h00.

Por que o parque Monte Pascoal é tão importante

O Parque Nacional do Monte Pascoal tem como principal objetivo proteger os ecossistemas ao redor, já que estes têm grande relevância ecológica, como também histórica, especialmente a área de descoberta do Brasil.

A criação do Parna tem o intuito de conservar essa porção da Mata Atlântica, protegendo a transição entre o litoral e a floresta pluvial. Como o nome já indica, no parque está presente o Monte Pascoal, a primeira porção de terras avistadas pelos navegadores portugueses.

Por lá, existem traços da história, já que a região foi ocupada primeiramente pelos Tupinambás e, posteriormente, no século XVI, foi ocupada pelos Pataxós, que hoje totalizam pouco mais de 2 mil e sobrevivem da venda de artesanato, da caça e da pesca.

Basicamente, foi em 1943 que a área passou a ser protegida com o nome de Monumento Monte Pascoal e, no ano de 1961, foi transformada em parque nacional.

A área é compartilhada com a reserva indígena que mencionamos anteriormente, território dos Pataxós, que tem cerca de 8.600 hectares.

Quais os atrativos locais

Como você pôde notar durante a leitura acima, o Parque Nacional do Monte Pascoal tem grande relevância para o ecoturismo, como também para a história do nosso país. A vegetação do parque conta com florestas de árvores de grande porte, além de manguezais.

Alguns guias, que inclusive são os próprios Pataxós, têm se colocado à disposição para dar detalhes sobre a história por trás da região, o que pode tornar o passeio ainda mais interessante.

Entre os pontos de destaque no parque nacional, podemos mencionar alguns dos mais relevantes. Confira abaixo.

Trilhas ecológicas

Ao que se sabe, por entre a mata existem três trilhas ecológicas, sendo a mais longa que leva até o Monte Pascoal, com duração média de 10 horas de passeio na modalidade completa. Recentemente, uma expedição da Conservação Internacional com a ajuda do ICMBio visitou uma das aldeias que promovem passeios na região, sendo esta a Aldeia Pé do Monte.

A instituição mostrou aos indígenas como usar a tecnologia para atrair cada vez mais turistas para a região. Os Pataxós são os próprios responsáveis por mostrar aos visitantes todas as trilhas e a natureza preservada ao redor, sendo esta uma atração à parte, visto que os indígenas são bem receptivos para conversar, mostrar sua cultura e tirar dúvidas.

É um passeio de total imersão em meio a natureza, sendo o percurso menor de 700 metros e o percurso maior de 1,7 km, tratando-se de um trecho rico em termos históricos, culturais e ambientais.

Praia e rios

Além das trilhas, você também pode se deliciar no banho de rio ou nas águas salgadas do Parque Monte Pascoal. O local é banhado por diversos rios, como o Corumbau, Caraíva, dos Frades, Buranhém, Jucuruçu e João de Tiba. Para que você tenha acesso aos locais próprios para essa atividade, assim como para outras dentro do parque, é preciso que você fale com um guia, pois, só assim você conseguirá traçar a melhor rota para chegar aos pontos descritos.

A Praia da Aldeia Barra Velha tem águas cristalinas e um manguezal ao redor, sendo necessário também percorrer uma trilha para chegar até lá. Nesse setor, conhecido também como setor litorâneo, você pode aproveitar para fazer passeios de canoa, buggy ou conhecer outros espaços da cultura indígena.

Vale a pena visitar o Parque Nacional Monte Pascoal?

Agora que você conhece um pouco sobre tudo o que existe no Parque Monte Pascoal, certamente você ficou animado(a) para desbravar a região. Como foi explicado durante vários trechos, é muito importante que você converse com um guia local de forma prévia para traçar a melhor rota para o seu passeio.

A depender da sua escolha, você poderá participar da cultura indígena, podendo, inclusive, provar pratos típicos e fazer compras de peças artesanais.

Então, podemos afirmar que se você vai estar na região e deseja fazer um passeio diferente para apreciar as raízes brasileiras, sem abrir mão do forte contato com a natureza, essa pode ser a escolha certa para seu turismo perfeito.

Gostou? Então, leia agora o próximo artigo e conheça tudo sobre o percurso para chegar até Trancoso, um ponto próximo a este parque que também vale a sua visita!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page