top of page
Pôr do sol em Salvador: 7 ótimos lugares para curtir o momento

Postado dia 15/08/23 | 4min. de leitura

Pôr do sol em Salvador: 7 ótimos lugares para curtir o momento

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Salvador é uma cidade de geografia privilegiada em função de possuir duas orlas marítimas, uma de mar aberto e outra de águas abrigadas no mar interior da Baía de Todos os Santos. Essa condição diferenciada também favorece ângulos e cenários incríveis para assistir ao pôr do sol em Salvador, um espetáculo da natureza que torna qualquer viagem mais fotogênica e atraente.


Listamos alguns dos melhores lugares em Salvador para assistir esse fenômeno diário da natureza, locais com a presença de monumentos históricos que se tornam ainda mais especiais sob o colorido radiante do entardecer. Com certeza essas dicas enriquecerão a sua viagem e você poderá curtir um point diferente a cada entardecer em Salvador.



por do sol em salvador
Pôr do sol - Farol da Barra

1 - Farol da Barra

O Farol da Barra está no interior do Forte Santo Antônio da Barra e ambos se localizam no alto de um morro, um belo mirante posicionado bem de frente para o oeste e com uma vista diferenciada da entrada da Baía de Todos os Santos.

Um dos mais bonitos cartões postais de Salvador, onde os momentos do entardecer costumam acontecer com a presença de músicos de rua e aplausos do público presente.

É muito comum também a entrada e saída de embarcações na Baía, que ao passarem pela linha do pôr do sol, fazem a alegria dos apaixonados por fotografia. A região ainda possui outros dois fortes, o Santa Maria e o São Diogo, locais também privilegiados e com vistas maravilhosas do pôr do sol.


por do sol em salvador Elevador Lacerda
Elevador Lacerda na Praça Municipal

2 - Elevador Lacerda na Praça Municipal

No alto do principal cartão postal de Salvador, que se localiza na Praça Municipal, está um dos mirantes mais espetaculares da cidade. A vista completa da Baía de Todos os Santos com o Elevador Lacerda posicionado de frente para o pôr do sol, torna o cenário perfeito nos finais de tarde. É como se tivessem construído o elevador ali somente para esse fim, tamanha perfeição e simetria no enquadramento.

Sem falar de todos os prédios e casarões históricos ao redor, igrejas diversas, do Mercado Modelo e, principalmente, do Forte São Marcelo, que do mar na Baía completa uma das paisagens mais bonitas do mundo!


Museu de Arte Moderna (MAM)
Museu de Arte Moderna (MAM)

3 - Museu de Arte Moderna (MAM)

O Museu de Arte Moderna está instalado no complexo arquitetônico do Solar do Unhão, um sítio histórico do século XVIII posicionado às margens da Baía de Todos os Santos. O local possui a Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, fonte, aqueduto, chafariz, senzala, alambique e a casa grande onde está instalado o Museu de Arte Moderna (MAM).

Todo esse conjunto arquitetônico antigo fica lindamente iluminado pela última luz do dia, oferecendo cenários fantásticos para fotografias. Mas é no cais onde o grande espetáculo acontece, com o reflexo do pôr do sol e do entardecer refletido nas águas da Baía de Todos os Santos, um momento inesquecível para guardar no coração.


por do sol em salvador Farol do Humaita ou Forte Monte Serrat
Farol do Humaitá ou Forte Monte Serrat

4 - Farol do Humaitá ou Forte Monte Serrat

Os dois monumentos estão bem próximos, sendo portanto, duas opções em uma para assistir ao pôr do sol. No local do Farol do Humaitá se encontra a charmosa Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat, construída no final do século XVI. Assim como o farol, ela está lindamente posicionada de frente para o pôr do sol, contribuindo muito com a riqueza do cenário.

O Farol do Humaitá possui um muro alto, onde se pode subir para admirar, sem barreiras, o espetáculo da natureza.

Quanto ao Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat, está posicionado ao lado do Farol do Humaitá e no alto de um morro, sendo possível ir caminhando mesmo. O monumento é datado do final do século XVII e possui linda arquitetura! A entrada é gratuita e lá de dentro se tem uma vista incrível da Baía de Todos os Santos e do pôr do sol.


Igreja Nossa Senhora da Penha na praia da Ribeira
Igreja Nossa Senhora da Penha na praia da Ribeira

5 - Igreja Nossa Senhora da Penha na praia da Ribeira

A praia da Ribeira inteira é muito especial no entardecer, mas destacamos a sua extremidade direita em função da presença de uma ilustre senhora, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, datada de 1742.

Posicionada de frente para o mar da Baía de Todos os Santos e na extremidade da Península de Itapagipe, a igreja fica dourada sob os últimos raios de sol, que também doura o mar e as demais casinhas vizinhas. Um lugar romântico e bucólico onde também se pode comer uma boa moqueca em um dos restaurantes vizinhos.


Forte Santo Antonio Alem do Carmo
Forte Santo Antônio Além do Carmo

6 - Santo Antônio Além do Carmo

O lado oposto ao Pelourinho no Centro Histórico de Salvador abriga uma grande praça onde estão situados dois lindos monumentos históricos, a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, construída em 1594, e o Forte Santo Antônio Além do Carmo, edificado no século XVIII.

O local é um dos pontos mais altos de Salvador e possui vista ampla da Baía de Todos os Santos, podendo-se distinguir suas principais ilhas, a de Itaparica, a dos Frades e a ilha de Maré.

Alguns restaurantes possuem varandas de frente para toda essa maravilha, cenários perfeitos para assistir ao pôr do sol no conforto de uma mesa, bem acompanhado, comendo e bebendo deliciosamente. Aqui indicamos alguns:


por do sol em salvador passeio de barco
Passeio de Barco no pôr do sol em Salvador

7 - Passeios de barco

Uma ótima opção é assistir ao pôr do sol navegando na Baía de Todos os Santos. Existem algumas opções de passeios que contemplam esse momento mágico do dia, seja especificamente para este fim, ou no retorno dos seus roteiros diários.

Conheça algumas opções de passeios de barco onde se pode assistir ao pôr do sol no mar clicando aqui!

Agora que já descobriu onde curtir o pôr do sol em Salvador, conheça mais sobre nosso blog

Curtiu este artigo? Saiba que há muito mais em nosso blog, que é renovado mensalmente com dezenas de posts como este, sobre os mais diversos assuntos acerca dos destinos turísticos baianos.

Planeje sua viagem à Bahia com a Bahia Terra Turismo, que desde 2006 leva milhares de turistas anualmente aos recantos dessa linda Bahia!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page