top of page
Poço do diabo: tudo o que precisa saber antes de ir

Postado dia 15/08/23 | 2min. de leitura

Poço do diabo: tudo o que precisa saber antes de ir

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Um dos lugares mais acessíveis e bem no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o rio Mucugezinho possui um trecho à beira da BR-242 onde estão o poço e a cachoeira do Diabo. Lugar maravilhoso para banho, excelente para quem está de passagem e com pouco tempo disponível ou não está interessado em realizar trilhas longas.


Possui ótima infraestrutura, com estacionamento, restaurante, lanchonete e lojinha de souvenirs. Assim como o Morro do Pai Inácio, é um lugar de entrada para quem quer conhecer os encantos da Chapada e ótimo para passar um dia.


poco do diabo
Poço do diabo - Chapada Diamantina

Localização

18 km de Lençóis, o ponto inicial da trilha é o Restaurante Mucugezinho e a Cabana do Louro às margens da BR-242, de onde se inicia a trilha que dura aproximadamente 5 minutos até o rio Mucugezinho e mais 20 minutos até o Poço do Diabo, um percurso total de 1,5 km.


Cachoeira
Cachoeira no poço do diabo

A trilha, o poço do Diabo e a cachoeira

Uma trilha considerada fácil em se tratando de Chapada Diamantina, que pode ser acessada por crianças e idosos em condições saudáveis e que dura no máximo 30 minutos em marcha lenta.

Ela acessa os dois ângulos da cachoeira do Diabo, tanto por cima como por baixo. Com seus 20 metros e uma bela queda, é uma cachoeira perene, portanto, que sempre tem água. O poço que possui o mesmo nome da cachoeira, é maravilhoso, oferecendo um banho gelado de lavar a alma. Sim, dizem que é um dos banhos mais gelados da Chapada, mas como o ambiente é aberto ao sol, é também muito gostoso! Portanto, coragem!

A cachoeira do Diabo oportuniza o banho bem debaixo dela, atravessando o poço a nado para os mais habilidosos ou caminhando por uma trilhazinha à esquerda que leva até ela. Mas tenha cuidado, procure calcular cada passo, a natureza selvagem requer muita atenção. Há ainda um lindo cânion mais abaixo que pode ser acessado por quem conhece ou com o auxílio de um guia.


Garganta e poco do diabo
Garganta do diabo - Chapada Diamantina

Tirolesa e rapel

Para quem curte esportes radicais e de aventura, o poço do Diabo possui uma tirolesa que finaliza literalmente dentro d’água. A turma do rapel também está por lá, oferecendo aos turistas a oportunidade de uma descida de aproximadamente 22 metros verticais. Tudo muito seguro e conduzido por profissionais experientes, a tirolesa e o rapel do Poço do Diabo estão entre os mais antigos e tradicionais do Brasil.


Morro do Pai Inacio
Morro do Pai Inácio

Morro do Pai Inácio

Apenas 10 km separam o Poço do Diabo do Morro do Pai Inácio, proximidade que faz com que muitas agências casem os dois lugares num passeio de um único dia. Subir o Pai Inácio e aproveitar o entardecer lá de cima é uma atividade quase que obrigatória para quem passa por lá, já que o visual é um dos mais bonitos cartões postais do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Se você vai para a Chapada Diamantina, não deixe de conhecer nosso portfólio de passeios e trilhas. Trabalhamos com guias profissionais experientes e garantimos segurança plena, algo fundamental para quem se aventura na natureza selvagem do Parque.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page