top of page
6 comidas típicas da Bahia que vale a pena experimentar

Postado dia 01/03/23 | 2min. de leitura

6 comidas típicas da Bahia que vale a pena experimentar

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Uma das atividades que fazem parte de qualquer roteiro em uma viagem para a região é experimentar comidas típicas da Bahia, já que estas são conhecidas por apresentarem muita personalidade e sabor.


Por isso, se você quer que seu turismo na região seja completo, neste artigo vamos apresentar seis opções que vale a pena conhecer, desde o clássico Acarajé até o delicioso Bobó de Camarão. Saiba mais sobre cada uma delas nos tópicos abaixo!

As melhores comidas típicas da Bahia

Sem dúvidas, existem pratos típicos na Bahia para todos os gostos, já que cada uma das opções pode apresentar versões diferentes. Nos tópicos a seguir, falaremos das opções mais tradicionais, mas nada impede que você conheça também algumas das suas variações.

1. Acarajé

Este é um dos pratos mais conhecidos da culinária baiana. Basicamente, conta com ingredientes como o feijão fradinho, temperos, azeite de dendê, camarão e salada.

Em resumo, trata-se de uma massa de feijão bem temperada e frita, sendo esta recheada com camarão seco, tomates e pimentas. Pode ser facilmente encontrado em Salvador ou em diversos restaurantes na Bahia.

2. Vatapá

Este trata-se de um prato cremoso que conta com pão francês, camarão seco, temperos diversos, castanhas, amendoim e leite de coco.

Em suma, é necessário deixar o pão e o camarão de molho, misturando posteriormente todos os ingredientes em uma panela. É uma das comidas típicas de Salvador muito apreciadas por turistas.

3. Moqueca

Quem nunca ouviu falar de moqueca, não é mesmo? O prato tem origem africana, porém, ficou muito famoso entre as comidas tradicionais da Bahia, podendo ser encontrado em todo Brasil, especialmente nas regiões litorâneas do nordeste.

Os ingredientes são os peixes, os temperos baianos, pimentões e o leite de coco. É necessário cozinhar tudo em uma panela grande e, após a moqueca ficar pronta, é comum servi-la com arroz e farofa.

4. Bobó de Camarão

O Bobó de Camarão também é uma das comidas típicas da Bahia muito apreciadas. Como o nome já indica, utiliza-se camarão na receita, assim como mandioca, leite de coco, tomates e pimentões, além dos temperos baianos.

Em resumo, trata-se de um caldo de mandioca encorpado, muito saboroso, com camarão e leite de coco. É muito popular em todo o estado da Bahia, mas é encontrado frequentemente em regiões litorâneas.

5. Mungunzá

O Mungunzá também é conhecido por muitos como Canjica. Trata-se de uma receita simples com milho, leite, açúcar, canela e manteiga, sendo um doce muito apreciado não somente na Bahia, mas em todo o Brasil, especialmente nas épocas tradicionais de festas juninas.

O preparo é bem fácil, sendo necessário cozinhar todos os ingredientes juntos até o ponto certo.

6. Arroz de Hauçá

Por fim, vamos mencionar o Arroz de Hauçá, uma receita com ligações culturais e religiosas, de origem africana.

Em geral, é necessário utilizar um arroz bem cozido, juntamente a carne seca, camarões, temperos e pimentões, sendo um prato encorpado e completo. Pode ser encontrado facilmente em restaurantes nordestinos ou afro-brasileiros.

Agora que você já conhece os pratos típicos da Bahia, vamos complementar os sabores? Leia o próximo artigo, onde você poderá encontrar 7 bares para aproveitar em Salvador, com detalhes sobre localização e características individuais de cada estabelecimento. Confira!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page