top of page
8 esportes no mar que pode praticar na sua próxima viagem

Postado dia 23/03/23 | 4min. de leitura

8 esportes no mar que pode praticar na sua próxima viagem

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Nada melhor do que deixar a sua viagem mais emocionante com os esportes no mar, não é mesmo? Existem diferentes opções para serem praticadas na praia, desde as mais indicadas para atletas e aventureiros, até as mais seguras e tranquilas.


Leia o texto e conheça 8 possibilidades para se divertir!


Os melhores esportes no mar e onde praticá-los na Bahia

Praticar esportes no mar é uma forma de se divertir em suas viagens, seja sozinho, com amigos ou familiares. E, caso você esteja planejando a sua viagem para a Bahia, certamente não vão faltar opções para aproveitar as águas da região.

Veja os tópicos e conheça os esportes que separamos nesta lista.

1. Surf

Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de falar sobre um esporte que já conquistou todo o mundo: o surf.

Basicamente, a opção consiste em deslizar sobre as ondas do mar usando uma prancha especialmente projetada para isso, sendo um esporte para os aventureiros e mais corajosos. Exige também muito preparo físico e técnico, além de muito treinamento e prática para evitar acidentes.

A Bahia tem praias incríveis para esse tipo de esporte aquático, inclusive as do município de Itacaré, conhecido por muitos surfistas. Em Salvador também encontram-se ótimas escolas para o aprendizado, sendo estas perfeitas para quem ainda está começando no esporte.

2. Kitesurf

Agora, vamos falar sobre um dos esportes no mar que pode trazer diversas sensações positivas, especialmente para quem gosta de aventuras.

O kitesurf combina técnicas de surf, windsurf e parapente, sendo o objetivo deslizar sobre as ondas e realizar manobras acrobáticas com a ajuda de uma pipa (kite) e uma prancha.

Para praticar o esporte com segurança e aprender da forma correta, é importante ter aulas com um instrutor de kitesurf experiente. Ele irá ensinar as técnicas, dando as orientações sobre as condições do vento e do mar.

Entre os locais ideais para praticar o kitesurf na Bahia, podemos citar Trancoso, Ilhéus e Mata de São João.

3. Stand Up Paddle

Stand up paddle é um dos esportes aquáticos que agrada à maioria das pessoas, já que oferece poucos riscos, especialmente nas praias mais calmas. Trata-se de uma opção que consiste em remar em pé sobre uma prancha, sendo possível que o esporte possa ser praticado por pessoas de diversas idades e condições físicas.

O SUP, como também é chamado, pode ser praticado em diversos pontos da Bahia, como em Boipeba, Morro de São Paulo ou Itaparica, por exemplo.

4. Bodyboard

O bodyboard é um dos esportes no mar que se assemelha ao surf, sendo uma opção mais segura e menos veloz. Basicamente, você precisa deslizar nas ondas do mar utilizando uma prancha pequena, que tem cerca de 1 metro de comprimento em formato de crescente.

A prática do bodyboard envolve técnicas específicas, como a escolha da onda certa, a posição do corpo na prancha e a realização de manobras, caso você queira se aprofundar no esporte.

Na Bahia, a opção pode ser praticada no bairro da Barra, em Salvador, ou na região de Itacimirim, por exemplo.

5. Canoagem

Outro esporte aquático muito comum é a canoagem. Este consiste em deslocar-se sobre a água utilizando uma canoa ou caiaque, impulsionada por uma pá ou remo.

Pode ser praticado de diferentes formas, já que existem diversas modalidades, inclusive opções para grupos ou duplas, por exemplo.

Por ser um esporte relativamente simples, exigindo apenas preparação física, técnica e segurança, muitos escolhem a opção para as férias, já que não oferece grandes riscos.

Na Bahia é fácil encontrar pontos ideais para a prática, como na Baía de Todos os Santos, em Maraú, Mata de São João, Morro de São Paulo ou Porto Seguro, por exemplo.

6. Esqui Aquático

O esqui aquático é um dos esportes mais emocionantes, que consiste em esquiar sobre a água, sendo puxado por um barco em movimento. É praticado por pessoas de todas as idades, desde iniciantes até profissionais, desde que sejam respeitados os cuidados básicos com a segurança.

Existem tipos diferentes de modalidade, mas em todo o caso, você precisará ter força, equilíbrio e habilidade para lidar com o movimento natural da água.

Na Bahia, o esporte pode ser praticado em Morro de São Paulo, Boipeba ou Salvador, por exemplo.

7. Flyboard

Entre todas as opções de esportes na praia que citamos nesta lista, o flyboard pode ser considerado um dos mais diferentes. A opção trata-se de um equipamento de esporte aquático que permite aos usuários literalmente voarem sobre a água.

Em resumo, o equipamento consiste em uma prancha ligada a um tubo de alta pressão, que é conectado a um tipo de embarcação. O tubo projeta água para a prancha, permitindo que o usuário se eleve acima da superfície da água e voe até 15 metros de altura. É preciso ter força, resistência e equilíbrio para conseguir se manter no alto, sendo importante seguir as normas de segurança.

Na Bahia, você pode praticar o esporte em Salvador, Boipeba e Camaçari, por exemplo.

8. Mergulho

Por último, mas não menos importante, o mergulho pode ser considerado um dos esportes no mar que desperta grande atenção entre os turistas. Isso porque, todos gostam de observar a vida marinha e conhecer as belezas profundas das praias.

De forma resumida, o esporte consiste em explorar o mundo subaquático utilizando equipamentos especiais que permitem a respiração debaixo d'água, sendo esta modalidade chamada de mergulho autônomo. O objetivo pode variar, indo desde a observação de peixes e corais até a exploração de naufrágios e cavernas submarinas.

Na Bahia, você pode praticar o esporte em quase todos os lugares. Há mergulho em Salvador, Boipeba, Morro de São Paulo, Mata de São João e Abrolhos, por exemplo.

Escolha um desses e divirta-se!

Agora que você conheceu as principais informações sobre 8 esportes aquáticos incríveis que podem ser praticados, certamente seu roteiro de viagem se tornará inesquecível.

Leia o próximo artigo e conheça os 7 melhores destinos da Bahia para conhecer ainda este ano, o que te fará tomar uma decisão mais assertiva sobre a sua escolha!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page