top of page
Jardim de Alah Salvador: a praia, o bairro e muito mais!

Postado dia 01/03/23 | 4min. de leitura

Jardim de Alah Salvador: a praia, o bairro e muito mais!

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Jardim de Alah, em Salvador, não é o tipo de atração turística famosa, que ganha espaço nos principais blogs de viagem e, assim, se torna do conhecimento de todos os turistas. Mas, mesmo assim, visitá-lo é uma das melhores coisas para fazer na capital baiana.


As características do local são realmente únicas, e não há nenhum tipo de exagero nesta afirmação.

A seguir, conheça o Jardim de Alah em todos os seus detalhes, e não deixe de incluí-lo em seu roteiro quando vier a Salvador.

O que é o Jardim de Alah / Salvador

Embora seja comum falar deste atrativo utilizando o gênero masculino, ele nada mais é do que a Praia Jardim de Alah, em Salvador.

Não é fácil encontrar referências claras sobre seu nome. Mas, se considerarmos que na religião islâmica o termo “jardim” é utilizado como sinônimo de “paraíso”, se torna mais fácil compreender a nomenclatura.

Afinal, seu amplo gramado repleto de coqueiros a um canto cria um contraste perfeito entre o verde e o mar, parecendo que literalmente estamos em um paraíso na terra. Para muitas pessoas, inclusive, esta é uma das praias mais bonitas de Salvador.

Embora tenha uma faixa de areia larga e convidativa, o Jardim de Alah não costuma ser uma praia indicada para banho na maré alta, por conta da força das ondas. Mas isso não impede que os turistas aproveitem o local para descansar e se bronzear, por exemplo.

E, na maré baixa, esta se torna uma praia maravilhosa principalmente para famílias com crianças pequenas, por causa das piscinas naturais que se formam entre as pedras.

Em qual bairro esta belíssima praia está localizada

O Costa Azul é o bairro do Jardim de Alah / Salvador.

É por conta desta localização, por sinal, que esta praia pouco explorada pelos turistas se mantém como continuação da Praia do Jardim dos Namorados, ficando a apenas 15 quilômetros de distância (aproximadamente) do centro da capital.

Chegar até ali é extremamente fácil, o que pode ser feito de táxi, por exemplo, ou mesmo utilizando o transporte público, ou contratando um serviço de transfer a partir do seu hotel. Vale saber, porém, que visitar o Jardim de Alah em Salvador à noite não é tão indicado.

De dia, porém, é impossível não viver momentos agradáveis.

Um grande ponto positivo do bairro, e que merece ser explorado por quem quer curtir o Jardim de Alah pelo maior número de horas possível, é sua rede hoteleira: há ótimos hotéis nas redondezas, inclusive na Av. Octávio Mangabeira, que praticamente “passa atrás” da praia.

Escolher se hospedar por ali, claro, é também a melhor forma de aproveitar outros atrativos próximos.

Dicas de lazer para aproveitar ali e nas redondezas

Um bom hotel no Jardim de Alah em Salvador será sua porta de entrada para curtir os atrativos da própria praia, e outros bem perto dali.

Ao fazer sua viagem para Salvador durante o verão, por exemplo, você poderá aproveitar o Projeto Verão Light, que anima os dias de turistas e moradores com atividades diversas.

Além disso, caso seja do tipo destemido, poderá aproveitar o mar agitado para surfar.

Mas, se quiser somente relaxar, terá ainda mais opções.

É possível, por exemplo:

  • Fazer uma caminhada por toda a orla;

  • Aproveitar as bebidas refrescantes e as comidinhas das barraquinhas próximas;

  • Fazer um pic-nic em família;

  • Fazer uma massagem, tendo o som do mar como fundo musical.

E, quanto a este último ponto, você definitivamente não leu errado:

De fato existem diversos profissionais massagistas que ficam à disposição dos banhistas para atendê-los ali mesmo, no gramado.

Uma experiência espetacular, que você precisa viver!

O que te espera nas redondezas do Jardim de Alah

Estando na Praia Jardim de Alah você poderá se deslocar facilmente para aproveitar a já citada Praia do Jardim dos Namorados, e também a Praia de Armação. Elas são basicamente uma continuação umas das outras.

Também poderá ir a outros grandes atrativos da região, como o Parque Costa Azul, que é repleto de atividades voltadas para o lazer e para a cultura.

Ainda no quesito “passeio que pode ser feito em família”, não deixe de considerar fazer uma visita à icônica a Lagoa dos Dinossauros, onde os pequenos visitantes (e também os adultos) se surpreendem com as réplicas de dinossauros diversos. De carro, são menos de 10 minutos do Jardim de Alah até esta atração.

O Parque dos Ventos, localizado na avenida que passa por trás da praia, sentido Food Park, também vale a visita. Ele possui o tamanho de mais de 10 campos de futebol, e diversas atrações para que pessoas de todas as idades possam se divertir muito!

Por fim, há também os atrativos gastronômicos para explorar: você encontrará tanto redes famosas de fast-food quanto estabelecimentos mais focados na culinária regional. E tudo isso sem precisar se locomover por muito tempo: tudo está muito perto!

O que mais aproveitar em uma viagem para Salvador

Mas é claro que, estando em Salvador, o Jardim de Alah será de fato apenas um dos atrativos turísticos que você irá querer conhecer.

Os clássicos, como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, por exemplo, definitivamente merecem lugar de destaque em seu roteiro. A não ser, é claro, que você já os tenha visitado em outro momento e já saiba tudo sobre eles.

Em outras palavras:

Durante sua viagem, aproveite tudo o que puder dos nossos atrativos naturais e também dos atrativos mais modernos, como os shoppings. Mas não esqueça de viver uma imersão na parte histórica dessa cidade inspiradora.

Os centenários casarões que fazem parte do Pelourinho e seus arredores são exemplos do que todo turista obrigatoriamente precisa conhecer em Salvador: eles abrigam restaurantes e museus, entre outros estabelecimentos, que são encantadores por dentro e por fora.

E se planejar para conhecer tudo isso de forma tranquila, respeitando o tempo da sua estadia, é muito mais fácil do que parece: basta utilizar as dicas do Blog Bahia Terra.

Por meio delas você terá acesso às informações úteis sobre como otimizar sua viagem, a fim de conhecer o Jardim de Alah / Salvador e qualquer outro atrativo da nossa cidade da melhor forma possível!

E aproveitando que você está em Salvador, que tal mergulhar nas nossas deliciosas águas? Leia o próximo post e descubra 9 lugares perfeitos para a prática de mergulho na capital baiana!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page