top of page
Centro Histórico de Salvador: atrações, gastronomia e hospedagem

Postado dia 28/02/23 | 4min. de leitura

Centro Histórico de Salvador: atrações, gastronomia e hospedagem

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Conhecer o Centro Histórico de Salvador definitivamente é uma das principais coisas para fazer na capital baiana. Afinal, estamos falando de um dos bairros mais famosos e importantes da cidade.


Por ali passam centenas de turistas todos os dias. E eles, sem dúvidas, não se arrependem da visita: há belíssimas construções para onde quer que se olhe, e muita história ligada à formação do nosso país.

Na leitura a seguir, conheça mais sobre esse pedaço encantador de Salvador, e comece a planejar sua viagem tendo o Centro Histórico como elemento central.

O que caracteriza o Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico de Salvador, que também é chamado somente de Centro Histórico, é um importante bairro da capital baiana: fora do quesito “praia”, por sinal, é ele que mais se destaca, tanto entre os turistas que já o visitaram quanto entre aqueles que ainda querem vir para cá.

Ali, literalmente tudo é especial: cada pedra do calçamento da rua e cada construção ajudam a contar um pouco da história de Salvador e, também, do país como um todo. Afinal, todos os seus monumentos arquitetônicos foram erguidos no Brasil Colônia, mantendo sua imponência histórica até hoje.

Um lugar que realmente é difícil ignorar, concorda?

Os principais atrativos, no que diz respeito a Salvador como cidade histórica

É impossível falar deste bairro sem citar o famoso Pelourinho.

E, de fato, é nele e em seus arredores que estão os principais atrativos históricos da cidade, entre eles:

Igreja e Convento de São Francisco

Sendo finalizado no século XVIII, este local causa um enorme impacto visual, sendo, inclusive, conhecido como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa. E engana-se quem acredita que isso ocorre somente por causa dos azulejos.

Seu interior conta com muito ouro, não sendo à toa que seu apelido é Igreja de Ouro.

Catedral Basílica de Salvador

Mesmo para pessoas que não são religiosas, uma visita à Catedral Basílica de Salvador também é praticamente obrigatória.

Foram 18 anos de construção e pelo menos 50.000 folhas de ouro para que ela ficasse pronta. A obra teve início em 1657 e, ainda hoje, quem adentra o local se impressiona com os 13 altares ricamente trabalhados, e todos os detalhes que existem por todos os lados, incluindo o teto.

Museu da Misericórdia

No quesito museus, o Centro Histórico de Salvador também é riquíssimo, sendo o Museu da Misericórdia um dos seus maiores destaques.

São mais de 4.000 peças em exposição, incluindo as curiosas rodas de adoção, nas quais as mulheres deixavam seus filhos para serem criados pelas religiosas. Há até mesmo uma farmácia para ser visitada, além de uma vista maravilhosa!

Mas há, claro, dezenas de outros atrativos importantes nesse bairro, incluindo outras igrejas.

Estima-se que existam mais de 300 igrejas em Salvador, e boa parte delas está justamente no Centro Histórico.

A gastronomia é destaque no Centro Histórico de Salvador

Para conhecer o bairro com calma, podem ser necessários até dois dias. E, entre um passeio e outro, a vontade de comer algo é inevitável.

A boa notícia é que, especificamente nesse quesito, os turistas não ficam desamparados: existe uma ampla oferta gastronômica no Centro Histórico, para todos os gostos e bolsos.

O Bar do Cravinho, por exemplo, é perfeito para quem busca um local mais descontraído, e gosta de provar bebidas diferentes. E a moela servida ali também não deixa a desejar.

Para um almoço rápido e econômico, a dica é ir ao restaurante localizado dentro do Senac. Já para um lanche despretensioso, olhando o movimento do “Pelô”, nada melhor do que ir até o Bar e Restaurante Zulu, onde o hambúrguer artesanal é o carro-chefe.

Você prefere um local com ares de mais sofisticação? Então, não deixe de ir ao Cuco Bistrô, que é visitado por turistas do mundo todo, que estão sempre em busca das melhores caipirinhas e cachaças da cidade.

O local é repleto de obras de arte e tem um cardápio focado nos pratos regionais.

Lembrando, claro, que no centro Histórico de Salvador (Bahia) existem dezenas de outros estabelecimentos nos quais é possível fazer uma refeição deliciosa.

Um ótimo local para se hospedar na cidade

Em muitos casos, vale muito a pena escolher se hospedar justamente no Centro Histórico, considerando que diversas atrações turísticas, como as já citadas, estarão a poucos passos de distância.

Isso sem citar a facilidade de locomoção a outros pontos de interesse, como o Terminal Náutico.

O Hotel Villa Bahia, por exemplo, é uma hospedagem boutique localizada a 100 metros do Pelô, e está dentro de um imóvel colonial incrível, que conta com um restaurante próprio.

E que tal se hospedar em um Patrimônio Mundial? Esse é o caso do Convento do Carmo, que hoje funciona como um hotel de luxo.

Existem também diversas pousadas de diversas categorias no bairro e em seu entorno, assim como Airbnbs para locação. E, se sua intenção é apostar realmente na economia, não terá dificuldades de achar um bom hostel para ficar, como o Laranjeiras Hostel.

Dúvidas sobre esse ser o melhor bairro para você? A Bahia Terra Turismo te ajuda!

Mesmo com todas essas informações, e com todas as vantagens que o Centro Histórico de Salvador oferece, pode ser que você ainda queira conhecê-lo, mas tenha suas dúvidas sobre ele ser uma boa opção de hospedagem ou não.

E, de fato, a escolha pode ser difícil.

Afinal, qualquer viagem para Salvador envolve não só a visita à sua parte histórica, mas também a visita às diversas praias que fazem parte da cidade, além de outras praias mais distantes.

A dica é que, se possível, você escolha mais de um local para ficar: ficar durante uma noite pelo menos em um hotel nas proximidades do Pelourinho para poder se locomover com facilidade por essa área, e escolher outra hospedagem para desfrutar durante o resto da viagem, em outro local de seu interesse.

E, para saber qual bairro escolher, mesmo se for seguir essa dica, nada melhor do que conhecer as principais características dos bairros de mais destaque da cidade. Leia o artigo que fala sobre os 6 melhores bairros para ficar em Salvador e confira os melhores lugares para sua hospedagem.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page