top of page
Passeios em Belmonte: história, cultura e natureza em abundância

Postado dia 20/08/24 | 3min. de leitura

Passeios em Belmonte: história, cultura e natureza em abundância

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Os passeios de Belmonte vão além de visitar seus casarões coloniais, igreja, chafariz e armazéns que revelam um tempo onde grandes riquezas em forma de cacau eram escoadas por seu porto localizado às margens do rio Jequitinhonha.

Este rio, por sua vez, foi um dos mais importantes do Brasil nos primórdios da colonização, já que os portugueses o utilizaram para realizar incursões de exploração, chegando até sua nascente localizada na Serra do Espinhaço, Minas Gerais.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Belmonte
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Belmonte

Bucólica e repleta de história, Belmonte é uma das cidades que formam a tríade mais importante do cacau no Brasil, juntamente com Ilhéus e Canavieiras. Saiba mais sobre a cidade e seus passeios nos próximos parágrafos. 

Os melhores passeios em Belmonte

Como dissemos anteriormente, Belmonte possui rica história, linda cultura, uma hidrografia belíssima e praias literalmente intocadas. E você pode acessar tudo isso através de dois lindos passeios, que permeiam cenários e experiências inesquecíveis.

1. Passeio de barco pelo Jequitinhonha ao Mangue Siriba e à Barra do Peso

Paisagem paradisíaca no Rio Jequitinhonha - Belmonte
Paisagem paradisíaca no Rio Jequitinhonha durante o passeio - Belmonte

O Passeio de barco pelo Jequitinhonha ao Mangue Siriba e à Barra do Peso é lindíssimo e surpreende até os turistas mais exigentes. 

A pequena embarcação tradicional de Belmonte se envereda pelos túneis de manguezais do Rio Jequitinhonha e desvenda prainhas fluviais paradisíacas, repletas de coqueiros e árvores centenárias remanescentes da Mata Atlântica. Destaque para o Mangue Siriba, com paisagens diferenciadas e suas árvores gigantes.

O tom achocolatado das águas do Rio Jequitinhonha proporcionam um lindo contraste junto ao céu azul e ao verde da vegetação, tornando tudo muito lindo e fotogênico.

Vista aérea da Barra do Peso em Belmonte
Barco do passeio parado na exótica Barra do Peso - Belmonte

E o que dizer sobre a biodiversidade da região? Onde simplesmente os bichos parecem não ter medo da presença humana, se exibindo incrivelmente mesmo com a aproximação da embarcação.

O passeio também realiza uma linda parada na Barra do Peso, a face norte da Barra de Canavieiras, que também recebe águas dos grandes rios Salsa e Pardo, se configurando como a maior barra da Bahia. Todo esse cenário proporciona prainhas com paisagens únicas, completamente selvagens e de natureza farta.

2. City Tour histórico e passeio por uma fazenda de cacau em Belmonte

Fazenda de Cacau no Rio Jequitinhonha em Belmonte
Fazenda de cacau emoldurada por linda Mata Atlântica no Rio Jequitinhonha em Belmonte

Juntamente com Ilhéus e Canavieiras, Belmonte foi uma das mais ricas cidades do cacau no Brasil.

Toda essa riqueza era armazenada em grandes armazéns na orla do Rio Jequitinhonha e escoada através de navios a vapor que ancoravam em seu porto.

Todo esse processo fez florescer uma linda cidade repleta de edifícios e monumentos imponentes que preservam sua rica história.

Apesar da decadência do cacau devido à praga da “vassoura de bruxa”, algumas fazendas de cacau da região se reinventaram, selecionando suas amêndoas de cacau para a produção de chocolate fino e artesanal. O resultado é uma explosão de sabores genuínos que estão conquistando o Brasil e o mundo.

Arquitetura colonial em Belmonte
Arquitetura colonial em Belmonte

O City Tour histórico e passeio por uma fazenda de Cacau de Belmonte leva os turistas de barco pelo Rio Jequitinhonha até uma dessas fazendas. No local os turistas fazem uma trilha pela plantação de cacau em meio a árvores centenárias da Mata Atlântica, com pausa para degustação das iguarias oriundas desse fruto tão saboroso.

Posteriormente os visitantes são conduzidos na mesma embarcação até a Olaria 14 Irmãos, fundada pela matriarca Dona Dagmar Muniz, artesã que fez a panela de barro da maior moqueca do mundo. A artista faleceu recentemente, mas sua arte continua a ser perpetuada por seus filhos e netos, com muitas peças expostas e que podem ser adquiridas pelos turistas.

Por fim, esse passeio icônico ainda realiza o city tour histórico pela cidade, com a presença de um guia local que narra os principais acontecimentos sobre cada monumento visitado.

Planeje seus passeios em Belmonte sem custo adicional

Agora que você já conhece os melhores passeios de Belmonte, fale agora com um dos nossos colaboradores e organize seu roteiro, incluindo esses dois incríveis passeios que narramos aqui. Nossos colaboradores são especializados e poderão dirimir dúvidas para que seu roteiro fique ainda mais incrível.

Conheça Belmonte com a Bahia Terra Turismo, uma agência especialista “em Bahia”.


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page