Postado dia 11/06/24 | 5min. de leitura
Semana Santa na Chapada Diamantina 2025: 3 propostas de roteiros!
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Bahia possui um vasto e rico território se tratando de belezas naturais, chegando a ser bem difícil escolher um dos seus destinos para aproveitar um feriadão longo como a Semana Santa, por exemplo. Todavia, se analisarmos o fato desse feriadão cair no final de abril, época chuvosa no litoral, percebe-se facilmente que passar a Semana Santa na Chapada Diamantina pode ser uma excelente escolha.
A boa notícia é que o já citado feriadão será prolongado em 2025, acumulando 4 dias de folga. Isso se dá em razão da sexta-feira Santa cair no dia 18 de abril, e a segunda-feira ser no dia 21, feriado de Tiradentes. Este artigo vai falar sobre como aproveitar esse destino maravilhoso durante o feriado da Páscoa, oferecendo 3 opções de roteiros para curtir ao máximo!
Por que se hospedar em Lençóis na Chapada Diamantina, inclusive na Semana Santa?
3 propostas para sua Semana Santa na Chapada Diamantina
Como chegar em Lençóis na Chapada Diamantina, na Semana Santa?
Por que se hospedar em Lençóis na Chapada Diamantina, inclusive na Semana Santa?
A resposta a esta pergunta se dá, em primeiro lugar, por ser Lençóis uma cidade linda, de arquitetura colonial tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em segundo lugar, pela sua posição geográfica, situada no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina e pela proximidade de diversos atrativos na região.
Em terceiro, pois é a cidade com melhor infraestrutura em todos os sentidos, inclusive de hospedagem, além de ser a base de partida de diversos passeios para toda a Chapada Diamantina.
3 propostas para sua Semana Santa na Chapada Diamantina
1. Passeios bate-volta a partir de Lençóis para fazer em Semana Santa
Para os que só poderão viajar no dia 18 e precisarão retornar na manhã do dia 21, sugerimos que aproveitem as diversas opções de passeios no estilo bate-volta a partir de Lençóis.
E aqui é possível moldar a viagem ao seu gosto, podendo curtir atrações com esforço e trilhas ou passeios de carro que levam a lugares incríveis e sem esforço algum.
Segue abaixo uma lista de opções para que você possa escolher o que melhor se adequa aos seus interesses durante a Semana Santa na Chapada Diamantina:
Passeio para os poços Azul e Encantado: realizado em transfer que leva a dois cartões postais fascinantes da Chapada Diamantina. Pouco ou quase nenhum esforço físico é necessário.
Passeio para grutas e Morro do Pai Inácio: o passeio leva para o poço e a cachoeira do Diabo, com caminhada curtinha; para a gruta Azul e lagoa de águas azuis cristalinas da maravilhosa Fazenda Pratinha, com zero esforço; e sobre a trilha do Morro do Pai Inácio no final da tarde, com um grau de dificuldade leve. Um passeio belíssimo e que contempla algumas atrações especiais da Chapada Diamantina.
Passeio para a Cachoeira do Mosquito e para a Serra das Paridas: a cachoeira do Mosquito oferece um dos melhores banhos da Chapada Diamantina, e o melhor, não exige que a pessoa saiba nadar, já que não possui poço, e sim uma prainha maravilhosa de areia e pedras. Em seguida, o passeio visita o impressionante sítio arqueológico da Serra das Paridas.
Trilha para as cachoeiras do Sossego e Ribeirão do Meio: se você está a fim de uma trilha de verdade, mas que seja bate-volta em Lençóis para encaixar no seu roteiro de Semana Santa na Chapada Diamantina, essa é uma ótima opção. A trilha é puxada e possui nível médio de grau de dificuldade, sendo 14 km em leito de rio. A Cachoeira do Sossego é uma beleza e te proporcionará sensações inesquecíveis!
2. Trekking no Vale do Pati
O trekking pelo Vale do Pati é o segundo mais procurado do mundo na América Latina, ficando atrás apenas da Trilha Inca que leva a Machu Picchu, no Peru. O percurso clássico dura 3 dias e para que seja possível encaixá-lo como opção para a Semana Santa na Chapada Diamantina em 2025, é preciso chegar em Lençóis na noite do dia 17, véspera do feriado.
O trekking começa na manhã do dia 18, bem cedinho, e segue de transfer até o povoado da Guiné, ponto de partida para a trilha que sobe a Serra dos Aleixos. Daí em diante, serão 2 pernoites em casa de nativos dentro do vale (estilo pousada rural), com direito a cafés da manhã e jantares, e 3 dias de trilhas explorando as paisagens mais incríveis do Vale do Pati.
Prepare-se bem, apesar de não serem as trilhas mais difíceis da Chapada Diamantina, principalmente por não haver necessidade de levar equipamentos de camping e alimentação na mochila, o trekking exige bastante do preparo físico, principalmente nas subidas de serras que costumam ser 45º. Em geral, caminha-se os dias inteiros com paradas para fotos, banhos e contemplação.
3. Trilhas para as cachoeiras do Buracão e da Fumacinha
Nossa terceira opção de roteiro para Semana Santa na Chapada Diamantina é para os que só poderão chegar no dia 18 (Sexta-feira Santa) e que precisarão retornar no dia 21 (feriado de Tiradentes), dispondo dos dias 19 e 20 para realizar uma mini-viagem de dois dias a partir de Lençóis.
E aqui vai a nossa sugestão: aproveitar a parte possível dos dias 18 e 21 em Lençóis e seus arredores e curtir um passeio de 2 dias pelas cachoeiras do Buracão e da Fumacinha nos dias 19 e 20 de abril.
O passeio parte de Lençóis e já inclui guia profissional, o transfer, hospedagem de 1 pernoite em pousada na zona rural de Ibicoara, café da manhã e jantar na pousada, e realiza duas trilhas, cada uma em um dia.
A primeira é de grau de dificuldade leve e leva até o fantástico cânion da Cachoeira do Buracão, uma experiência única e das mais extraordinárias na Chapada Diamantina. Já a segunda, é uma trilha bem difícil, com cerca de 18 km (ida e volta) percorridos 100% pelo leito do rio até a incrível Cachoeira da Fumacinha.
Acredite, você não será mais o mesmo após essa aventura!
Como chegar em Lençóis, na Chapada Diamantina na Semana Santa?
Bem, como o feriadão é de 4 dias, você precisa ser bem certeiro no deslocamento. E a melhor opção é contratar um transfer para Lençóis, tanto no quesito velocidade, como no conforto e segurança.
Um receptivo estará à sua espera no Aeroporto de Salvador e rapidamente você será levado ao automóvel climatizado que será conduzido por um motorista profissional. A viagem entre Salvador e Lençóis dura aproximadamente 6 horas.
A Semana Santa na Chapada Diamantina recebe uma grande quantidade de visitantes, portanto você precisa fazer suas reservas com antecipação para poder escolher as melhores opções, tanto de hospedagem quanto de passeios e translados.
Portanto, faça isso agora mesmo, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, tire suas dúvidas, faça suas reservas e garanta o seu feriado de Semana Santa com o melhor da Chapada Diamantina!