top of page
Rio Vermelho - Salvador: 6 atrativos turísticos do bairro

Postado dia 02/03/23 | 4min. de leitura

Rio Vermelho - Salvador: 6 atrativos turísticos do bairro

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Você ainda não sabe o que fazer na capital baiana, mesmo já tendo iniciado o planejamento da sua viagem? Então, anote esta dica: aproveite ao máximo os atrativos do bairro Rio Vermelho – Salvador.


A cidade, obviamente, conta com atrações turísticas em todos os cantos, mas reservar uma parte do roteiro para curtir apenas este bairro boêmio definitivamente é uma ótima escolha para quem busca uma estadia ainda mais animada.

Quer descobrir mais sobre ele?

Continue a leitura a seguir!

Nela colocamos todas as informações importantes sobre o Rio Vermelho e, ainda, incluímos dicas de algumas das melhores hospedagens que o bairro possui.

As principais características do bairro Rio Vermelho – Salvador

O Bairro Rio Vermelho, em Salvador, é, como já mencionado, um dos locais mais boêmios da capital baiana.

Sair à noite para passear no Largo da Mariquita e no Largo de Santana, por exemplo, é quase que obrigatório para quem quer presenciar a boemia da cidade em seu auge.

A oferta gastronômica neste bairro também é imensa, incluindo desde barraquinhas de acarajé até ótimos restaurantes, pizzarias e estabelecimentos que servem pratos para todos os gostos.

E o melhor é que chegar até ele não é uma tarefa difícil: trata-se de um bairro que não está no “miolo” da cidade, mas sim na orla marítima, e que pode ser acessado facilmente por meio de um táxi ou de transporte público, por exemplo.

Caso você vá se hospedar nele, por sinal, poderá até mesmo contratar um serviço de transfer. Assim, quando chegar no Aeroporto de Salvador, já verá o motorista à sua espera e poderá seguir com tranquilidade e conforto até sua hospedagem.

As 6 principais atrações turísticas deste bairro

O bairro Rio Vermelho, em Salvador, existe desde 1509. Mas não é somente sua idade que ainda hoje surpreende moradores e turistas.

Veja, abaixo, o que você não pode deixar de ver por lá:

1. Praia do Buracão

A Praia do Buracão é uma das provas de que mesmo nos bairros menos óbvios de Salvador é possível curtir o mar, e ainda sem a muvuca típica das praias mais badaladas.

Ainda no que diz respeito ao mar, vale a pena se atentar à sua força, principalmente se estiver com crianças. Mas, fora isso, não há com o que se preocupar: o local possui boa estrutura para atender os visitantes.

Lembrando que trata-se, também, de uma das melhores praias de Salvador para o público LGBT.

2. Praia da Paciência

Também com boa estrutura, incluindo quiosques que vendem comidas típicas baianas, a Praia da Paciência também é um destaque no Rio Vermelho.

Entre suas principais características estão as piscinas naturais, perfeitas para idosos e crianças, e o pôr do sol sem defeitos, que surge em todo entardecer.

3. Museu da Casa Vermelha

Os adeptos da literatura brasileira provavelmente sabem que Jorge Amado não só viveu no bairro Rio Vermelho de Salvador, como também se inspirou nele para criar muitas de suas histórias.

E é justamente no Museu da Casa Vermelha que é possível mergulhar ainda mais nesses detalhes. Afinal, o imóvel no qual este atrativo turístico se encontra foi residência do autor e de sua esposa, Zélia Gatai.

Um passeio cultural realmente imperdível, mesmo para quem estiver em outros bairros de Salvador.

4. Casa de Iemanjá

Você é uma pessoa religiosa ou tem vontade de aprender mais sobre a religiosidade baiana? Ou é uma pessoa que não perde a oportunidade de agradecer as bênçãos recebidas em sua vida?

Se respondeu “sim” para ao menos uma destas perguntas, não deixe de visitar a Casa de Iemanjá durante sua estadia em Salvador e, mais especificamente, no Rio Vermelho.

É ali que os fiéis deixam as oferendas dedicadas a esta Orixá e fazem pedidos diversos.

Caso esteja por ali em fevereiro, mais especificamente no dia 2, você verá ainda mais fiéis reunidos, pois é neste dia que acontece a Festa de Iemanjá, durante a qual todas as oferendas da Casa são levadas para o mar.

É uma tradição linda de se ver!

5. Ceasinha

Você sabia que o Mercado Modelo não é o único lugar de Salvador onde se pode fazer ótimas compras de lembrancinhas e itens diversos?

Ao escolher se hospedar no bairro Rio Vermelho, você poderá se dirigir ao famoso Ceasinha, oficialmente chamado de Mercado do Rio Vermelho, para comprar artesanato e muito mais!

Um ponto extremamente positivo desse mercado é seu preço, que costuma ser mais atrativo do que o praticado em outros pontos da cidade, e também o entretenimento que, vez ou outra, anima as crianças e os adultos que por ali passeiam.

E, claro: o quesito gastronômico também merece destaque!

A Praça Gourmet oferece ampla gastronomia, sendo “o point” perfeito para um happy hour. De quinta a sábado, por sinal, acontece a Seresta do Edinho, que anima a todos com música ao vivo.

6. Ecosquare

Por fim, temos como dica o Ecosquare que, sem dúvidas, é um lugar inusitado, e que merece uma visita. Principalmente se você ama espaços que rendem boas fotos.

O lugar se diferencia por ser uma espécie de vila construída com containers, e que reúne muita gastronomia, música, moda e arte em um único local.

Quer comer um lanche diferente ou se refrescar com um açaí, por exemplo? Então vá ao Ecosquare!

Opções de hospedagem no Rio Vermelho, em Salvador

Agora que você já conhece um pouco sobre tudo o que este bairro oferece, pode ser que esteja com dúvidas sobre as hospedagens que existem por ali.

E as opções, neste quesito, não poderiam ser melhores!

Veja, abaixo, uma pequena lista de alguns locais que os turistas costumam escolher:

  • Mercure Salvador Rio Vermelho;

  • Canto Hotel;

  • Hotel Catharina Paraguaçu;

  • Novotel Salvador Rio Vermelho;

  • Ibis Salvador Rio Vermelho;

  • Rede Andrade Mar Hotel;

  • Hostel do Rasta.

Não importa o seu orçamento: no bairro Rio Vermelho – Salvador você encontrará uma hospedagem que cabe no seu bolso. E, ainda, estará em uma localização estratégica, de onde poderá conhecer todos os locais mais famosos da cidade.

Quer mais dicas, para planejar sua viagem? Então confira outro dos melhores bairros para se hospedar em Salvador e seus atrativos: conheça Barra!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page