top of page
Xinxim de galinha: conheça mais sobre esse prato baiano

Postado dia 09/02/26 | 3min. de leitura

Xinxim de galinha: conheça mais sobre esse prato baiano

0 comentário

0 curtida

9 visualizações

O xinxim de galinha é uma das comidas típicas baianas que fazem parte de uma gastronomia repleta de sabores e rica em história. 

Neste artigo, falamos sobre a origem dessa receita, os principais ingredientes utilizados e o principal: os segredos de como prepará-lo! 

Continue conosco e saiba também onde experimentar um bom xinxim de galinha quando estiver visitando Salvador!

Xinxim de galinha panela de barro
O xinxim de galinha é um dos principais pratos da gastronomia baiana - Reprodução / Site Melhor Panela

Origem do xinxim de Galinha

O xinxim de galinha é mais um prato baiano de origem africana que ganhou nova roupagem na Bahia durante o período colonial. Na cultura iorubá, a expressão “xinxim” significa “guisado”, que por sua vez é um tipo de cozido de carne, frango ou peixe. 

O prato é muito comum na Nigéria, e na Bahia, recebeu novos temperos e sabores, além de um significado que remete à ancestralidade e à espiritualidade conforme as religiões de matriz africana.

Senzala escravizados
A senzala, local onde muitos pratos da cultura africana se transformaram e comida baiana

As adaptações que o xinxim de frango recebeu na Bahia estão associadas à utilização de ingredientes como camarão seco, amendoim, castanha de caju, leite de coco e, especialmente, azeite de dendê, sendo esta a base de diversos pratos da culinária baiana.

Outro segredo é o tempero que também utiliza egunssi, que são sementes de abóbora secas e salgadas. Aqui a mão africana pesa bem forte!

No campo da espiritualidade, o xinxim de galinha é comida sagrada, sendo oferecido a Oxum em rituais do candomblé. O prato está incluído em festas tradicionais da Bahia, como o famoso caruru de Cosme e Damião, mas também nas mesas baianas durante a Semana Santa.

Receita do xinxim de galinha

Tomando como referência um prato com 2 kg de frango, segue a dosagem dos ingredientes:

  • ½ xícara de chá de amendoim torrado e moído;

  • 1/2 xícara de chá de castanha de caju moída;

  • 2 colheres de sopa de suco de limão;

  • ½ xícara de chá de azeite de dendê;

  • 1 colher de sopa de gengibre ralado;

  • 4 dentes de alho amassados;

  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída;

  • 250 g de camarão seco, descascado e moído;

  • ½ maço de coentro picado;

  • 2 cebolas grandes picadas;

  • 1 xícara de chá de leite de coco;

  • sal a gosto.

Modo de preparo

ingredientes
Ingredientes do xinxim de galinha - Foto: Andréa Rêgo Barros - Reprodução / TV Globo Receitas da TV

Corte a galinha pelas articulações e tempere com alho amassado, suco de limão, pimenta e sal (deixe o tempero curtir por meia hora).

Aqueça o azeite de dendê e refogue os pedaços da galinha por cerca de 25 minutos. Não esqueça de mexer para que a galinha fique uniforme.

Bata o coentro, a cebola, a castanha, o amendoim e o gengibre no liquidificador, depois adicione tudo na panela onde a galinha está sendo refogada. Acrescente o camarão.

Cozinhe tudo em fogo médio até a galinha ficar bem macia, mas cuidado com o ponto.

Acrescente leite de coco e deixe ferver por 5 minutos.

Não deixe secar, se for preciso, acrescente um pouco de água.

Se preferir, pode desossar a galinha antes de servir.

Os acompanhamentos são: arroz branco e a deliciosa farofa de azeite de dendê.

Onde comer xinxim de Galinha em Salvador

Além das já citadas festas tradicionais, o xinxim de galinha baiano pode ser degustado em diversos restaurantes de Salvador. Na verdade, quase todos os estabelecimentos especializados em gastronomia baiana costumam servir este delicioso prato. 

Restaurante Encanto da Maré Bonfim Salvador
Restaurante Encanto da Maré, no Bonfim

Alguns deles são tradicionais e possuem ótima localização, unindo culinária com passeios em visita a cartões postais da cidade, a exemplo do Camafeu de Oxossi e do Maria de São Pedro, ambos instalados no famoso Mercado Modelo

Outro destaque é o ótimo Restaurante Boca de Galinha, que está localizado no bairro de Plataforma, subúrbio de Salvador. Além do xinxim, ele serve mais de 8 tipos de moquecas e oferece uma vista de tirar o fôlego!

Outra dica é conferir o xinxim de galinha em bairros famosos da cidade, como o Bonfim, e aproveitar para visitar a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, uma das mais importantes da cidade. E lá o Restaurante Encanto da Maré é quem comanda as ações para quem deseja apreciar um excelente xinxim de galinha com vista para o mar da Baía de Todos os Santos.

Agora que você já sabe mais sobre o xinxim de galinha, conheça também o caruru, outro prato super saboroso da gastronomia baiana e repleto de simbolismo nas religiões de matriz africana.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page