top of page
Ilha de Itaparica: Confira 10 atrações imperdíveis

Postado dia 01/02/24 | 4min. de leitura

Ilha de Itaparica: Confira 10 atrações imperdíveis

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A uma pequena distância de Salvador, mais especificamente 30 km, fica a Ilha de Itaparica, um local de extrema beleza que faz parte da Baía de Todos os Santos, na Bahia. Muitos turistas apelidam carinhosamente o local como “Caribe Baiano”, já que por lá encontram-se águas claras, areias brancas e muita natureza.

mar cristalino na praia de itaparica
Mar cristalino em praia de Itaparica

Se você quer viajar para uma região mais tranquila, sem abrir mão do fácil acesso, a Ilha de Itaparica é uma ótima pedida. Embora o local fique mais lotado na alta temporada, ainda assim o movimento de turistas não se compara ao da capital baiana, por exemplo.

Quer saber mais sobre o destino? Continue a leitura e saiba o que fazer neste paraíso!

Os melhores passeios para fazer na Ilha de Itaparica

Antes de mais nada, é preciso mencionar que a Ilha de Itaparica é completa em termos de infraestrutura e atrações turísticas.

Ao contrário do que muitos podem pensar, por lá é possível fazer passeios de todos os estilos, desde os históricos até aqueles de contemplação das paisagens.

Confira a lista de atrações que preparamos e anote os pontos mais interessantes para você.

1. Praia Ponta de Areia

praia da ponta de areia com a ilha dos frades ao fundo
Praia de Ponta de Areia com a Ilha dos Frades ao fundo

Primeiramente, vamos começar falando sobre uma das praias mais conhecidas da Ilha de Itaparica. Esta é tranquila, sem ondas, com faixa de areia clara e mar azulado.

Embora seja um local calmo, ainda assim você encontrará uma boa estrutura de restaurantes nas redondezas, o que permite que você passe o dia tranquilamente e aproveite as paisagens.

2. Praia de Cacha Pregos

praia de cacha-pregos extremidade sul ilha de itaparica
A praia de Cacha-pregos está localizada na extremidade sul da Ilha de Itaparica

A Praia de Cacha Pregos é um pouco mais agitada do que a opção acima, apresentando uma correnteza que pode ser um ponto negativo para famílias com crianças.

Embora esta seja uma característica importante, é preciso mencionar que a opção não apresenta tantas ondas, especialmente na maré baixa. Fica próxima a um condomínio luxuoso e, na alta temporada, existem barracas que servem refeições típicas.

3. Praia Penha

mar calmo e cristalino na praia da penha ilha de itaparica
Mar calmo e cristalino na praia da Penha

A Praia Penha fica dentro de um condomínio na Ilha de Itaparica. Por isso, para chegar até lá você precisará seguir uma trilha a pé de aproximadamente 2 km ou fazer um passeio de lancha. Sua faixa de areia é pequena, enquanto o mar apresenta águas claras e cristalinas.

Não conta com uma grande estrutura para turistas, proporcionando uma atmosfera bem isolada, especialmente em dias de semana, na baixa temporada.

igreja matriz coração de jesus mar grande itaparica
Igreja Matriz Coração de Jesus em Mar Grande

4. Praia Barra do Gil

A Praia Barra do Gil é muito elogiada pelos turistas, sendo este um local de águas calmas, cristalinas e ótima infraestrutura para garantir um dia com petiscos e drinks.

A área é ideal para todos os tipos de públicos, sejam famílias com crianças ou grupos de jovens.

5. Praia de Mar Grande

Quando o assunto é infraestrutura, a Praia de Mar Grande é uma excelente opção, já que conta com grande variedade de quiosques e bares.

Tem uma faixa de areia extensa, enquanto as águas do mar apresentam um tom mais esverdeado, sendo também uma praia perfeita para crianças.

6. Casa de João Ubaldo Ribeiro – Centro Histórico

igreja matriz coração de jesus mar grande itaparica.jpg
Centro histórico de Itaparica com as igrejas de São Lourenço e do Santíssimo Sacramento

Em geral, a região guarda construções do século passado, com casas de estilo neoclássico. Entre tantas atrações que pode-se conhecer no Centro Histórico, como igrejas e casarões, existe a casa que pertenceu a um dos maiores escritores do país: João Ubaldo Ribeiro.

Vale a pena a visita, já que por lá é possível conhecer um pouco da história desse escritor incrível, como também admirar a arquitetura dos tempos antigos.

7. Forte de São Lourenço

historico forte de sao lourenco ponta da baleia itaparica
O histórico Forte São Lourenço na Ponta da Baleia em Itaparica

Outra importante atração para quem gosta de conhecer a história dos ambientes que visita, é o Forte de São Lourenço. Esse local na Ilha de Itaparica foi construído no ano de 1647, sendo um patrimônio histórico e artístico nacional.

O Forte de São Loureço fica localizado na Ponta da Baleia, mais especificamente na Praça Getúlio Vargas.

8. Fonte da Bica

lendaria fonte da bica itaparica
A lendária Fonte da Bica em Itaparica

O local é a primeira instância de água hidromineral do Brasil e tem uma história interessante. Começou a ser utilizada nos anos 40, sendo que na época a água era conhecida por contar com substâncias que seriam benéficas para a saúde de partes específicas do corpo, como rins e fígado.

Até hoje, os moradores afirmam que a Fonte da Bica oferece uma propriedade medicinal. Existem lendas que, inclusive, dizem que a substância é capaz de rejuvenescer.

9. Igreja de Baiacu

A Igreja de Baiacu, na Ilha de Itaparica, na Bahia, foi a terceira estrutura da categoria construída no país. Alguns a conhecem como Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz.

Atualmente, o local está bem danificado. Porém, com o tempo, uma gigantesca árvore nasceu dentro da edificação, o que forma uma interessante paisagem em contraste com as ruínas da igreja. Vale a pena o passeio.

10. Reserva de Venceslau

A Reserva de Venceslau é uma área de preservação ambiental.

Segundo o que conta a história, nos tempos antigos um homem cego chamado Venceslau passou a enxergar após lavar o rosto no riacho da região. Devido ao fato, o local passou a ser considerado sagrado.

A Fonte dos Milagres, como é conhecida, trata-se de uma nascente em meio a mata. Na região, também existe uma capela de pedras, quiosques e bancos de onde é possível apreciar a natureza.

Como curiosidade, cabe destacar que a família de Venceslau sempre afirmou que toda a história contada é verídica.

Faça uma visita à Ilha de Itaparica e aproveite essas paisagens!

Agora que você conheceu algumas das incríveis atrações da Ilha de Itaparica, seu roteiro ficará ainda mais completo quando você for até a região.

O fato é que o local apresenta atrações para todos os tipos de públicos, tendo como forte não somente as paisagens naturais e as belas praias, como também estruturas históricas que valem a sua visita.

Além de todas essas opções que mencionamos, a Ilha de Itaparica, na Bahia, também tem uma boa infraestrutura para turistas, oferecendo variados restaurantes e bares para sua diversão.

E se você tiver pouco tempo para visitar a região, considere adquirir um passeio para a Ilha de Itaparica e seu arredores.

Enfim, veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer tudo sobre alguns dos destinos mais incríveis deste estado encantador!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page