
Postado dia 31/08/25 | 6min. de leitura
Igreja de Santo Antônio da Barra: história e belas paisagens
0 comentário
0 curtida
156 visualizações
A Igreja de Santo Antônio da Barra é um monumento soteropolitano de grande valor histórico, principalmente em razão da sua localização. Ela está situada na Vila Velha, onde nos primórdios do séc. XVI e antes dos portugueses iniciarem a colonização, viveram Diogo Álvares “Caramuru” e sua esposa tupinambá Catarina Paraguaçu.

No quesito belezas naturais, ela também se destaca, já que foi construída em uma colina de onde se vislumbra boa parte da entrada norte da Baía de Todos os Santos e a Praia do Porto da Barra. O visual que a cerca é realmente impressionante e “paga o ingresso” de quem a visita, sendo com certeza, uma ótima opção do que fazer na cidade.
A Paróquia de Santo Antônio é atuante e promove lindas festas tradicionais ao longo do ano, que valem a pena conferir e inserir no calendário do seu roteiro de viagem a Salvador.
Continue conosco e conheça um pouco mais sobre este antigo monumento!

A origem da Igreja de Santo Antônio da Barra
Pouco se sabe sobre a origem da Igreja de Santo Antônio da Barra, além do fato de que Solon de Mello Morais a citou nos registros de embargos reais em 1626, afirmando que a construção da mesma se deu entre 1595 e 1600.
O padre Antônio Vieira (1608−1697) também fez referência a ela por meio de informações enviadas ao padre geral da Companhia de Jesus, mas nenhuma informação que mereça destaque aqui.
O senhor de engenho de açúcar e antigo cronista Gabriel Soares de Sousa, ao descrever a Barra da Bahia em seu livro “Tratado Descritivo do Brasil em 1587”, afirma que alguns a chamam de Barra de Santo Antônio, “por estar junto dela num alto uma ermida”.
A Igreja de Santo Antônio da Barra é uma das três dedicadas ao santo português existentes na cidade de Salvador.
O que ver na Igreja de Santo Antônio da Barra
A Igreja de Santo Antônio da Barra é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e possui relevante valor arquitetônico.
Sua fachada é simplória, característica das igrejas primitivas construídas nesse período, e conserva alguns elementos arcaicos, como o acesso ao 1º andar pelo exterior e a capela-mor coberta por abóbada de berço (formato do teto curvo como os antigos berços).

Ela apresenta duas torres piramidais revestidas de azulejos e um frontão triangular entre ambas. Internamente, nas paredes laterais da nave estão pendurados alguns quadros pintados a óleo que remetem momentos da vida de Santo Antônio. No teto, há uma linda pintura de autor desconhecido e cujo tema é a glorificação do santo.
De acordo com Luís Viana Filho, recebeu da África uma imagem de São José em 1752, santo este que era patrono de uma sociedade de traficantes de escravos e cuja “irmandade” funcionou nas suas instalações. Esta imagem se encontra atualmente na sacristia da igreja.
Festas tradicionais na Igreja de Santo Antônio da Barra
A paróquia é responsável pela realização de grandes eventos na igreja, sejam eles religiosos, ou atividades privadas como festas de casamento e o já tradicional Réveillon da Baía. Confira o calendário anual e as principais informações sobre cada evento:

Festa de Santo Antônio
A festa do padroeiro Santo Antônio é a mais importante da igreja no calendário anual.
O grande dia do santo é 13 de junho, mas antes dele acontece um trezenário entre 31 de maio e 12 de junho, com missas sempre às 18:00 e após elas, uma quermesse com barraquinhas de comidas e bebidas, bazar e muita música.
O evento é encerrado no dia 13 de junho, onde ocorrem missas às 06:30, 08:00, 09:00, 10:00, 12:00, 14:00, 15:00, 16:00, 18:00 e 19:30.
Festa do Sagrado Coração de Jesus
Esta festa religiosa ocorre entre 08 e 11 de julho, com missas diárias às 18:00, além de padres convidados e a participação ativa da comunidade.
Forró do Padre
O Forró do Padre da Igreja de Santo Antônio da Barra acontece desde 2023, sempre no mês de junho.
O evento proporciona muito forró pé de serra, comidas típicas e gente animada dançando nos jardins da área externa da igreja. Vale lembrar que os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na secretaria da mesma.
Quanto ao dia da festa, pode variar ano após ano, sendo importante confirmar a data na paróquia antes e comparecer.
Réveillon da Baía
É uma das festas de réveillon mais tradicionais de Salvador, já que acontece desde o ano 2000. O evento costuma atrair turistas e baianos que celebram a virada do ano ao som de artistas consagrados.
O grande destaque está no local onde a festa ocorre, na área externa da Igreja de Santo Antônio da Barra e usufruindo da sua vista única para a Baía de Todos os Santos.
Casamento na Igreja de Santo Antônio da Barra
A beleza exterior e interior da Igreja de Santo Antônio da Barra costuma atrair noivos apaixonados em busca de uma celebração de casamento muito especial. Internamente, a igreja é belíssima e impecavelmente bem cuidada, o que a torna um palco glamouroso e que exige pouco em termos de decoração.
Quando o assunto é a área externa, o desejo dos noivos em casar nela se amplia significativamente, em razão de possuir um espaço gramado para recepção e que oferece uma das mais belas vistas de Salvador. A atmosfera desse lugar é realmente incrível, com a brisa marítima que torna o ambiente suave e agradável como em um veraneio.
Como chegar na Igreja de Santo Antônio da Barra
Como já foi dito, a igreja está situada no meio da Ladeira da Barra e pode ser acessada caminhando a partir da Praia do Porto da Barra ou do Largo da Graça, que devem ser referências no caso de quem se dispor a ir até lá utilizando transporte público. Existem linhas de ônibus que circulam na orla marítima de Salvador e que levam até ambos.
Porém, a melhor maneira de ir até a Igreja de Santo Antônio da Barra é de transfer, já que este serviço busca o turista na comodidade do seu hotel e o leva direto até o objetivo, sem necessidade de caminhadas e com todo o conforto de automóveis novos e climatizados.
Mais informações
Endereço da Igreja de Santo Antônio da Barra: Praça Santo Antônio da Barra, nº 01, Barra, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: terça-feira, das 06:00 às 19:00; de quarta a sábado, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 19:00; domingo, das 06:00 às 12:00 e das 14:00 às 19:00.
Dias e horário de missas: terça-feira, às 07:00, 12:00 e 18:00; quarta, quinta e sexta-feira, às 18:00; domingo, às 08:00 e 18:00.
O que fazer próximo à Igreja de Santo Antônio da Barra

A igreja é cercada de grandes atrações, de maneira que ir até ela pode abrir caminhos para explorar e conhecer monumentos históricos e lugares encantadores na capital baiana. Primeiro, ela está situada entre três pontos belíssimos da cidade: O Corredor da Vitória e o bairro da Graça, na margem superior, e as praias da Barra, no andar de baixo.
Para se ter uma ideia, somente na Praia do Porto da Barra, que está a apenas 500 metros da igreja e oferece um dos melhores banhos da cidade, encontram-se o Forte São Diogo e o Forte Santa Maria. Além de serem monumentos históricos antiquíssimos, são os locais onde funcionam o Espaço Carybé das Artes e o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, respectivamente.

Caminhando mais 800 metros pela belíssima orla a partir do Porto da Barra, encontra-se um dos mais impressionantes cartões postais do Brasil, o Forte de Santo Antônio da Barra e o Farol da Barra, onde funciona o Museu Náutico da Bahia.
No andar de cima da igreja, o Corredor da Vitória proporciona diversos museus, cinema alternativo e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, possivelmente a mais antiga de Salvador.
Do outro lado, o bairro da Graça é o local onde se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Graça, construída a partir de 1535 a mando da tupinambá Catarina Paraguaçu.
A distância entre a Igreja de Santo Antônio da Barra e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória é de apenas 780 metros. Para chegar até a Igreja de Nossa Senhora da Graça, é preciso caminhar aproximadamente 1300 metros. Outra vantagem na contratação de um transfer é que o mesmo poderá ficar disponível para te levar em todos esses monumentos, a depender apenas da negociação.

Visto que você já está por dentro das principais informações a respeito da Igreja de Santo Antônio da Barra e sua ótima vista, saiba agora sobre 7 lugares espetaculares para apreciar o pôr do sol em Salvador. Cada ângulo é único e cada ponto oferece paisagens encantadoras e que fazem valer a pena conferir de perto um por um.
Bibliografia
AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio e Turismo. v.1. Monumentos do Município de Salvador, 1975-2002. 7v.
SOUSA, Gabriel Soares. Tratado Descritivo do Brasil em 1587. São Paulo: Hedra, 2010.
Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com
