top of page
8 maiores cachoeiras do Brasil: conheça as mais altas

Postado dia 11/09/24 | 5min. de leitura

8 maiores cachoeiras do Brasil: conheça as mais altas

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Conhecer as maiores cachoeiras do Brasil é apreciar outro lado deste país continental, muito famoso por um longo litoral repleto de praias tropicais belíssimas. As regiões serranas brasileiras estão dispersas pelos quatro cantos do país, proporcionando centenas de cachoeiras e cenários espetaculares que merecem ser conhecidos antes de realizar uma viagem internacional.

São obras-primas da natureza que impressionam não somente pela dimensão, mas também pelos cenários que as compõem, onde a natureza fala mais alto e está preservada de qualquer tipo de urbanização.

Cachoeira da Fumaça por baixo Chapada Diamantina
Toda a imponência da Cachoeira da Fumaça por baixo na Chapada Diamantina, Bahia

Maiores cachoeiras do Brasil

Assim, preparamos este artigo para que seja um guia das cachoeiras mais altas do Brasil, para que você possa planejar suas viagens e colecionar fotografias nessas colossais obras da natureza. Confira nossa lista!

1. Cachoeira da Neblina

A maior cachoeira do Brasil é a Cachoeira da Neblina que possui inacreditáveis 450 metros de altura e está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no município de Guapimirim - RJ. Porém, é tão selvagem e sua queda d’água tão forte e perigosa, que é proibido chegar até os pés dela, o que impossibilita o banho. Assim sendo, só é permitido sua contemplação a uma certa distância, o que garantimos que já vale o passeio.

Uma viagem até essa magnânima cachoeira também proporciona conhecer a linda região serrana do Rio de Janeiro e as belíssimas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Uma região repleta de grandes atrações como o Dedo de Deus, com seus 1692 metros de altitude e uma infinidade de trilhas por cenários incríveis.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é muito bem estruturado para receber turistas, portanto, estará lhe esperando de braços abertos. 

2. Nascente Norte e Nascente Sul do Rio Cotingo

Com 375 m e 365 m de altura respectivamente, ambas são nascentes do Rio Cotingo, e fazem parte do Monte Roraima, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Trata-se de um dos pontos mais elevados do país, com 2723 metros de altitude. 

Pelo fato do acesso ser difícil, uma boa opção é procurar uma agência especializada em expedições ao Monte Roraima, para explorar além das citadas cachoeiras, muitos outros cenários fantásticos com a segurança que expedições desse nível exigem.

3. Cachoeira da Fumaça

Com 380 metros de queda livre, a Cachoeira da Fumaça é mais uma gigante brasileira que deslumbra seus visitantes e permite que seja apreciada bem de pertinho, tanto na trilha por cima, como no trekking por baixo.

Cachoeira da Fumaça por cima Chapada Diamantina
A Cachoeira da Fumaça vista por cima - Chapada Diamantina

Ela está localizada no Vale do Capão, distrito da cidade de Palmeiras na Chapada Diamantina - BA. Como já dissemos, ela pode ser explorada por 2 percursos distintos, com graus de dificuldade opostos.

A trilha que leva até a Cachoeira da Fumaça por cima inicia no Vale do Capão, possui 2 km de subida (exige um certo preparo físico) e mais 5,5 km de caminhada plana pelos Gerais da Fumaça. Ao chegar, prepare-se: o visual é impactante, impressionante e muito emocionante!

Outra alternativa é realizar a extraordinária trilha da Cachoeira da Fumaça por baixo, que pode levar de 3 a 4 dias, a depender do percurso. Mas atenção: é um dos trekkings mais difíceis do Brasil, com trilhas acidentadas cortando as serras, os vales e a necessidade de acampamentos selvagens. 

Mas todo o esforço para ver esta, que é uma das maiores cachoeiras do Brasil, vale muito a pena quando se encara sua imponência de baixo pra cima, com possibilidade de banho selvagem no poço que fica abaixo dela. 

O trekking também possibilita conhecer outras importantes e lindas cachoeiras da Chapada, como a do Palmital, da Capivara, do Mixila, além da própria Cachoeira da Fumaça por cima.

4. Cachoeira do El Dorado

Certamente, a Cachoeira do El Dorado te proporcionará uma das viagens mais incríveis e selvagens que se pode realizar no Brasil. E isso se dá em razão desse titã da natureza estar localizado no estado da Amazônia. Com 353 metros de altura, a cachoeira encanta os visitantes que se aventuram por 30 horas de barco convencional entre Manaus e o município de Barcelos. 

O acesso é bem difícil, e expedições até ela não costumam ser baratas, sendo possível chegar até o topo em uma trilha final de aproximadamente 10 km.

5. Cachoeira da Boa Vista

Entre as maiores cachoeiras do Brasil está a da Boa Vista que tem 310 metros de altura. Se localiza ao lado esquerdo da parte central do cânion Boa Vista, que por sua vez atua como divisa natural entre as cidades de São José dos Ausentes - RS e Morro Grande - SC.

O cânion possui 3 km de largura e mais de 500 m de profundidade, podendo ser acessado de carro e permitindo que qualquer pessoa possa contemplar sua magnitude.

6. Cachoeirão

A Chapada Diamantina é uma região serrana na Bahia composta por 24 municípios e pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina. Possui mais de 300 cachoeiras, incluindo a já citada Cachoeira da Fumaça e o Cachoeirão, a segunda maior queda d’água da região, com aproximadamente 300 metros de altura.

Cachoeirão por cima Vale do Pati Chapada Diamantina
Um dia seco no Cachoeirão também oferece grande beleza - Chapada Diamantina

Para acessar o Cachoeirão, é necessário realizar o trekking pelo Vale do Pati, o segundo mais cobiçado na América Latina, perdendo apenas para a famosa Trilha Inca até Machu Picchu, no Peru. 

Além do gigantesco Cachoeirão, que em seus dias plenos proporciona 8 quedas d’água impressionantes, o trekking pelo Vale do Pati passa por cenários inesquecíveis e mirantes de tirar o fôlego.

7. Cachoeira Véu de Noiva

A fantástica Cachoeira Véu de Noiva possui 289 metros de altura e está situada no Cânion Itaimbezinho, divisa entre as cidades de Cambará do Sul - RS e Praia Grande - SC. O acesso pode ser realizado de carro, sendo o próprio estacionamento um mirante espetacular de 550 metros de altura, de onde se pode admirar a magnânima cachoeira.

8. Cachoeira do Tabuleiro

Por fim, e não menos importante, a Cachoeira do Tabuleiro é uma das mais belas do Brasil. Ela possui 273 metros de altura e está localizada no Parque Estadual do Intendente, na Serra do Espinhaço, mais precisamente no município de Conceição do Mato Dentro - MG.

Essa cachoeira já foi eleita como a mais bonita do Brasil pelo Guia 4 Rodas e é considerada uma das 7 maravilhas da Estrada Real. O parque possui um limite de 450 visitantes por dia e está 19 km distante do município sede Conceição do Mato Dentro. Já no parque, é preciso caminhar por 3 km de trilha para chegar ao poço da cachoeira.

Agora que você já conhece algumas das maiores cachoeiras do Brasil, entre elas duas localizadas na Bahia, descubra outras 6 cachoeiras da Chapada Diamantina que, juntamente com a Cachoeira da Fumaça e o Cachoeirão, poderão compor seu próximo roteiro de viagem.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page