Postado dia 11/05/23 | 5min. de leitura
3 principais cachoeiras da Costa do Dendê
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Se banhar nas cachoeiras na Costa do Dendê é uma das melhores formas de aproveitar essa costa do litoral baiano. Afinal, as incríveis paisagens que ela oferece não são formadas só por praias — muitas delas paradisíacas —, mas por muita água doce também.
Mas, afinal: quais seriam essas cachoeiras, e no que consiste, exatamente, a Costa do Dendê?
As respostas para essas perguntas estão nos tópicos a seguir, não deixe de fazer a leitura até o final.
O que é a Costa do Dendê
Assim como a Costa do Descobrimento e a Costa do Cacau, a Costa do Dendê nada mais é do que uma faixa litorânea localizada no sul do estado da Bahia.
Ela vai de Salvador a Itacaré e, assim como os locais citados acima foram nomeados por conta do principal acontecimento ou do principal produto a eles relacionados, recebeu esse nome por conta do chamado coqueiro-de-dendê, cuja plantação acontece em larga escala na região.
É desse coqueiro, por sinal, que se extrai o azeite de dendê, essencial na nossa culinária.
Composta por oito municípios, entre eles Cairu, que abriga Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba, a Costa do Dendê oferece aos turistas paisagens bastante diversificadas, podendo até mesmo ser difícil escolher o que desbravar primeiro.
E, se você quer uma dica a esse respeito, aí vai: comece pelas cachoeiras!
Veja, no tópico abaixo, um pouco mais sobre algumas delas.
As principais cachoeiras da Costa do Dendê para conhecer em suas viagens
1. Cachoeira do Tremembé
Embora não tenha uma grande queda, daquelas debaixo das quais podemos ficar em pé enquanto nos banhamos, a Cachoeira do Tremembé não deixa de ter uma paisagem linda.
Sua queda está em uma área aberta, onde bate sol, o que é perfeito para que a água não esteja gelada mesmo em dias de muito calor. E, nas margens, grandes pedras servem como local de descanso dos visitantes.
Ela está localizada em Maraú e, para acessá-la, é imprescindível o uso de um barco, o que torna necessária a contratação de um passeio.
Detalhe: a embarcação deixa os turistas literalmente na queda d’água.
2. Cachoeira do Demé
Também na Península de Maraú, a Cachoeira do Demé é outra das cachoeiras da Costa do Dendê que vale a pena conhecer, principalmente se você gosta de apreciar a força da natureza.
Nela, é possível se banhar, porém sua correnteza tende a ser forte. Isso sem citar o acesso até a água, que não é dos mais simples.
Também nesse caso, é fundamental contar com a presença de um guia que conheça bem o local, para garantir a sua segurança.
3. Cachoeira da Pancada Grande
Já em Ituberá, o destaque é para a famosa Cachoeira da Pancada Grande.
Se seu nome tem relação com sua queda, não é possível afirmar. Mas, uma coisa é certa: a queda de 50 metros de altura impressiona, assim como as pedras por trás dela.
O local, embora não ofereça nenhum tipo de infraestrutura para os turistas, é muito frequentado por quem quer se refrescar nos dias quentes. Até mesmo as crianças podem aproveitar, graças às piscinas naturais que ali se formam.
Já para os que buscam aventura na viagem, a melhor pedida é aproveitar o paredão de pedra para praticar rapel.
O ideal, se possível, é ir até a Cachoeira da Pancada Grande com um guia turístico. Mas, para quem prefere ir por conta própria, existe o seguinte endereço que pode ser seguido: Rodovia Ituberá/Camamu, s/n, km 05.
Aproveite também as praias da Costa do Dendê
As cachoeiras da Costa do Dendê de fato são perfeitas, e ajudam a colocar por terra o mito de que os destinos baianos são ideais somente para quem gosta de água salgada.
Mas, claro: se você é do time que não abre mão de um bom banho de mar, irá se apaixonar também pelas praias que fazem parte dos municípios que compõem essa costa.
Em Cairu, por exemplo, existem as praias de Morro de São Paulo e Boipeba.
O primeiro destino é conhecido principalmente pela fama da Segunda Praia, uma das mais animadas da região, mas também conta com recantos ainda mais paradisíacos, e voltados para quem quer mais sossego. É o caso, por exemplo, da Quinta Praia, também chamada de Praia do Encanto (e não é à toa que ela possui esse apelido).
E se você pensa que em Morro de São Paulo não há cachoeiras se engana. Nesse destino você pode conhecer a Cachoeira Fonte do Céu, uma queda d’água de aproximadamente 5 metros de altura, com uma paisagem belíssima.
A Ilha de Boipeba, que também compõe o município, guarda paisagens tão incríveis quanto aquelas encontradas em Morro, mas com a vantagem de ser um local bem mais focado no relaxamento, e não tanto em festas.
São quilômetros e mais quilômetros de faixa de areia, milhares de coqueiros, vilarejos rústicos encantadores e muito o que explorar!
A própria Península de Maraú, onde estão algumas das principais cachoeiras da Costa do Dendê, tem Barra Grande como um dos seus destinos de destaque e, consequentemente, praias belíssimas para você conhecer.
A vila propriamente dita, com suas ruas de areia, é repleta de charme. E as praias, são repletas de surpresas agradáveis.
Um exemplo disso é a Praia de Taipu de Fora, na qual se formam piscinas naturais imperdíveis, que podem ser acessadas facilmente por todos os turistas, uma vez que estão pertinho da faixa de areia.
Ou seja: as piscinas naturais dessa praia, ao contrário das piscinas naturais de Moreré, na Ilha de Boipeba, por exemplo, não exigem uso de embarcação para acesso.
É só chegar, e curtir muito. E se tiver um snorkel por perto, melhor ainda!
Por sua vez, a Praia da Ponta do Mutá, que também faz parte da região, é reconhecida como “o point” de Maraú, para quem quer curtir um pôr do sol inesquecível.
Ali, além do espetáculo da natureza propriamente dito, também existem diversos quiosques com atrações musicais, tornando o entardecer ainda mais especial. O que não significa que passar o dia ali também não seja uma ótima escolha.
E então, o que você prefere: cachoeiras ou praias?
A verdade é que, independentemente da sua resposta, na Costa do Dendê você poderá encontrar tudo isso que aqui foi citado, e muitos outros atrativos para viver uma viagem repleta dos mais diversos atrativos.
Mas se o seu foco estiver na água doce, te convidamos a conhecer outra região da Bahia onde tem muita aventura. Confira as principais cachoeiras que fazem parte da Chapada Diamantina e se apaixone!