top of page
Ilhéus: o guia completo para sua viagem

Postado dia 02/03/23 | 4min. de leitura

Ilhéus: o guia completo para sua viagem

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Sem dúvidas a Costa do Cacau, na Bahia, é uma região cheia de encantos. Entre tantas opções incríveis, uma região que chama muita atenção é a cidade de Ilhéus, eternizada por Jorge Amado. Esta reúne diversos pontos interessantes para o turismo, como praias incríveis e construções históricas.


Por isso, abaixo falaremos sobre as características do destino, de modo a te apresentar a magia do município baiano. Vamos conhecer?


Como chegar em Ilhéus, na Bahia

Chegar em Ilhéus não é uma missão tão difícil, o que torna o destino ainda mais atrativo. A região fica a cerca de 30 km de Itabuna e a 400 km de Salvador. Para quem pretende desembarcar no município, é possível partir de locais específicos, como São Paulo, Brasília e Salvador, por exemplo, o que permite chegar até o aeroporto de Ilhéus em voos diretos.

Já para quem pretende ir de carro partindo de Salvador, é necessário acessar a estrada BR-101 até a BR-415 que dá acesso a Ilhéus, sendo um percurso de quase 7 horas.

Se você quer se locomover de maneira mais segura, seja a partir do aeroporto de Ilhéus ou do aeroporto de Salvador, por exemplo, o transfer é uma ótima opção, pois assim é possível descansar durante o trajeto.

História de Ilhéus

A história de Ilhéus é muito extensa, já que esta foi fundada em 1536, com o nome de “Vila de São Jorge dos Ilheos”.

Basicamente, na época da colonização, a beleza do local chamou a atenção e, devido ao bom relacionamento dos nativos e estrangeiros, foi possível que a convivência gerasse os frutos que, naquela época, eram positivos para alguns dos envolvidos.

A região se tornou produtora de cana-de-açúcar ainda nos anos de 1500, sendo que isso continuou até os próximos séculos, mesmo com todos os conflitos da época.

Em 1881 Ilhéus se tornou uma cidade e, em 1913, o governo brasileiro doou terras para quem quisesse plantar cacau, o que começou a transformar a economia da área.

Já em 1980, em decorrência das situações não controláveis, o cultivo de cacau se tornou menos rentável, o que permitiu que a cidade buscasse outras formas de se desenvolver.

O que fazer em Ilhéus

Apesar de todos os fatos interessantes acontecidos na região, Ilhéus não é uma cidade apenas histórica. Esta apresenta diversos pontos de interesse para quem aprecia a natureza, como as lindas praias da região.

Veja abaixo algumas opções para todos os gostos e assim compor seu roteiro de forma mais proveitosa.

Casa de Cultura Jorge Amado

A Casa de Cultura Jorge Amado fica no centro de Ilhéus, sendo uma opção incrível para quem deseja conhecer mais sobre a história do escritor, como também sobre a história local.

A entrada tem um valor abaixo dos R$ 10,00, sendo possível conhecer não somente a exposição sobre a vida do Jorge Amado, como também o casarão antigo.

Conhecer Itacaré

Muitas pessoas que estão hospedadas em Ilhéus sentem o desejo de conhecer Itacaré. Ambos os municípios são próximos, sendo que apenas uma hora e meia separam um e outro.

No caso, é possível fazer um passeio bate e volta para Itacaré a partir de Ilhéus, o que permite que você possa conhecer as lindas praias, como a da Concha e a do Resende, por exemplo.

Fazer a rota do chocolate

Caso você ainda não saiba, Ilhéus tem um chocolate gourmet premiado internacionamente. Considerando isso, você já deve ter entendido o motivo que torna a rota tão interessante.

Existem passeios diversos e nossa indicação é que você visite a Fazenda de Cacau, com o intuito de conhecer a plantação e o cultivo do fruto, além da história por trás da produção.

Visitar o Mirante da Piedade

O Mirante da Piedade fica na região central de Ilhéus, a cerca de 5 minutos da Casa de Cultura Jorge Amado.

O local oferece uma vista privilegiada das praias, perfeito para quem quer fazer belos registros em meio a natureza exuberante da região. Tem fácil acesso, mas a ladeira é relativamente íngreme.

Fazer um tour histórico

A cidade de Ilhéus viveu muitos momentos históricos. Por isso, se você gosta de apreciar incríveis construções arquitetônicas da época da colonização em diante, certamente você poderá conhecer grandes opções em um tour histórico, como:


  • Convento e Igreja Nossa Senhora da Piedade;

  • Catedral de São Francisco;

  • Museu da Capitania;

  • Palacete do Coronel Misael Tavares.

Conhecer as praias

Sem dúvidas, quando o assunto é o que fazer em Ilhéus, as praias sempre ganham destaque na maioria dos roteiros. O ponto positivo é que existem águas claras para todos os perfis, desde grupos com crianças até para pessoas que gostam de esportes, como surf ou mergulho. Confira algumas opções:

  • Praia dos Milionários;

  • Praia Batuba;

  • Praia Cururupe;

  • Praia do Sul;

  • Praia da Avenida.

Melhores hospedagens de Ilhéus

Assim como em outros pontos turísticos da Bahia, Ilhéus não deixa a desejar quando o assunto são as hospedagens. Abaixo citaremos algumas das hospedagens mais indicadas para os mais diversos perfis. Confira:

  • Jardim Atlântico Beach Resort: esta é uma opção bem próxima à Praia dos Milionários, oferecendo uma ótima infraestrutura externa, com várias piscinas e amplo espaço, além de paisagem privilegiada.

  • Tororomba Resort: esta é uma acomodação 4 estrelas, localizada a beira-mar, próxima à Praia Batuba. Tem piscinas externas e quartos de alto padrão.

  • Pousada do Mar: esta opção fica muito bem localizada, em frente a Praia dos Milionários. Tem um ótimo custo-benefício, oferecendo infraestrutura completa, com piscina externa e amplo espaço!

  • Pousada Vitória: por fim, essa opção é muito econômica e bem localizada, ficando a dois quarteirões da Praia do Sul. Embora seja simples, oferece quartos diversos, incluindo opção para famílias.

Planeje a sua viagem e divirta-se neste paraíso!

Agora que você já conhece todas as informações relevantes para aproveitar Ilhéus, planeje a sua viagem o quanto antes e tenha as suas férias dos sonhos na Bahia.

Leia o próximo artigo, onde você conhecerá mais sobre a Costa dos Coqueiros e os seus belos destinos pouco conhecidos por turistas.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page