
Postado dia 03/01/26 | 7min. de leitura
Universo Paralello 2026/2027: a festa mais esperada da Bahia Bahia
0 comentário
0 curtida
993 visualizações
O famoso festival de música eletrônica Universo Paralello, que tem como pilares filosóficos a utopia e a psicodelia, se prepara para mais uma edição e promete muito agito, infraestrutura fantástica e gente do mundo inteiro.

O evento acontece de dois em dois anos e sempre no réveillon, e seu point será mais uma vez a linda, exótica e quase que isolada praia do Pratigi, pequeno povoado de Ituberá localizado na Costa do Dendê.
O perímetro do evento é de 3 km dentro de uma bela fazenda de coqueiros e em uma comunidade construída especialmente para receber o público do festival.
A origem do Universo Paralello como festival

A festa Universo Paralello surgiu há 25 anos através de um grupo de amigos durante uma noite de réveillon. Eram jovens influenciados pelo movimento da música eletrônica oriundo do oriente, que queriam celebrar os novos tempos de uma maneira única, própria e divertida.
Com perseverança para superar os desafios e o somatório de forças entre organização e público, o festival prosperou, tendo a liberdade de expressão como eixo dessa grande efervescência.
Filosofia do festival
O Universo Paralello entende que a convivência pacífica e harmônica entre todas as espécies é algo que está além da utopia, o que de fato aconteceu e continua acontecendo segundo seus organizadores.

O evento se enche de esperança e arte, e a cada ano muda um pouco mais uma parte da vida cultural brasileira. “Concretizamos um sonho que começou numa viagem de amor e paz do século passado”, dizem de maneira enfática os líderes do movimento.
Mais uma vez o Universo Paralello abre uma janela para a singularidade, criando um portal alternativo ante o matriz civilizatório das regras estabelecidas, oportunizando um espaço criativo que permite o florescimento da coletividade.
Edições anteriores do Universo Paralello
O Universo Paralello já passou por alguns lugares, a começar pela Fazenda Água Fria, na Chapada dos Veadeiros (GO), local da sua primeira edição em 2000.
Depois esteve na Fazenda Veredas em Alto Paraíso (GO) em 2001, na Fazenda São João em Teresina de Goiás (GO) em 2002, para então acontecer o Universo Paralello Pratigi, em Ituberá (BA), pela primeira vez em 2003.
Por lá permaneceu por alguns anos até ser realizado na paradisíaca praia do Garcez, distrito de Jaguaripe (BA). Logo retornou para o Pratigi, onde permanece até os dias atuais.
Universo Paralello 2026/2027

A próxima edição do Festival Universo Paralelo acontecerá entre os dias 27 de dezembro de 2026 e 4 de janeiro de 2027.
Serão 9 dias de uma grande celebração cuja energia irradiará em todo o planeta, num evento mágico que une criatividade, ousadia, liberdade, tolerância e um profundo respeito pela natureza.
Para 2026/2027, haverá uma mega estrutura montada exclusivamente para atender o público presente, com muitos palcos distribuídos ao longo dos 3 quilômetros de área, além de espaços alternativos de arte, cultura, terapias e saúde. Serão galerias de arte, atividades com foco na bioconstrução, projetos fotográficos, audiovisuais e de criadores de conteúdos digitais.
O evento também é uma oportunidade para quem deseja atuar como voluntário ao longo dos 9 dias do festival.
Os palcos do Festival Universo Parelello
Os palcos estarão distribuídos de maneira inteligente de maneira a atender diversos estilos de público e sons agregados à personalidade do festival. São eles:

Main Floor
Segundo os organizadores do festival, este palco “é a semente de tudo, é a identidade maior e DNA primordial do conceito do festival”. Trata-se da maior pista e a única que não chega à beira-mar, sendo o grande campo de magia do evento.
O Main Floor é o point de encontro de artistas de todo o planeta, que se unem de maneira explosiva promovendo uma catarse musical de psy trance e suas vertentes.
Up Club
Um espaço democrático com música de qualidade em estilo “Low BPM”, recebe cenografia especial e estará localizado em frente ao mar. Podem esperar grandes artistas das cenas House Music, Progressive House e Techno.
Chillout
É o palco de sintonia mais fina do festival, com sons relaxantes, desacelerados e muitas vezes meditativos. Nele, a psicodelia costuma rolar solta, permitindo a ampliação das portas da percepção para uma grande diversidade de expressões musicais.
303 Stage
“O número 303 simboliza criatividade, expansão, crescimento, espontaneidade, mente aberta, liberdade, eternidade, novos começos, mudanças de ciclos, unidade, fases e fluxo”. São palavras que, segundo os organizadores, expressam uma energia poderosa que rola na pista mais acolhedora do festival, cuja programação agrega jovens talentos e veteranos do psy trance.
Palco Paralello
Um palco para a diversidade e a pluralidade musical, com muito reggae, MPB, rap e hip hop. Em frente ao mar, o palco oportuniza projetos sonoros experimentais, sendo uma grande vitrine para novos talentos.
Tropikalien
É o palco da cena dark trance, do prog dark, forest e hitech, onde a galera acelera sob o frenético ritmo dos sons.
Circulou
Desde 2004, atuando associado ao festival Universo Paralello, o Circulou visa promover a arte inovadora, apoiando novos talentos e artistas consagrados. O projeto divulga a cultura contemporânea visando criar consciência e sensibilidade no público presente.
Infraestrutura do Universo Paralello
Será montada uma mega estrutura para atender ao público presente, com áreas de camping, praça de alimentação, cozinha comunitária, banheiros e posto médico.
Praça de alimentação
Estará geograficamente posicionada de maneira central e será um imenso corredor de areia com lanchonetes e restaurantes funcionando 24 horas durante todos os dias do evento.
Serão opções gastronômicas para todos os gostos, do tradicional arroz, feijão, batata frita e bife, passando pelo strogonoff, macarronadas e pratos veganos/vegetarianos, além de culinária baiana. Ainda haverá barracas e tendas vendendo lanches, açaís, sucos e drinks, e tudo isso com preços acessíveis.
Cozinha comunitária
O festival disponibiliza um espaço com fogão à lenha e uma imensa mesa para refeições coletivas, sendo da responsabilidade do público o fósforo, a lenha, água, panela, pratos, copos e talheres.
Banheiros e duchas
Serão montados vários complexos com banheiros e chuveiros distribuídos nos 3 km de área do festival. A estrutura é rústica, sendo os sanitários à seco utilizando o saneamento ecológico por meio da compostagem.

São cerca de 10 a 20 chuveiros por lote, que estarão disponíveis em cabines individuais através de divisórias de lona nas laterais e sem portas.
Hospedagens alternativas para o Universo Paralello
O campismo é a hospedagem mais tradicional no Universo Paralello, que reserva belas áreas para tal. Mas também existe a possibilidade de hospedagens mais confortáveis, alugando casas ou quartos próximos à rotatória/entrada do festival.
Se por um lado as casas são mais confortáveis que o camping, com oportunidade de chuveiro elétrico e ar-condicionado, por outro ficam a quilômetros de distância do evento, exigindo longas caminhadas de ida e volta.
De fato, abrir sua barraca de manhã cedo de frente para o mar e o nascer do sol pode ser insubstituível!
Ingresso Universo Paralello 2026/2027
O primeiro lote foi vendido em setembro de 2025, com valores a partir de R$ 1.250,00 e vagas limitadas. Como já foi esgotado, foi lançada a próxima data onde será vendido um novo lote de ingressos: março de 2026. FIQUE ATENTO!
OBS: a venda de ingressos do Universo Paralello acontece exclusivamente pela Ingresse e são limitados 3 ingressos por CPF.
A praia do Pratigi

A praia do Pratigi é o lugar ideal para um festival como esse, tanto é que se tornou a sede do Universo Paralello na maioria das edições. São 15 km de extensão de uma grande fazenda de coqueiros, praticamente sem vizinhança para ser incomodada pelo volume sonoro dos shows.
A praia possui um cenário paradisíaco, sem contar com a mata atlântica recuada que existe ao redor onde se encontram belas cachoeiras como a da Pancada Grande, bem pertinho de Ituberá.
Vale ressaltar que a praia do Pratigi é vizinha ao sul da belíssima ilha de Boipeba e ao norte da Baía de Camamu, da Península de Maraú e da magnífica Barra Grande. Portanto, natureza é o que não falta nos festivais do Universo Paralello!
Como chegar no Universo Paralello
A primeira informação importante para evitar confusões é que existem duas praias com o nome de Pratigi na região, uma na ilha de Tinharé e outra no município de Ituberá, ao sul de Boipeba.
A praia do Pratigi do Universo Paralello é a de Ituberá, mas como chegar até ela? Primeiro é preciso ir até Ituberá e isso dependerá se você está saindo do sul ou do norte.
A partir do sul de Ituberá
Se seu voo for para Ilhéus, deverá pegar um ônibus para a cidade de Ituberá e de lá um táxi ou carro de aplicativo para o Pratigi.
A partir do norte de Ituberá
Neste caso, você descerá no Aeroporto Internacional de Salvador e deverá se deslocar até o Terminal Marítimo de São Joaquim para realizar a travessia de ferry boat até Bom Despacho, na ilha de Itaparica. Já no Terminal Marítimo de Bom Despacho, pegue um ônibus até Ituberá e um táxi ou carro de aplicativo até a praia do Pratigi.
Serviço de transfer para o festival

Sem dúvida, contratar um transfer é muito mais seguro, confortável e rápido, já que os transportes são conectados sem a espera de horários regulares. Mas é importante contratar com antecedência, pois no período do festival a demanda é muito grande.
A Bahia Terra Turismo é uma agência baiana que está no mercado desde 2006, transportando milhares de turistas anualmente com todo conforto para todos os destinos baianos, inclusive esteve presente transportando o público de quase todas as edições baianas do Universo Paralello.
Agora que você já está por dentro de tudo o que rola no festival, saiba os detalhes do transfer de Salvador para o Universo Paralello, e inicie essa experiência incrível da melhor maneira! Com organização e planejamento, você garante dias intensos de música, conexões e momentos inesquecíveis!
