top of page
Pelourinho: 8 dicas para seu roteiro em Salvador

Postado dia 06/02/24 | 4min. de leitura

Pelourinho: 8 dicas para seu roteiro em Salvador

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Pelourinho, em Salvador, é um dos lugares mais icônicos do nosso país, daqueles que todo brasileiro precisa visitar ao menos uma vez.

E não é para menos, não é mesmo? Ali está uma parte importante da nossa história, que ainda hoje vive, por meio das ruas e dos casarões.

Inclusive, se você tem dúvidas sobre o que fazer em Salvador, tenha certeza de uma coisa: o Pelô, como é carinhosamente chamado, definitivamente precisa ser o item principal em seu roteiro.

Saiba mais sobre ele abaixo, e conheça 8 dicas de como aproveitá-lo da melhor forma.

largo do pelourinho centro historico salvador
Largo do Pelourinho no Centro Histórico de Salvador

O que é o Pelourinho, em Salvador

Embora seja considerado um bairro por muitas pessoas, o Pelourinho, na verdade, é um conjunto de ruas e casarões que compõem o Centro Histórico da cidade. Seu “trecho” mais famoso é o Largo do Pelourinho, cujo nome oficial é Praça José de Alencar, composto por uma ladeira com inúmeros edifícios coloridos, presentes nas fotos de todos os turistas.

ladeiras casaroes igrejas pelourinho salvador
Casarões coloniais, ladeiras, ruas de pedra e igrejas seculares no Pelourinho

As cores vibrantes, porém, não escondem a triste história que marca essa parte da cidade: os pelourinhos eram os locais nos quais os escravos ficavam presos e eram castigados, à vista de todos.

Com o passar das décadas, o famoso Pelourinho ganhou um novo significado e, hoje, é um local que respira música, arte, cultura e, claro, muita história!

Dicas de como aproveitar o Pelourinho durante sua viagem

Não há viagem para Salvador sem ao menos uma passagem rápida pelo Pelourinho.

Mas, independentemente de você estar só de passagem, ou ter alguns dias para aproveitar a capital baiana, vale a pena seguir algumas dicas, a fim de que sua visita a esse local seja proveitosa. E essas dicas são:

1. Busque se hospedar nas proximidades

rua de pedra e casaroes pelourinho salvador
Procure se hospedar em ruas centrais

O Pelourinho tem atrativos que, para serem conhecidos com calma, podem facilmente ocupar um dia inteiro do seu roteiro, ou mais.

Então, nada mais prático do que escolher uma hospedagem que seja próxima dele ou, quem sabe, escolher uma das muitas pousadas que hoje abrigam alguns de seus casarões. Assim, você irá otimizar sua locomoção, e ganhar mais tempo para ver tudo com calma.

2. Seja uma pessoa precavida

Lembre-se que você estará visitando uma cidade turística, que recebe milhares de turistas anualmente. E estará em um de seus principais pontos turísticos.

Logo, tenha cuidado com seus pertences.

Isso não quer dizer que o Pelourinho, e Salvador como um todo, sejam perigosos. Mas precaução nunca é demais, principalmente quando é fácil se distrair com as inúmeras belezas arquitetônicas que estarão ao seu redor.

3. Saiba como chegar

Essa, na verdade, é a parte fácil, sabia?

Mesmo que você não se hospede nos arredores do Pelourinho, poderá utilizar o transporte público, táxi ou carro de aplicativo para chegar até lá.

Atente-se apenas ao fato de que é proibida a circulação de ônibus no Pelourinho propriamente dito. Mas sua caminhada para finalizar o trajeto não será cansativa, e já irá te mostrando um pouco das riquezas da capital baiana.

4. Faça ao menos uma refeição no local

Além de ser rico em arte, história e cultura, o Pelô também é rico em gastronomia.

São diversos bares e restaurantes que surpreendem os visitantes com sabores incríveis, não deixe de conhecer ao menos um deles.

igreja e convento de sao francisco no pelourinho salvador
Igreja e Convento de São Francisco no Pelourinho

5. Dê atenção especial às igrejas

Mesmo quem não aprecia esse tipo de passeio não se arrepende de conhecer as famosas igrejas do Pelourinho e, por meio delas, viajar no tempo, na história do Brasil e nos diversos estilos artísticos que fazem parte da Bahia.

O Convento e Igreja de São Francisco, por exemplo, foi erguido em estilo barroco e muito ouro.

Você não pode deixar de ver isso, e muito mais, de perto!

6. Prepare-se financeiramente

É claro que, em sua visita ao Pelourinho, você levará uma quantia para alimentação e compra de lembrancinhas de seu interesse.

Mas não esqueça que em muitos locais, como as próprias igrejas, há uma cobrança simbólica, na hora da entrada. São valores baixos, mas também é bom se precaver nesse sentido.

O mesmo vale para os museus: alguns, como o Museu Casa do Benin, tem entrada gratuita, enquanto outros também vendem ingressos a preços simbólicos.

7. Escolha roupas e calçados confortáveis para o passeio

O Pelourinho definitivamente é o tipo de local no qual andamos por horas, sem nem mesmo percebermos o tempo passar.

talhas em ouro igreja sao francisco salvador
O interior da Igreja de São Francisco todo tallhado e coberto em ouro

São literalmente centenas de casarões para serem apreciados, por dentro ou por fora, portanto, dê preferências por roupas e calçados bem confortáveis. Dessa forma, irá se cansar o mínimo possível, e ter muito ânimo para continuar desbravando Salvador.

8. Faça o passeio com um guia especializado

Entrar em uma igreja sem conseguir identificar o real significado que ela tem para a história da Bahia e do Brasil, por exemplo, pode ser frustrante. Assim como andar pelas ruas do Pelourinho sem ter acesso às histórias marcantes para as quais elas foram palco.

Esse é o exemplo de informação que pode ser obtida quando optamos por fazer um passeio desse tipo com um bom guia turístico. Aliás: estamos falando de um passeio por um Centro Histórico e, portanto, ter um guia por perto é indispensável!

Conheça o Pelourinho com a Bahia Terra Turismo

No mercado de turismo e eventos desde 2006, a Bahia Terra Turismo é uma agência que conta com os melhores guias e os melhores passeios para quem quer conhecer Salvador em sua totalidade.

Com o Tour Histórico e Panorâmico de Salvador, por exemplo, você poderá otimizar seu roteiro, conhecendo os pontos mais importantes da capital baiana em um único passeio, incluindo o Centro Histórico e, consequentemente, o Pelourinho.

Tudo é planejado para que os participantes do tour possam apreciar cada local com calma, e cada parada é repleta de explicações que deixarão sua viagem ainda mais rica em detalhes.

igreja de sao domingos terreiro de jesus pelourinho
Igreja de São Domingos no Terreiro de Jesus

Saiba mais sobre tudo o que o Tour Histórico e Panorâmico contempla clicando aqui.

A Bahia Terra Turismo também cuida de tudo para que o seu traslado, a partir do aeroporto, seja o mais confortável possível: escolha se hospedar perto do Pelourinho ou em qualquer outro ponto da capital, e conte com o nosso serviço de transfer para se locomover.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente pelo WhatsApp, estamos aguardando seu contato, seja para fazer suas reservas ou simplesmente para obter mais informações.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page