
Postado dia 04/11/25 | 6min. de leitura
6 igrejas à beira-mar na Cidade Baixa em Salvador
0 comentário
0 curtida
40 visualizações
Existem igrejas à beira-mar na Cidade Baixa em Salvador que encantam pela exuberância arquitetônica, histórica, e também pelas belas paisagens formadas na Baía de Todos os Santos.
Elas fazem parte do vasto complexo de templos católicos da capital baiana, que de tão impressionante, virou música composta pelo icônico compositor baiano Dorival Caymmi. Em “365 Igrejas”, ele faz referência à grande quantidade de igrejas históricas da cidade e o que parece um exagero, é um fato! Salvador possui muitas delas, mas não 365 como diz na música, e sim, aproximadamente 400.

Conhecer todas é muito difícil, até mesmo para historiadores soteropolitanos. Por isso, neste artigo apresentamos 6 opções posicionadas majestosamente em locais especiais para turistas em busca de paisagens e conhecimento histórico. Confira!
6 igrejas na Cidade Baixa que estão à beira-mar
Visitar as igrejas da nossa lista em um único dia pode ser uma ótima opção de passeio na cidade. Então, veja quais são elas e monte seu roteiro!
1. Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat
A simplória Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat é uma pérola, e não apenas pela beleza da sua arquitetura primitiva, mas especialmente pelo contexto histórico em que está inserida e pelo local onde foi construída.

Localizada na Ponta do Humaitá, uma das extremidades da Península de Itapagipe, a igreja foi erigida pela família Garcia d’Ávila no início do séc. XVII e está ao lado de um casarão da mesma família datado de 1619.
O lindo cenário ainda é composto pelo Farol do Humaitá, sendo um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol em Salvador. Ao lado dela há uma pequena prainha que oferece banho especial, com um mar muito verde e cristalino.
Endereço da Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat: Rua Santa Rita Durão, s/n, Monte Serrat, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: a igreja costuma ficar fechada e não possui um horário padrão de funcionamento. Com sorte, é possível conhecê-la por dentro.
2. Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é uma das mais bonitas igrejas à beira-mar de Salvador, de onde se tem vista privilegiada das águas cristalinas da Praia da Boa Viagem.

Em 1710, funcionava no local um antigo hospício (termo antigo utilizado para designar hospital), sendo a igreja construída em 1743. Em seu interior encontra-se um belo conjunto de azulejos portugueses com pinturas que representam histórias de navegantes ibéricos.
Ela também se destaca por fazer parte da tradicional Festa do Bom Jesus dos Navegantes, que possui aproximadamente 300 anos de celebração e acontece sempre no dia 31 de dezembro.
Endereço da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem: Largo da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00; sábado, das 09:00 às 12:00.
3. Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das mais importantes igrejas da Cidade Baixa de Salvador. Com proporções gigantescas, o templo foi construído em pedra e cantaria de lioz encomendadas de Portugal, sendo o templo atual, a sua terceira versão construída entre 1739 e 1831.

É relevante dizer que a primeira versão foi construída em 1549, a mando do primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Sousa. Não se sabe ao certo a data da construção da segunda versão, o que provavelmente deve ter ocorrido ainda no séc. XVI. Suas ruínas se encontram no interior do templo e são um espetáculo à parte. Passar alguns minutos por lá é uma verdadeira viagem no tempo que conduz às origens do Brasil.
Endereço da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia: Rua da Conceição da Praia, s/n, Comércio, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07:30 às 16:00; sábado e domingo, das 07:00 às 12:00.
4. Igreja de Nossa Senhora da Penha
Situada na ponta da Península de Itapagipe, a Igreja de Nossa Senhora da Penha está de frente para uma das praias mais bonitas de Salvador e pouco conhecida pelo turismo. O templo foi construído em 1742 pelo Arcebispo D. José Botelho de Mattos e também tinha a função de ser seu palácio de verão.

No interior da igreja, é possível admirar tetos pintados esplendidamente e altares em estilo barroco. Destacam-se também as imagens de Santa Ana e São Joaquim, além de lindas peças de prataria.
Na Penha, não faltam opções de restaurantes à beira-mar para comer uma boa moqueca, sendo este um ótimo lugar para o almoço.
Endereço da Igreja de Nossa Senhora da Penha: Praça Padre Francisco Dórea Reis, nº 2, Ribeira, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: quarta e quinta-feira, às 07:30 (somente nos dias e horários de missas).
5. Igreja da Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim
Inaugurada em 1728, a Igreja da Casa Pia de São Joaquim é um ex-noviciado composto por igreja, colégio e antigo convento. Até o séc. XIX, estava localizada praticamente na praia, mas com o tempo e sucessivos aterros, hoje se encontra afastada do mar, tendo a Av. Jequitaia à sua frente.

O complexo arquitetônico é de rara beleza e impressiona pelo estado de conservação e mobiliário antigo.
O antigo convento é hoje um cerimonial de luxo, onde são realizadas festas de casamento, formatura, entre outros eventos. A Casa Pia foi um orfanato e ainda hoje preserva sua essência, mantendo uma escola infantil que atende crianças das comunidades vizinhas.
Sua igreja é belíssima, com pintura do teto alusiva à Anunciação da Virgem, linda capela-mor e diversos quadros pintados por autores antigos, além de talhas produzidas por irmãos da paróquia entre 1722 e 1748.
Endereço da Igreja da Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim: Avenida Jequitaia, nº 375, Calçada, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: para conhecer o complexo, é preciso agendar previamente.
6. Igreja da Ordem Terceira da Santíssima Trindade
Assim como a Igreja da Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim, a Igreja da Ordem Terceira da Santíssima Trindade se encontra na Av. Jequitaia, estando no passado praticamente à beira da praia e hoje do outro lado da avenida.
Sua obra iniciou em 1739, mas em razão de um grande incêndio, foi reconstruída em 1888. Sobreviveram ao fogo apenas suas paredes externas e fachada, sendo seu interior quase todo refeito.
Em 1990, foi abandonada e esteve em ruínas por anos, até que foi resgatada pela Comunidade da Trindade, composta por ex-moradores de rua que atuam acolhendo pessoas em situação de risco.
Com o trabalho voluntário, eles fizeram diversas campanhas, criaram o jornal Aurora da Rua, passaram a produzir artes sacras e a cultivar flores e frutos, de maneira que as vendas de todos esses produtos retornam para cuidados com o templo, renda e investimentos na reinserção social dos comunitários.
A igreja está muito linda e recém restaurada e também vale muito a pena uma visita por todo trabalho realizado.
Endereço da Igreja da Ordem Terceira da Santíssima Trindade: Avenida Jequitaia, nº 165, Água de Meninos, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sábado, das 09:00 às 18:00; domingo, das 09:00 às 16:00.
Como chegar em todas as igrejas à beira-mar da Cidade Baixa em um único dia
Apesar de todas as igrejas aqui citadas estarem na Cidade Baixa, a distância entre as mais extremas chega a 9 quilômetros. Caminhar por esse percurso não é uma boa ideia, já que existem trechos bem inseguros.
Sendo assim, uma ótima alternativa é ir de carro. Dessa maneira é possível visitar confortavelmente todas as igrejas à beira-mar na Cidade Baixa de Salvador em um único dia. Conheça então o transfer da Bahia Terra Turismo, uma agência de turismo baiana e confiável que atua no setor desde 2006, oferecendo ótimas experiências para os visitantes.
