Postado dia 20/09/24 | 4min. de leitura
Pantanal Marimbus: como é esse lugar da Chapada Diamantina?
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O fantástico Pantanal Marimbus é uma grande planície alagada situada no coração da Chapada Diamantina e cercada de serras onde deságuam diversos rios como o Santo Antônio, o São José e o Utinga, além de seus afluentes diretos, os rios Mucugezinho, Capivara, Preto e Roncador.
Com aproximadamente 1.250 quilômetros quadrados, abriga uma biodiversidade extraordinária, tanto animal quanto vegetal, além de cenários espetaculares e espelhos d’água que de tão perfeitos, se fundem como se fossem uma única imagem.
Nas próximas linhas você descobrirá tudo o que existe nessa região tão exótica e única, cuja porta de entrada é a Comunidade Quilombola do Remanso.
Comunidade Quilombola do Remanso
Contam os moradores do Remanso que a origem do povoado se deu com um escravo fugido que se escondeu dos seus captores nas águas do Marimbus. Lá mesmo teria se unido aos indígenas cariris e paiaiás que lá viviam, dando início a uma comunidade isolada que até poucos anos, quase não tinha contato com as cidades da região.
Mas pesquisas recentes dão conta que a origem desta comunidade se deu pelo “sistema de morada”, que substituindo o sistema escravagista, consistia em pedaços de terra cedidos por um proprietário para o assentamento de famílias, que em troca, davam sua força de trabalho não remunerada ao dono das terras.
Assim, um homem, cujo nome era Manoel, teria atravessado o rio e se casado com uma mulher que vivia nas proximidades, passando a trazer seus familiares para viver ali, no local onde hoje é o povoado de Remanso.
De alguns anos para cá, a chegada do turismo no Pantanal Marimbus trouxe alento e prosperidade para a comunidade quilombola de Remanso, que vivia basicamente da pesca. Recentemente os moradores locais passaram a realizar passeios turísticos em canoas pelo Pantanal Marimbus, ampliando assim suas possibilidades de renda.
A comunidade é reconhecida pela Fundação Palmares desde 2005, cujo título da terra garantiu os direitos quilombolas assegurados a aproximadamente 60 famílias que vivem lá, e é um dos pontos altos para os turistas que desejam conhecer o Pantanal Marimbus.
Como chegar à Comunidade Quilombola do Remanso
Para chegar ao Pantanal Marimbus, o primeiro passo é chegar na Comunidade Quilombola do Remanso. A comunidade está a 40 minutos de carro a partir de Lençóis, seguindo pela BA-144 até a entrada para uma estrada de terra, onde existe uma placa de nome “bioenergia”. A partir de lá, são aproximadamente 16 km de chão seguindo sempre à direita até Remanso.
Fazenda Marimbus
A Fazenda Marimbus costuma receber muitos turistas, já que é um dos mais estruturados acessos ao Pantanal Marimbus. A partir de lá, costuma-se partir em passeios remando em canoas canadenses lideradas por guias remadores especializados.
A fazenda também dispõe de um ótimo restaurante que costuma servir a famosa esfiha de palma assada em forno à lenha, uma iguaria local, mas também água de coco, caldo de cana, doces artesanais, mel, biscoitos, além de lindos artesanatos.
Também contempla atividades como trilhas para hiking e ciclismo, além de pescaria, pranchas de SUP, pequenos barcos à vela e um lindo passeio de observação de aves.
Como chegar à Fazenda Marimbus
A Fazenda Marimbus está no km 149 da rodovia BA-142, sentido Salvador-Brasília. Lembrando que esta rodovia baiana é a que leva para Andaraí, Igatu, Mucugê e Ibicoara. O local está bem sinalizado no Google, podendo ser acessado facilmente via gps.
Onde se hospedar no Pantanal Marimbus
Um programa maravilhoso é dormir pelo menos uma noite neste lugar tão especial, onde as estrelas cintilam nas noites escuras, dando brilho e azulando toda a vegetação. Para tanto, a Fazenda Marimbus disponibiliza sua área de camping, cercada por linda mata atlântica e bem próxima do rio.
O local conta com banheiros, mesas, churrasqueiras, ampla área sombreada capaz de receber todos os tamanhos e tipos de barracas de camping, além de trailers e motorhomes.
Passeio para o Pantanal Marimbus a partir de Lençóis
Para quem está hospedado em Lençóis, o passeio para o Pantanal Marimbus e o Rio Roncador é uma excelente oportunidade para desfrutar de tudo o que existe de mais belo nesse lugar tão especial.
Trata-se de um passeio estilo bate-volta que chega nas imediações de Remanso, onde um guia remador, e nativo da comunidade quilombola, conduz os turistas em uma pequena canoa pelas águas encantadas do pantanal Marimbus, até a foz do Rio Roncador.
A partir de lá, seguem caminhando pela antiga estrada do garimpo entre Lençóis e Andaraí até o restaurante que funciona em um velho casarão colonial.
Além de ser o local onde um almoço delicioso produzido em fogão à lenha é servido em forma de buffet, é também o ponto de partida para a trilha que leva até as piscinas naturais da cachoeira do Rio Roncador. Sem dúvida, uma experiência mágica que proporciona um banho gelado de lavar a alma.
No retorno e com o cair da tarde, as águas do Rio Santo Antônio se tornam magníficos espelhos d’água, proporcionando cenários surreais e de rara beleza, onde as nuvens do céu se projetam sobre o rio em uma simbiose tão perfeita que ambos se confundem maravilhosamente.
Destaque para as encostas repletas de grandes árvores, lindos dendezeiros e ninfeias flutuantes que colorem e enchem de beleza as águas durante o percurso.
O entorno do Pantanal Marimbus
O Pantanal Marimbus está situado em uma das regiões mais belas do Brasil, onde cidades e povoados coloniais como Lençóis, Andaraí, Igatu e Mucugê são ricos museus a céu aberto. Passear pelas suas ruas de pedra e visitar suas igrejas e casarões permitem um contato íntimo com verdadeiros testemunhos dos tempos áureos da exploração de diamante a partir do final do séc. XVIII.
Vale lembrar também que o Parque Nacional da Chapada Diamantina ali se faz presente, com suas infinitas possibilidades de trekkings e hikings incríveis, que mergulham literalmente nas entranhas da Serra do Sincorá e seus cânions gigantescos cujas cachoeiras chegam a quase 400 metros de altura.
Assim sendo e agora que você já sabe o que fazer no Pantanal Marimbus, conheça 14 passeios perfeitos na Chapada Diamantina, com propostas para todos os perfis de turistas. Do trekking mais difícil a passeios e caminhadas curtas que levam a lugares extraordinários, como rios e grutas de águas azuis, cachoeiras belíssimas, sítios de pinturas rupestres e alguns dos mirantes mais bonitos do Brasil!