Open Site Navigation

A Costa do Descobrimento, no litoral da Bahia, é um destino que pode agradar todos os tipos de viajantes. Isso porque, os locais apresentam belezas naturais e muitas atrações históricas, já que foi nesta área que os primeiros portugueses começaram a chegar.

Então, se você gosta de conhecer boas praias e deseja visitar opções que já foram consideradas as mais bonitas do Brasil, continue a leitura e saiba tudo sobre 9 roteiros imperdíveis para planejar sua viagem.

Melhores roteiros na Costa do Descobrimento

A Costa do Descobrimento tem um território de aproximadamente 12 mil quilômetros quadrados, sendo a área composta por oito municípios: Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Nas cidades da Costa do Descobrimento, existem diversos distritos e pontos muito reconhecidos no turismo. Confira quais são eles:

1. Praia do Espelho – Caraíva

Caraíva, por si só, já é um dos melhores destinos da Costa do Descobrimento. Mas, falando sobre a Praia do Espelho, é preciso mencionar que o local já ficou na lista das praias mais bonitas do Brasil.

Por isso, vale a pena se esforçar para chegar até o destino. Por lá, você terá toda a infraestrutura, desde pousadas até restaurantes.

Além disso, em baixa temporada é comum encontrar a faixa de areia deserta, o que permite que você aproveite profundamente toda a orla da praia, desde a parte com ondas mais agitadas até a parte que tem piscinas naturais.

2. Praia dos Coqueiros – Trancoso

Trancoso, assim como Caraíva e Arraial D'Ajuda, pertence ao município de Porto Seguro. Existem diversos destinos na região que chamam a atenção, sendo que este distrito já ficou conhecido por ser um dos queridinhos dos famosos.

Na Praia dos Coqueiros, uma das mais populares, você poderá aproveitar de um ambiente agitado e completo em termos de estrutura.

Conforme a maré, você poderá encontrar um mar raso e calmo, ou agitado, caso você frequente o local na maré mais alta.

3. Praia do Rio da Barra – Trancoso

Se você pensa que o distrito de Trancoso apresenta somente praias badaladas, você está enganado. A Praia do Rio da Barra fica distante dos pontos mais agitados da região, o que permite que esta tenha uma atmosfera mais isolada e calma.

A faixa de areia é longa, fina e clara. O mar apresenta pontos onde se formam piscinas naturais na maré baixa. Além disso, na área também pode-se conhecer a Foz do Rio da Barra.

Cabe destacar que existe apenas um restaurante próximo a esta praia. Por isso, se você pretende passar o dia na região, procure se planejar com antecedência.

4. Praia de Mucugê – Arraial D'Ajuda

A Praia de Mucugê, no distrito de Arraial D'Ajuda, em Porto Seguro, conta com ótimo mar para banho e infraestrutura completa para que os turistas possam aproveitar o dia na região. O local está sempre animado e repleto de visitantes, o que o torna agitado em grande parte do tempo.

Assim como outras praias da Bahia, na maré baixa você poderá aproveitar as piscinas naturais. Por outro lado, na maré alta, a faixa de areia fica muito curta, o que pode dificultar a passagem em alguns momentos.

5. Praia do Parracho – Arraial D'Ajuda

Agora, falando sobre a Praia do Parracho, ainda em Arraial D'Ajuda, podemos dizer que o local não deixa a desejar quando o assunto é animação. Em resumo, a área é muito conhecida por atrair muitos jovens que se reúnem para festejar, especialmente em datas comemorativas, como o Réveillon.

A orla de areia apresenta textura fina. Já o mar é azul, com águas claras e calmas. Além disso, existem barracas de todos os tipos na Praia do Parracho, o que permite que você realmente passe o dia de forma confortável.

6. Praia da Barra Sul – Belmonte

Belmonte é um município que fica a cerca de 75 km de Porto Seguro, sendo um destino pouco conhecido em comparação com outras opções do litoral baiano.

A cidade é pequena, apresentando muito da história do Brasil, o que é comum na Costa do Descobrimento. Entre museus e o centro histórico, a Praia da Barra Sul é um destino perfeito para quem quer relaxar.

O local fica a 2,5 km do centro, oferecendo a possibilidade de que o turista possa se banhar na água do rio ou do mar.

7. Praia de Santo André – Santa Cruz Cabrália

A Praia de Santo André pertence ao município de Santa Cruz Cabrália, ficando na Vila Santo André, bem próximo à Porto Seguro. Mesmo que o local não ofereça um grande centro comercial, como sua vizinha, ainda assim vale a pena visitar a região e curtir a calmaria ao redor.

Por lá, você poderá aproveitar do mar calmo, já que as ondas são quase inexistentes, principalmente na maré baixa. Na orla da areia existem muitos coqueiros, o que também deixa o ambiente mais convidativo.

Em geral, você terá uma praia tranquila para passar o dia, seja sozinho, com família ou amigos.

8. Praia da Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália

A Praia da Coroa Vermelha é muito importante para a história do nosso país. Devido à proximidade com o município de Porto Seguro, muitos turistas nem percebem que o local, na verdade, pertence à Santa Cruz Cabrália.

Segundo os registros, foi nesta praia que ocorreu a primeira missa católica do Brasil. Por isso, além de poder curtir o mar que, diga-se de passagem, é incrível, calmo e claro, você ainda poderá aproveitar para conhecer os arredores, como o Cruzeiro que marca o momento histórico que mencionamos acima.

9. Praia de Taperapuan – Porto Seguro

Porto Seguro é um município situado no sul da Bahia, pertencente à Costa do Descobrimento. O local fica a cerca de 600 km de Salvador, capital do estado.

Para quem procura boas praias e ótima localização, vale a pena considerar o destino, já que este fica bem posicionado, próximo a outras atrações que mencionamos neste artigo.

A Praia de Taperapuan é uma das mais bonitas do litoral baiano, oferecendo um mar tranquilo de águas claras. Por ser um ponto agitado do município, você encontrará uma ótima infraestrutura para fazer refeições e curtir o dia.

Vale a pena ir até a Costa do Descobrimento?

Certamente agora você entendeu o quanto o roteiro da Costa do Descobrimento pode ser interessante. Os destinos têm várias opções para toda a família, o que garante férias tranquilas ou agitadas, conforme sua preferência.

Veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer 5 das melhores praias da capital, Salvador!


10 visualizações0 comentário

Costa do Descobrimento: 9 destinos que precisa conhecer

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

10 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.