top of page
Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat: uma joia arquitetônica

Postado dia 30/09/23 | 2min. de leitura

Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat: uma joia arquitetônica

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat, também conhecido como Fortim de Monte Serrat, é uma pérola da arquitetura fortificada primitiva na Bahia. Sua imponente estrutura está situada no alto de um promontório com ampla vista da Baía de Todos os Santos, da Ponta do Humaitá e de toda a orla da cidade baixa de Salvador.

Um pouco da história do Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat

Segundo Mário Mendonça de Oliveira em seu livro “As Fortalezas e a Defesa de Salvador”, o Forte Monte Serrat se chamava originalmente Castelo de São Felipe, e sua arquitetura primitiva é o modelo mais arcaico das defesas da cidade que sobreviveu sem maiores transformações. Ou seja, sua arquitetura atual conserva a planta original e nesse sentido, é, provavelmente, o mais antigo existente em todo o Brasil.

Não se sabe ao certo a data da sua construção, só que já fazia parte das fortalezas referidas por Diogo de Campos Moreno no relatório de 1609. Muitos indicadores o colocam como tendo sido construído ao final do século XVI.

Foi tomado na primeira invasão holandesa em 1624 depois de ter trocado tiros com algumas naus da esquadra inimiga, e após a retomada portuguesa, voltou a ser ocupado pelos holandeses em 1638, até que os batavos retornassem para Pernambuco.

O Forte Monte Serrat também foi palco da Sabinada em 1837, quando os sediciosos o tomaram, trocando tiros com a Armada Imperial e se rendendo posteriormente.

Localização

O Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat está situado na Ponta do Humaitá, no alto de uma colina e ao lado da praia da Boa Viagem. Trata-se de uma região rica em monumentos históricos num curto perímetro, como a Igreja e Convento de Nª Sª de Monte Serrat, o antigo casarão do Humaitá e a Igreja de Nª Sª da Boa Viagem.

Endereço: Praia da Boa Viagem, Salvador - BA.

Outros fortes em Salvador

Dada a importância que Salvador teve para a Coroa Portuguesa ao longo de todo o período colonial, em função da sua posição estratégica e grande circulação de riquezas que chegavam e saiam do seu porto, a cidade foi amplamente fortificada. Citaremos alguns fortes que são verdadeiras pérolas históricas e que valem muito a pena visitar.

Como chegar

Você poderá chegar ao Forte Monte Serrat de táxi, Uber, ou contratando um transfer, que te buscará onde estiver hospedado. Para solicitar um transfer para qualquer lugar da Bahia, incluindo bairros e monumentos históricos de Salvador, fale no WhatsApp da Central de Reservas da Bahia Terra Turismo. Você poderá tirar dúvidas e contratar online mesmo, de maneira prática e segura!

O Blog da Bahia Terra Turismo

Se você curtiu este artigo, saiba que no Blog da Bahia Terra Turismo há muito mais! São dezenas de textos publicados mensalmente sobre destinos da Bahia, com tudo o que você precisa saber antes de organizar sua viagem, fique conosco!

A Bahia Terra Turismo

Desde 2006, levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por segurança, conforto e pontualidade.

Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page