top of page
7 lagoas na Bahia que vale a pena conhecer

Postado dia 15/01/24 | 5min. de leitura

7 lagoas na Bahia que vale a pena conhecer

0 comentário

0 curtida

0 visualização


lagoas da Bahia
Lagoas na Bahia

Que a Bahia possui destinos incríveis repletos de praias belíssimas com águas cristalinas e coqueirais super preservados, ilhas paradisíacas e baías de tirar o fôlego, todos sabem. Mas o estado reserva ainda outros redutos incríveis para banho, cercados por natureza intacta, trilhas praticamente virgens e muito ar puro. 

As lagoas na Bahia se apresentam próximas ao mar e também na Chapada Diamantina, algumas são lugares pouco explorados pelo turismo e em geral, proporcionam muitos encantos e são opções maravilhosas para a prática do ecoturismo.

Vamos conhecer as melhores lagoas na Bahia?

  1. Lagoas Verde e Panela - Baixios - Esplanada

  2. Lagoa de Aruá - Praia do Forte - Mata de São João

  3. Lagoas Azul e Cassange - Barra Grande - Maraú

  4. Lagoa encantada - Ilhéus

  5. Lagoa da Pratinha - Chapada Diamantina

1 - Lagoas Verde e Panela - Baixios - Esplanada

A Lagoa Verde é uma das campeãs da Bahia, está situada no litoral norte de Salvador e proporciona um cenário digno de quadro. Emoldurada por dunas de areia branca e vegetação nativa, ela se encontra dentro de uma fazenda na praia de Baixios, distrito do município de Esplanada.

Existe um passeio em carros 4x4 que sai da Pousada Aldeola em Baixios e dura aproximadamente 3 horas, parando para o banho na Lagoa Verde, num lindo mirante em meio a dunas de areia branca e também na Lagoa Panela, onde os turistas podem remar em Stand Up Paddle, caiaque e pedalinho

Como chegar

Baixios está no litoral norte, a 121 km de Salvador e é acessada pela rodovia BA-099, também conhecida como Linha Verde, a primeira rodovia ecológica do Brasil. Ao chegar no km 121 e avistar a placa com o nome Baixios, deve-se entrar à direita e seguir por mais 7,5 km de estrada asfaltada até o vilarejo.

2 - Lagoa de Aruá

A Lagoa de Aruá é um pequeno paraíso que fica bem pertinho da Praia do Forte, lugar ideal para quem busca relaxar em meio a linda e serena natureza. O local é rústico, mas já possui boa infraestrutura de pousadas, chalés para aluguel e o restaurante Terroir do Axé, que possui deck de madeira, redes e espreguiçadeiras, além de oferecer caiaques, pedalinhos e pranchas de stand up aos visitantes. 


Por lá eles servem o que há de melhor na gastronomia baiana, frutos do mar temperados com muito dendê, sendo possível comer literalmente dentro d’água.

Como chegar

A Lagoa de Aruá fica a 5 km da Praia do Forte e está localizada do lado oposto ao mar. A estradinha até lá é de barro, mas está em boas condições de tráfego. Uma boa dica é seguir as placas que levam até o restaurante Terroir do Axé.

3 - Lagoas Azul e Cassange - Barra Grande - Maraú

A vantagem de optar por Barra Grande como destino é a variedade de cenários diversos e que estão muito próximos uns dos outros. 

Se seu objetivo é conhecer as belíssimas lagoas do Cassange e Azul, saiba que bem pertinho delas está a famosa praia de Taipu de Fora e sua piscina natural incrível, a Baía de Camamu, onde é possível fazer um belíssimo passeio de lancha entre suas ilhas e a cachoeira de Tremembé, além das diversas praias extraordinárias.

As duas lagoas estão na orla de Barra Grande, o que significa que você pode sair da praia e em alguns passos chegar à borda das mesmas. 

Lagoa do Cassange

A Lagoa do Cassange está em frente a praia do mesmo nome, é enorme e oferece muitas opções de trilhas, off road, pequenos vilarejos nativos ao seu redor, morros e mirantes sensacionais.

A lagoa também reserva um dos melhores restaurantes da região, estamos falando do Lagoa & Mar, que oferece mesas e cadeiras dentro d’água, redes e espreguiçadeiras em meio a uma paisagem quase inacreditável, além de um pôr do sol muito especial que transforma por completo a paisagem.

Lagoa Azul

Pequenina e muito charmosa, a Lagoa Azul possui um pequeno braço de areia que adentra na água e oferece a opção de vislumbrar sua paisagem por ângulos inusitados. Além de banho maravilhoso, a lagoa também é muito especial no pôr do sol, com as luzes e cores do entardecer refletidas num espelho d’água sensacional. 

Há também a presença de uma rústica barraquinha repleta de sombreiros de palha muito charmosos e que serve bebidas aos visitantes.

Como chegar

Primeiro é preciso chegar em Barra Grande, que pode ser acessada tanto por Ilhéus como por Salvador. Em geral, os turistas se deslocam até a cidade de Camamu e lá pegam uma lancha para Barra Grande.

Uma ótima opção de conhecer as lagoas é fazer um passeio de quadriciclo guiado que sai de Barra Grande, ou mesmo alugar um quadriciclo e sair desbravando a região.

4 - Lagoa Encantada - Ilhéus

Com certeza a Lagoa Encantada é um dos lugares mais espetaculares da Bahia, e acredite: muito pouco explorada pelo turismo, o que garante um passeio tranquilo e sem aglomerações.

Trata-se de uma grande lagoa próxima de Ilhéus, cercada por fazendas e um trecho de morros cobertos de mata atlântica, sendo explorada em um passeio de barco que leva a um local mágico onde duas cachoeiras se encontram, uma de frente para a outra. 

A cachoeira do Apepique brota da mata atlântica e despenca em 45 metros de queda, lembrando cenários de ilhas da Polinésia. A outra é a cachoeirinha Véu de Noiva, que está posicionada inacreditavelmente de frente para a do Apepique. O passeio de barco ainda oferece o belo pôr do sol dentro da lagoa, com muitas cores e espelhos d’água incríveis!

Como chegar

O primeiro passo é chegar em Ilhéus e já hospedado por lá, contratar o Passeio Ecológico Lagoa Encantada, que te busca no hotel ou pousada que estiver hospedado na cidade. O passeio dura aproximadamente 6 horas e pode ser realizado tanto no turno da manhã como no turno da tarde, para quem privilegia observar o pôr do sol.

5 - Lagoa da Pratinha - Chapada Diamantina

Visitar a Fazenda Pratinha é um dos passeios mais incríveis para quem viaja em família e com crianças pequenas. O rio que corta a fazenda possui águas azuis muito cristalinas e uma grande lagoa também de águas azuis que oferece banho e mergulho espetaculares, ideal para produzir fotos subaquáticas. 

A Fazenda Pratinha também possui duas grutas lindíssimas, a Gruta Pratinha e a Gruta Azul. Por lá é possível realizar um passeio de flutuação pela Gruta Pratinha, curtir a tirolesa que sobrevoa a lagoa e contratar o serviço de fotos sub que vale muito a pena. Lembrando que toda a região da Chapada Diamantina é excelente para quem procura pelo turismo de aventura na Bahia.

Como chegar

Primeiro passo é chegar em Lençóis,a  capital da Chapada Diamantina, e já hospedado por lá, uma excelente opção é contratar o Passeio Grutas Morro do Pai Inácio, que dura um dia inteiro levando os turistas de carro para o Poço e Cachoeira do Diabo, Fazenda Pratinha, Gruta da Lapa Doce e Morro do Pai Inácio

Vale lembrar que a Fazenda Pratinha dispõe de ótima infraestrutura composta por pousada e restaurante, para os que desejarem dormir uma noite por lá.

Os transfers da Bahia Terra Turismo

Somos uma agência de turismo nascida na ilha de Boipeba e especialista “em Bahia”. Desde 2006, levamos milhares de turistas aos mais diversos destinos baianos anualmente em nosso serviço de transfer.

Portanto, você poderá se deslocar com conforto e segurança para todos os destinos aqui citados, basta falar agora com um dos nossos colaboradores no WhatsApp da Central de Reservas, tirar todas as suas dúvidas e adquirir seu transfer online mesmo, de maneira prática e segura!

Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page