Postado dia 03/10/24 | 4min. de leitura
Praia da Boa Viagem em Salvador: veja por que vale a pena
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Praia da Boa Viagem em Salvador é uma verdadeira pérola localizada na orla da Cidade Baixa, ou seja, região banhada pelas águas verdes, tranquilas e cristalinas da Baía de Todos os Santos.
Saiba que visitá-la quando estiver hospedado em Salvador pode ser um ótimo programa, já que o bairro da Boa Viagem também proporciona diversos outros atrativos.
Dentre eles, o lindo Forte Monte Serrat, um dos mais antigos da cidade, a belíssima Igreja de N. S. da Boa Viagem, situada de frente para o mar, e muitas outras atrações bem próximas que podem ser visitadas caminhando.
Continue conosco e descubra todas as informações necessárias sobre este, que é mais um pedacinho charmoso da primeira capital do Brasil!
Características e localização da Praia da Boa Viagem
A Praia da Boa Viagem está situada entre a Ponta do Humaitá e a Praia do Cantagalo, sendo esta última localizada no bairro da Calçada. Possui aproximadamente 2,5 km de extensão, mas o trecho entre o Forte Monte Serrat e a Igreja da Boa Viagem é o mais bonito e mais qualificado da praia em termos de segurança e infraestrutura.
A principal característica da Boa Viagem é o longo banco de recifes de corais que acompanham toda a sua extensão, o que enche de vida e colorido essa parte do litoral soteropolitano, um dos mais cristalinos da Bahia.
Assim sendo, dá pra imaginar que o banho nesta praia é maravilhoso, e suas águas mansas também são excelentes para a prática de esportes náuticos, seja a remo, navegando em pequenas embarcações movidas a vela, ou curtindo mergulhos livres com o uso de máscara e snorkel.
Monumentos históricos da Praia da Boa Viagem em Salvador
Em função de estar situada no interior da Baía de Todos os Santos, a Praia da Boa Viagem esteve nas primeiras incursões europeias do litoral brasileiro. O local foi escolhido para a construção de um dos mais antigos fortes do Brasil, o Monte Serrat, e também da Igreja de N. S. da Boa Viagem.
Forte Monte Serrat
Não se sabe ao certo a data da sua construção, mas é de comum interpretação entre historiadores que fora na segunda metade do séc. XVI, já que o mesmo foi citado por Diogo de Campos Moreno em 1609 como uma construção já consolidada.
O Forte Monte Serrat está situado no alto de uma colina, com vista estupenda do mar esverdeado da Baía de Todos os Santos e de quase toda a extensão da Cidade Baixa de Salvador.
Sua arquitetura é original e chegou aos tempos atuais sem alterações, o que o torna um monumento ainda mais especial a ser visitado.
Igreja de N. S. da Boa Viagem
A Igreja de N. S. da Boa Viagem é muito famosa por ser o principal palco da tradicional Festa do Bom Jesus dos Navegantes, mas sua arquitetura e antiguidade também encantam os visitantes.
Vale lembrar que seu interior abriga um conjunto de azulejos portugueses que narram épicas histórias de navegantes ibéricos e capela-mor com um lindo altar de arquivoltas. A igreja também funcionou como hospício, termo que no passado era utilizado como local onde se tratavam doentes em geral.
O local é cênico, pitoresco e excelente para produção de imagens, tendo o mar verde e cristalino como moldura frontal.
Onde comer na Praia da Boa Viagem, Salvador
Restaurante Caranguejo do Baiano
Uma ótima pedida é aproveitar o excelente Caranguejo do Baiano, especializado em frutos-do-mar e situado em frente a Praia da Boa Viagem. Possui guarda-sóis, mesas e cadeiras na areia da praia, mas também um ótimo deck de madeira com vista para o mar e para o lindo pôr do sol da Baía de Todos os Santos.
Endereço do Restaurante Caranguejo do Baiano: Rua da Boa Viagem, 219, Monte Serrat, em Salvador.
Dias e horários de funcionamento: de domingo a quinta, das 11h às 23h; sexta-feira, das 11h às 05h; sábado, das 11h às 02h.
Restaurante Humaitá
Instalado no antigo casarão que serviu de morada da família Garcia d’Ávila no início do séc. XVII, o Restaurante Humaitá está localizado em frente ao Farol do Humaitá e ao lado da Igreja e Mosteiro de N. S. de Monte Serrat. Além de proporcionar uma vista especial para o mar da Baía de Todos os Santos, produz uma das melhores moquecas da cidade.
O local também é muito procurado para quem busca curtir um pôr do sol regado a boas conversas e cerveja gelada.
Endereço do Restaurante Humaitá: Rua Monte Serrat, 54 - Box 1 - Monte Serrat, em Salvador.
Dias e horários de funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 21h.
Onde se hospedar nos arredores da Praia de Boa Viagem
A Praia da Boa Viagem não dispõe de hotéis e pousadas, sendo que as melhores hospedagens estão em bairros próximos, como o Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo, ambos no centro histórico de Salvador.
Por lá, é possível encontrar toda espécie de hospedagens, de hotéis refinados como o Hotel Fasano, localizado na Praça Castro Alves, a pousadas em belos casarões coloniais, como a linda Pousada do Boqueirão, situada em Santo Antônio Além do Carmo.
Atrativos vizinhos da Praia da Boa Viagem
Vale lembrar que a Praia da Boa Viagem está bem próxima de muitos outros atrativos imperdíveis de Salvador, como a famosa Igreja do Bonfim, um dos cartões postais mais famosos da Bahia.
Também está bem próxima da Igreja e Mosteiro de N. S. de Monte Serrat, datada do séc. XVI, do Memorial Irmã Dulce, em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, da Praia da Ribeira e da Igreja de N. S. da Penha, localizada na extremidade da Península de Itapagipe.
O Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Forte São Marcelo estão bem próximos, a apenas 6,5 km de distância, e também podem ser visitados aproveitando tudo isso em um passeio de um dia.
Agora que você conheceu a Praia da Boa Viagem em Salvador, saiba mais sobre a Igreja de N. S. da Boa Viagem e a festa do Bom Jesus dos Navegantes, um dos cortejos marítimos mais bonitos da Bahia, que envolve quase 300 anos de história, cultura, fé e sincretismo religioso.