top of page
Passeio Público de Salvador: história mirantes e cultura

Postado dia 30/05/25 | 5min. de leitura

Passeio Público de Salvador: história mirantes e cultura

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Passeio Público de Salvador é um espaço aberto localizado ao lado do Campo Grande que em seu auge foi ponto de encontro da alta sociedade soteropolitana, sediando eventos musicais e festas populares. 

O fato de estar no topo da falha geográfica de Salvador permite que seus mirantes ofereçam ângulos espetaculares da Baía de Todos os Santos, um desbunde que premia quem o visita. O local também sedia o Teatro Vila Velha, importante casa cênica de Salvador. 

Passeio Publico de Salvador
Arquitetura neoclássica do Passeio Público de Salvador

Atualmente, o Passeio Público carece de reformas, mas ainda que degradado, é uma ótima opção de visita em Salvador, especialmente pela imponente arquitetura do Palácio da Aclamação e do seu pórtico, além dos seus mirantes.

Um pouco da história do Passeio Público de Salvador

Passeio Público de Salvador em 1842
O Passeio Público de Salvador em 1842, com o obelisco em homenagem a Dom João VI. Tela de Franz Lené (cópia de Louis Buvelot) - Reprodução / Livro Iconografia Baiana

O Passeio Público de Salvador foi idealizado pelo 8º Conde dos Arcos, Dom Marcos de Noronha e Brito, e em sua concepção original era um belo espaço repleto de jardins floridos e grandes árvores frutíferas. Seus bons ares inspiraram poetas e enamoraram jovens que frequentavam o local, especialmente nos dias e noites festivos.

Seu terreno foi adquirido pelo então governador Francisco da Cunha e Menezes em 1803, cujo propósito original era o de torná-lo um importante espaço de lazer para a população, que a esta altura vivia nos arredores do Largo do Campo Grande, bairro nobre da cidade nesse período.

Foi inaugurado em 1810 e viu a instalação do Obelisco Dom João VI em 1815, um monumento em mármore português que tinha por objetivo comemorar a chegada do Príncipe Regente D. João VI e da Família Real em Salvador no ano de 1808.

Obelisco Dom João VI Salvador
Obelisco em homenagem a passagem de Dom João VI por salvador em 1808.

Cinco décadas mais tarde, o Imperador Dom Pedro II esteve navegando pelo Brasil no ano de 1859, quando parou em visita à cidade. Foi o momento oportuno para que o Passeio Público recebesse obras de qualificação, com o plantio de palmeiras imperiais e a construção do coreto. 

No entanto, a construção da residência oficial dos governadores em 1913, conhecida como Palácio da Aclamação, diminuiu significativamente o espaço do Passeio Público. O obelisco em homenagem a Dom João VI foi transferido para a Praça da Aclamação, localizada em frente ao palácio.

A década de 1950 foi de efervescência cultural, e o Passeio Público passou a ser frequentado por atores e atrizes da Companhia Teatro dos Novos, a primeira da Bahia. Parte do Passeio Público foi cedida pelo governo do Estado para a construção do Teatro Vila Velha, inaugurado em 1964.

Ao final dos anos 1990, o Passeio Público passou por momentos de revitalização e abandono. Atualmente precisa de uma grande obra, para que retorne a servir majestosamente à população de Salvador.

Como chegar ao Passeio Público de Salvador

Largo do Campo Grande Salvador
O Largo do Campo Grande em Salvador

É bem fácil chegar ao Passeio Público, especialmente pelo fato do espaço estar próximo da Estação da Lapa, a mais importante de Salvador, sendo possível chegar até ela de ônibus ou metrô. 

Outra alternativa é pegar um ônibus para o Largo do Campo Grande, que costuma receber linhas de ônibus de diversas partes da cidade, especialmente da Orla Marítima da cidade. 

Mas não se deve esquecer que circular de transfer por Salvador é sempre uma opção muito confortável, segura e que oferece ótimo custo-benefício, portanto, uma importante alternativa de transporte para se chegar ao Passeio Público.

O que fazer no Passeio Público

Banco azulejos portugueses mirante Passeio Público de Salvador
Banco com azulejos portugueses, ao lado de mirante no Passeio Público de Salvador

Caminhar pelo Passeio Público é sempre a primeira opção por lá, especialmente acessando seus mirantes, que oferecem vistas espetaculares da Baía de Todos os Santos

A arquitetura dos edifícios que o compõem é extraordinária.

Basta um olhar em 360º para se deslumbrar com o pórtico de entrada, os jardins e o imponente Palácio da Aclamação.

Fique por dentro do que existe no Passeio Público de Salvador:

Teatro Vila Velha

Teatro Vila Velha
Teatro Vila Velha - Reprodução / Instagram @teatrovilavelha

Inaugurado em 1964, ano do Golpe de Estado que culminou na Ditadura Civil Militar, o Teatro Vila Velha se tornou centro de movimentos sociais contra a Ditadura.

Foi um espaço amplamente frequentado pela juventude teatral de Salvador e que abrigou, inclusive, o Grupo de Teatro Livre da Bahia, responsável pelo lançamento de atores como Lázaro Ramos.

O Teatro Vila Velha é um dos mais importantes da cidade e proporciona uma programação ampla, que valoriza as escolas de teatro da cidade, incluindo a da Universidade Federal da Bahia.

Palácio da Aclamação

Fachada do Palácio da Aclamação Salvador
Fachada do Palácio da Aclamação - Salvador

A boa notícia é que o Palácio da Aclamação foi recentemente anunciado como futura sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Salvador.

No dia 22 de março de 2024, o Banco do Brasil e o Governo da Bahia assinaram um protocolo de intenções para a criação desse espaço, que para ser inaugurado, exigirá a requalificação do edifício histórico.

A expectativa é que o Palácio da Aclamação como CCBB abrigue exposições, peças teatrais, shows, mostras de cinema e diversas atividades culturais. Mas tudo isso ainda não tem data definida para iniciar, sendo necessário aguardar seu tempo natural de maturação. Enquanto as obras estão acontecendo, só é possível admirá-lo por fora, já que o mesmo está fechado à visitação pública temporariamente.

Mais informações sobre o espaço

  • Endereço: Praça Centenário Batista, Centro, Salvador.

  • Dias e horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 08 às 17h.

Atrações próximas do Passeio Público de Salvador

Corredor da Vitória Salvador
O arborizado Corredor da Vitória, em Salvador

O Passeio Público de Salvador está no coração da cidade e todo o centro histórico pode ser acessado a partir dele, tanto o famoso Pelourinho, como outras partes da cidade também recheadas de monumentos históricos e praças relevantes.

Citando apenas os mais próximos, vale a pena visitar a Praça da Aclamação, que se encontra em frente ao Passeio Público e onde está instalado o Obelisco em homenagem a Dom João VI.

Caminhando um pouquinho, é possível chegar ao belo Corredor da Vitória, onde está a antiquíssima Igreja de Nossa Senhora da Vitória, e também o bairro da Graça, sede da Igreja e Abadia de Nossa Senhora da Graça. 

O Forte São Pedro também está bem pertinho de lá, bem como a famosa Avenida Contorno, que desce até o bairro do Comércio passando pelo magnífico Solar do Unhão e pela comunidade da Gamboa de Baixo.

Agora que você já sabe sobre as principais informações acerca do Palácio da Aclamação, conheça também o Largo do Campo Grande, uma das praças mais bonitas e históricas da cidade.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page