
Postado dia 05/08/25 | 2min. de leitura
Turismo internacional na Bahia cresce 62% no 1º semestre de 2025
0 comentário
0 curtida
128 visualizações
A Bahia recebeu quase 100 mil turistas estrangeiros entre janeiro e junho de 2025, o que representa um aumento de 62% em relação ao ano anterior. Esse é o segundo melhor resultado da história para o período e reforça o crescimento do turismo na Bahia no primeiro semestre de 2025, consolidando o estado como referência no cenário nacional.
Entre abril e junho, o fluxo internacional cresceu de forma significativa, impulsionando o setor em Salvador e nos destinos litorâneos.
Este resultado favorável é confirmado por diversos dados, tendo os serviços turísticos e a arrecadação de impostos em avanço acima da média nacional, segundo o IBGE e a SEI.

O crescimento do turismo internacional na Bahia supera média nacional
A última pesquisa mensal de serviços do IBGE aponta que, de janeiro a maio de 2025, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, frente ao mesmo período de 2024. No Brasil, esse crescimento foi de 7%.
No comparativo entre maio de 2025 e maio de 2024, a Bahia teve alta de 12,5%, enquanto o país ficou em 9,5%. Esses números confirmam que o crescimento do turismo na Bahia no primeiro semestre de 2025 continua acima da média nacional e reforçam o ritmo acelerado do crescimento do turismo no estado nos últimos anos.
Segundo a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), o estado arrecadou mais de R$ 1,5 bilhão em ICMS do turismo no primeiro trimestre de 2025. Isso representa um aumento de 20,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esse avanço evidencia o impacto direto do turismo na economia baiana. Com mais visitantes e maior consumo, o setor gera renda, movimenta o comércio local e fortalece cadeias produtivas em diversas regiões.
Salvador e litoral são destaques no crescimento do turismo na Bahia
Salvador segue como principal destino internacional, atraindo visitantes com sua mistura de história, cultura e arte.
Entretanto, outros locais também se destacaram, como Morro de São Paulo, Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus e Praia do Forte, que receberam mais visitantes no semestre.
As 13 zonas turísticas da Bahia vêm sendo monitoradas pela Setur-BA, que já comemora resultados acima das expectativas. “Superamos nossas estimativas nos cinco primeiros meses do ano”, declarou o secretário Maurício Bacelar.

Bahia mantém liderança no turismo
Com a retomada e expansão do setor, a Bahia reforça sua posição como um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. O desempenho no primeiro semestre indica um cenário promissor até o fim de 2025, com continuidade das ações de promoção e qualificação da oferta turística.
O crescimento turístico da Bahia é constante, sólido e sustentável. Os números mostram que o estado está preparado para receber cada vez mais visitantes, com estrutura, diversidade e acolhimento.
Viva a experiência baiana!
Se você ainda não conhece nosso estado, este é o momento. Venha descobrir paisagens deslumbrantes, cidades históricas, sabores únicos e a hospitalidade do povo baiano.
Então, agora que você já conhece o potencial da Bahia e seu crescimento turístico, descubra as zonas turísticas do estado e confira o que cada uma delas tem para te oferecer. A Bahia está pronta para receber você!
