Postado dia 08/06/24 | 4min. de leitura
Orçamento para viagem: como planificar e não passar sufoco
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Embora ignorado por muitas pessoas que amam descobrir novos locais, o orçamento para viagem é, literalmente, algo que precisa ser feito.
Aliás: é impossível fazer um planejamento para viajar sem colocar o orçamento no processo.
Então, se você é o tipo de pessoa que não abre mão de viajar com tranquilidade e evitando ao máximo passar qualquer tipo de sufoco, precisa continuar a leitura dos próximos parágrafos para aprender mais sobre esse assunto.
Vamos lá?
O que é um orçamento, propriamente dito?
A primeira coisa que você precisa saber é o que a palavra orçamento significa. E ocorre que isso é consideravelmente simples.
Trata-se basicamente de uma gestão financeira utilizada tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional, a fim de organizar e até mesmo prever todos os custos, considerando um determinado período e determinada demanda.
Quem decide reformar uma casa, por exemplo, precisa “colocar na ponta do lápis” cada um dos gastos que terá, a fim de descobrir de quanto dinheiro utilizará no total, considerando que as despesas estão muito além da mão de obra propriamente dita.
No que diz respeito a viajar com segurança financeira, não poderia ser diferente: o orçamento também precisa ser criado.
4 dicas de como fazer um orçamento para viagem
Agora, sem mais delongas, é hora de apresentarmos os pontos aos quais você deverá se atentar e as dicas básicas que precisará seguir, estando todas elas voltadas para custos diversos.
E entre essas dicas, estas são as que você realmente não pode ignorar:
1. Crie duas listas principais
É isso mesmo que você acabou de ler: criar um orçamento para viagem se torna muito mais fácil quando as listas são usadas a seu favor.
E a nossa sugestão é que você crie duas: uma contendo os custos pré-viagem, e outra considerando os custos que terá durante a viagem propriamente dita.
2. Faça o levantamento de cada custo
Uma vez criadas as listas, será hora da parte mais divertida, que é nada mais nada menos que o momento de fazer as pesquisas de custos para preenchê-las.
Atente-se, porém, ao fato de que tais custos, a depender do contexto, deverão ser voltados para todas as pessoas que forem viajar com você.
Se a ideia é fazer uma viagem em família com seus filhos, por exemplo, o montante necessário para a compra das passagens aéreas deverá considerá-los, se for uma quantia que sairá exclusivamente do seu bolso.
Lembrando que no levantamento em questão você também deverá considerar, entre outras coisas:
o pagamento da hospedagem;
os custos com alimentação;
a compra dos ingressos para os passeios e para as atrações turísticas que escolher conhecer;
o seguro viagem, caso seja necessário;
o aluguel de um carro, o uso do transporte público ou mesmo o uso de carros por aplicativo;
a contratação de um serviço de transfer, que pode fazer total diferença no seu conforto durante a viagem.
E, claro: a depender do destino escolhido, você também deverá incluir a emissão de um passaporte e/ou de um visto nesse processo.
Parece muita coisa?
Pois acredite: basta ter um pouco de foco e realmente dedicar um tempo a essa tarefa e seu orçamento ficará pronto muito antes do que você imagina, mostrando até mesmo que é possível viajar com pouco dinheiro para lugares incríveis, desde que exista um bom planejamento financeiro.
3. Considere, ainda, os imprevistos que podem surgir
O seu orçamento para viagem ficará de fato completo quando os imprevistos e seus respectivos custos também forem considerados.
Afinal, algum desvio de rota pode ser necessário, um mal-estar pode surgir exigindo a compra de um medicamento, caso não tenha seguro viagem... Muita coisa imprevisível pode acontecer, valendo a pena reservar uma quantia em dinheiro apenas por precaução.
4. Faça a soma de todos os custos
Por fim, restará a tarefa de somar cada um dos custos levantados (já considerando a reserva para imprevistos) e aí sim, seu orçamento para viagem estará completo!
Então você saberá se a quantia em dinheiro que considerou para viajar será suficiente para conhecer um novo destino brasileiro, ou mesmo fora do país.
Sugestões de destinos que podem combinar perfeitamente com o seu orçamento
E por falar em conhecer um novo lugar, que tal descobrir alguns exemplos que costumam caber em qualquer orçamento, dos mais “apertados” aos mais extravagantes?
Muitos deles, por sinal, estão localizados no memorável estado da Bahia, como é o caso de Morro de São Paulo, da Ilha de Boipeba e da capital Salvador.
Em todos esses destinos você poderá fazer passeios gratuitos, a exemplo das caminhadas pelas praias. Terá à sua disposição opções gastronômicas para todos os bolsos e paladares e ainda encontrará hospedagens igualmente diversificadas.
Você prefere uma pousada mais luxuosa?
Ou não abre mão da economia, preferindo se hospedar em um hostel?
Independentemente do que busque, também não se decepcionará ao escolher viajar para estes ou outros destinos baianos.
Até mesmo a sua locomoção até lá poderá favorecer seu orçamento de viagem, sabia?
Afinal, sempre é possível encontrar passagens aéreas em promoção, ou mesmo cupons para obter descontos em passagens rodoviárias.
Mas claro, considerando as opções econômicas que podem não ser necessariamente o que você busca.
Suas atividades durante a viagem também devem ser pensadas com antecedência
Agora, não podemos deixar de te lembrar que embora faça o levantamento dos passeios e das atrações turísticas que pretende visitar a fim de que consiga pesquisar sobre seus respectivos preços, você não necessariamente estará criando um roteiro.
Afinal, uma coisa é ter uma lista de passeios e lugares, e outra coisa consideravelmente diferente, é organizá-los dentro de cada dia previsto para a viagem, de modo a conseguir aproveitar todos eles durante a estadia.
Porém, você não precisa lidar com essa outra tarefa por conta própria: use a tecnologia a seu favor e ganhe mais tempo para pensar em outros detalhes igualmente importantes.
Como fazer isso? Simples!
Utilize o Trip Planner AI para criar seu roteiro totalmente personalizado: você verá que além do download deste aplicativo, são necessários poucos cliques para ter em mãos o roteiro ideal que irá combinar perfeitamente com o seu orçamento para viagem.