Postado dia 09/09/24 | 5min. de leitura
Fotos subaquáticas: dicas para tirar ótimas imagens
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Quem não fica admirado quando se depara com fotos subaquáticas maravilhosas, em uma alta definição e qualidade que quase nos transportam para o maravilhoso e colorido mundo oceânico? O primeiro sentimento que vem à mente é: gostaria de ter fotos assim!
E como diz o dito popular “querer é poder”, eis que resolvemos escrever neste post um pequeno guia prático de como produzir fotos subaquáticas com qualidade e aproveitar aquela viagem paradisíaca repleta de piscinas naturais de água cristalina.
Escolha o equipamento certo para tirar fotos subaquáticas
Para fazer boas fotos embaixo d’água, o primeiro passo é escolher o equipamento certo e que ofereça a melhor relação custo-benefício.
Tomando como ponto de partida que você não é nenhum profissional de fotografia, deixaremos de lado as opções de equipamentos profissionais, que além de serem bem caros, necessitam de técnica e estudo apurados.
Sabemos da existência de diversos tipos de capinhas à prova d’água para celular, mas não optamos por elas. A segurança duvidosa delas coloca o celular em risco e não garantem imagens limpas, tampouco possuem praticidade no manuseio.
A GoPro e o “dome”
Nossa indicação é que você adquira uma câmera Gopro, que além de ser à prova d’água, proporciona diversos recursos e acessórios maravilhosos que podem te auxiliar na produção das suas imagens.
Atualmente, a GoPro se encontra na versão Hero 13, mas as câmeras a partir do modelo Hero 7 não necessitam de caixa estanque, sendo todas elas impermeáveis.
Você poderá filmar em resolução 4K, produzir cenas em câmera lenta com uma qualidade incrível, fotos em sequência com vários disparos por segundo e em altíssima resolução. Ou seja, fotografando um movimento completo, poderá escolher a melhor foto para emoldurar em sua parede.
E não poderíamos deixar de falar do engenhoso “dome”, que é um globo de acrílico que acopla a GoPro e é capaz de dividir a foto em duas partes, tendo a superfície da água como divisor. Assim, você poderá fazer aquela famosa foto entre peixinhos coloridos em uma maravilhosa piscina natural de água cristalina, com metade da imagem apresentando o mundo sub e a outra metade com toda a paisagem fora d’água.
E quanto ao “dome”, a última dica é que procure um que seja compatível com o modelo da sua Gopro, portanto, se ela for uma Hero 8, por exemplo, o “dome” precisa ser compatível com ela.
Onde produzir suas imagens subaquáticas
Se você quer produzir aquela foto especial capaz de emoldurar sua sala ou quarto, saiba que a escolha do destino é tão importante quanto o equipamento fotográfico que usará. E o primeiro critério deve ser a cristalinidade da água, seja ela de rio ou de mar.
Fotos sub em paisagens de rio
Se a sua vontade for a de viajar por regiões serranas no interior do país, saiba que existem destinos incríveis que proporcionam águas literalmente azuis e cenários fantásticos, ingredientes perfeitos para que suas imagens subaquáticas fiquem memoráveis.
Nossa primeira dica é a Chapada Diamantina, que possui um lugar chamado Fazenda Pratinha, onde corre um rio de águas azuis com direito a duas grutas espetaculares. O destino é completo e proporciona pousada, restaurante, além de excelente infraestrutura.
Outra opção é a famosa Nascente Azul em Bonito-MS, um lugar especial com água azul-turquesa e muita vida a ser fotografada. Bonito também dispõe de ótima estrutura para o turista, com excelentes pousadas e restaurantes.
Fotos sub em praias paradisíacas
Se o seu desejo é curtir uma ilha paradisíaca recheada de piscinas naturais, saiba que a Bahia é o lugar perfeito. São muitas as opções de destinos baianos que garantem as características para que suas fotos subaquáticas fiquem realmente incríveis.
Ilha de Boipeba
A Ilha de Boipeba é nossa queridinha, pois além de proporcionar vegetação praticamente intocada, possui um mar belíssimo, cristalino e cercado por barreiras de corais onde emergem incríveis piscinas naturais nos períodos de maré baixa.
Destaque para as maravilhosas piscinas naturais de Moreré, localizadas em uma das praias mais bonitas do Brasil, e que podem ser acessadas por passeios de lancha como o famoso “volta à ilha”. A lancha do passeio realiza uma parada mágica em uma das piscinas naturais de Moreré, momento perfeito para você sacar seus equipamentos e produzir as imagens subaquáticas tão sonhadas.
Garapuá - Ilha de Tinharé
Bem pertinho de Boipeba, a Praia de Garapuá é digna de cinema! Em forma de ferradura e cercada por grandes coqueirais, ainda possui uma das mais lindas piscinas naturais do Brasil, com direito até a barzinho flutuante. Um lugar perfeito e repleto de vida marinha para produzir imagens subaquáticas sensacionais.
Se você estiver hospedado em Boipeba, saiba que de lá sai o passeio de lancha para Garapuá, que proporciona um dia muito feliz nesse paraíso. Outra alternativa é realizar o passeio de caminhonete 4X4 a partir de Morro de São Paulo, que por sua vez, também possui muitas piscinas naturais excelentes para fotos subaquáticas.
Taipu de Fora - Península de Maraú
Já que estamos falando das piscinas naturais mais cristalinas da Bahia, não poderíamos deixar de citar a maravilhosa Praia de Taipu de Fora, localizada em Barra Grande, na Península de Maraú. Ela já figurou entre as mais bonitas do Brasil nos mais importantes veículos de mídia sobre turismo, como o Guia 4 Rodas Praias, por exemplo.
O destaque desse lugar é sua grande piscina natural, que diferentemente das demais aqui citadas, não necessita de barco ou lancha para ser acessada. Ela está literalmente na beira da praia, possui uma das águas mais cristalinas do Brasil e um conjunto de recifes de corais onde se pode conviver bem de pertinho com diversas espécies de peixinhos coloridos, moluscos, crustáceos e até tartarugas.
Por tudo isso, Taipu de Fora é o lugar a ser batido se tratando de fotos subaquáticas, bastando apenas um dia lindo de sol e maré baixa para que suas fotos fiquem incríveis!
Arquipélago de Abrolhos
Deixamos o Arquipélago de Abrolhos para o final como o momento de inserir a “cereja no topo do bolo”. Por estar a 60 km de distância da costa, este magnífico arquipélago inserido no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é rodeado de água azul-turquesa, recifes de corais belíssimos e um dos locais onde se encontra uma vida marinha preservadíssima.
Não à toa é considerado o paraíso do mergulho no Brasil. Se a sua escolha for produzir fotos em águas azuis, este destino é perfeito para suprir seus anseios.
Lembrando que todas as imagens utilizadas neste post foram produzidas com uma Gopro Hero 10 e um "dome" compatível.
Neste artigo você recebeu as melhores dicas para produzir fotos subaquáticas, desde o equipamento até sugestões de lugares maravilhosos para produzi-las. Conheça agora 4 passeios em Abrolhos para ampliar ainda mais seu leque de possibilidades, temos certeza que sua viagem será do jeitinho que você sonhou e merece!