top of page
Gruta da Lapa Doce: o que você precisa saber do local

Postado dia 23/03/23 | 2min. de leitura

Gruta da Lapa Doce: o que você precisa saber do local

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O estado da Bahia é, seguramente, um dos locais do Brasil que mais possui atrativos surpreendentes, sendo que muitos deles estão na Chapada Diamantina. Um exemplo claro disso é a chamada Gruta da Lapa Doce, que inevitavelmente causa um impacto visual imenso em qualquer pessoa que a visita.


Se você já tinha planos de visitar a região, está na hora de colocá-la em seu roteiro. Se não, vale a pena considerar fazer essa viagem e a visita à gruta: afinal, você não encontrará igual beleza em nenhum outro lugar.

A seguir, saiba tudo o que precisa sobre esse atrativo surpreendente.

O que faz a Gruta da Lapa Doce ser tão especial

Localizada na Chapada Diamantina, mais especificamente no povoado de Iraquara, a Gruta da Lapa Doce faz imenso sucesso por estar na lista das 5 maiores grutas do Brasil: são dezenas de quilômetros que compõem seu sistema, embora somente 850 metros estejam de fato abertos para visitação.

Sua abertura é de fato surpreendente e, uma vez lá dentro, qualquer visitante fica “de queixo caído” com as formações rochosas, isso sem citar o imenso salão que faz parte do local.

Sendo obrigatoriamente guiada, a visita dura tempo suficiente para contemplação, e pode ser feita por pessoas de qualquer idade.

No momento da saída, porém, existe uma dose a mais de aventura, por conta de uma subida, sendo esse o único fator que faz com que a Gruta da Lapa Doce não seja indicada para quem tem dificuldades de locomoção.

Vale salientar, ainda, que a gruta e o restaurante Lapa Doce fazem parte do mesmo complexo, o que é ótimo para quem quiser comer algo antes ou depois do passeio.

E por falar em passeio...

É difícil decidir qual roteiro escolher

Uma das principais coisas que o turista precisa saber ao visitar esse atrativo é que existem 3 roteiros de visitação.

Inclusive, a visita à Gruta da Lapa Doce tem valor variável, justamente de acordo com o roteiro escolhido e com o número de participantes do tour guiado.

Os 850 metros acima citados, por exemplo, fazem parte do Roteiro 1, enquanto que quem quer avançar ainda mais na exploração pode optar pelo Roteiro 2. O terceiro roteiro, por sua vez, é destinado a quem quer ver de perto as pinturas rupestres.

Por fim, vale frisar que o tempo máximo médio do passeio é de 02h00, o que permite que outros atrativos da região sejam conhecidos com calma.

E é justamente isso o indicado: complementar o roteiro de visita à Gruta da Lapa Doce com visitas a outros pontos estratégicos, que pode incluir outras grutas da Chapada Diamantina e a ida ao cume do Morro do Pai Inácio.

Caso sua hospedagem seja em Lençóis, você poderá desfrutar desse roteiro por meio de um passeio exclusivo, que dura aproximadamente 10 horas, já incluindo ingressos para todos os atrativos e almoço.

Clique aqui para saber mais sobre o passeio que inclui grutas, poço, cachoeira e Morro do Pai Inácio: você verá que de fato esse será o melhor custo benefício para sua viagem!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page