
Postado dia 08/10/25 | 7min. de leitura
9 destinos próximos a Salvador para esticar sua viagem
0 comentário
0 curtida
37 visualizações
Viajar para a capital baiana é o sonho da maioria dos turistas brasileiros, por tudo o que ela representa e possui, como praias exuberantes, cultura, musicalidade e muita história. Mas pouca gente sabe que existem diversos destinos próximos a Salvador que podem tornar a viagem ainda muito mais completa. Certamente, são ótimas opções do que fazer quando você estiver hospedado na capital do axé e da alegria.

Assim sendo, listamos neste artigo 9 destinos perto de Salvador para que você possa desfrutar ainda mais desse lugar incrível, continue conosco!
9 destinos próximos a Salvador para viajar
Nossa lista foi elaborada com destinos que podem ser visitados em viagens de apenas um dia, no melhor estilo bate e volta. Assim, você poderá conhecê-los em meio a outras programações pela capital baiana.
1. Ilha dos Frades
A Ilha dos Frades é a queridinha da Baía de Todos os Santos. E não é para menos, já que estamos falando da maior, mais alta e uma das mais preservadas da região.

Com mais de 80% da sua área tomada por mata atlântica secundária, a ilha oferece quilômetros de praias com águas calmas, mornas e cristalinas. São paisagens de tirar o fôlego e um único passeio até ela, já garante a sua viagem inteira para a Bahia.
Vale lembrar que a Ilha dos Frades também guarda alguns dos monumentos históricos mais antigos do nosso estado, já que esteve na rota dos primeiros navegadores e povoadores portugueses no início do séc. XVI. A exemplo da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e da Igreja de Nossa Senhora do Loreto.
Como chegar à Ilha dos Frades
Dois passeios de um dia inteiro proporcionam conhecer duas extremidades da ilha. A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe acessada por meio de um passeio coletivo de catamarã, e a Praia do Loreto via passeio de lancha privativo, que ainda estica até a bela Praia das Neves na Ilha de Maré.
2. Ilha de Maré

A Praia das Neves, na Ilha de Maré, é um destino próximo de Salvador e é escandalosamente linda, sendo ponto de parada obrigatório para quem navega pela Baía de Todos os Santos. Suas águas possuem coloração especial, um verde meio esbranquiçado e muito cristalina, oferecendo um dos melhores banhos da região.
Lá também se encontra uma relíquia histórica, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída em 1552 e que fazia parte da primeira leva de engenhos de açúcar construídos na Bahia.
Como chegar à Ilha da Maré
Além da opção do passeio de lancha privativo que sugerimos no tópico anterior, é possível chegar à Ilha de Maré se dirigindo até a Praia de São Tomé de Paripe, em Salvador, e de lá pegar um barquinho para a Praia das Neves.
A navegação é curta e dura apenas 25 minutos, sendo possível deixar o horário de retorno combinado com o barqueiro, para que o mesmo retorne para buscá-lo.
3. Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica é imensa e oferece muitas opções de praias belíssimas. Porém, para quem deseja conhecê-la em apenas um dia, é preciso optar por alguns dos seus recortes que oferecem melhor infraestrutura turística.
Seu território é dividido em dois municípios: o de Vera Cruz, que compreende a maior variedade de vilas e praias; e o de Itaparica, onde nasceu e morreu o escritor João Ubaldo Ribeiro.
O município de Itaparica se destaca na preservação de diversos monumentos históricos relevantes, como igrejas seculares, casarões coloniais, a antiga Fonte da Bica e o incrível Forte São Lourenço.
Ela também possui uma bela marina e praias de águas muito claras, como a prainha em frente ao forte e a incrível Coroa do Limo, situada no meio do mar e em frente à Marina Itaparica.
Como chegar à Ilha de Itaparica
Para o turista que deseja conhecer o que há de melhor na Ilha de Itaparica em apenas um dia, indicamos o passeio privativo de lancha. Ele leva para a Coroa do Limo, para o centro histórico de Itaparica e para o excelente Restaurante Manguezal, na praia de Ponta de Areia em Vera Cruz.
4. Ilha de Bom Jesus dos Passos

A linda Ilha de Bom Jesus dos Passos é uma riqueza histórica, cultural e natural da Baía de Todos os Santos, também perto de Salvador. Ela está localizada ao norte da Ilha dos Frades e possui um pacato povoado que é um encanto. Lá também se encontram prainhas belíssimas, como a da Pontinha e a Ponta do Padre.
Caminhar pelas suas ruas é imperdível, bem como visitar a antiga Igreja de Bom Jesus dos Passos, construída em 1776. Por fim, aproveite para degustar uma maravilhosa moqueca no excelente Restaurante Pôr do Sol.
Como chegar à Ilha de Bom Jesus dos Passos
Primeiro, é preciso se dirigir até o terminal marítimo da cidade vizinha de Madre de Deus, de onde saem embarcações regulares de hora em hora até a Ilha de Bom Jesus dos Passos, com uma travessia que dura apenas 20 minutos.
5. Cachoeira

A heroica cidade de Cachoeira, como é conhecida popularmente em razão da sua importância na Independência do Brasil na Bahia, é uma das pérolas históricas e arquitetônicas do estado e está localizada próxima a Salvador.
O município inteiro é recheado de monumentos históricos de grande importância, já que foi um dos centros de produção do açúcar entre os séculos XVII e XIX.
A cidade, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), tem o segundo maior acervo arquitetônico barroco do estado, e seu centro histórico compreende quase toda a cidade.
Há também a opção de explorar sua zona rural, onde estão inúmeras comunidades quilombolas, ruínas de antigos engenhos de açúcar e primitivas capelas.
Como chegar a Cachoeira
A distância entre Salvador e Cachoeira é de apenas 120 quilômetros, sendo possível visitá-la em passeios de bate e volta, seja em carro próprio ou alugado, ou por meio de passeio privativo.
Mas também existe a opção de um passeio de 2 dias a partir de Salvador, sendo um dia visitando os monumentos históricos da cidade, um pernoite, e o dia seguinte dedicado à exploração da sua rica zona rural.
6. Praia do Forte

A linda Praia do Forte está a apenas 50 quilômetros de distância ao norte do Aeroporto Internacional de Salvador, e é um destino imperdível para quem está visitando a capital baiana. Seu litoral possui 8 quilômetros de praias paradisíacas, repletas de belos coqueirais, recifes de corais e piscinas naturais de água cristalina.
Seu povoado também é encantador, com um centrinho repleto de bares, restaurantes, lojinhas de artesanato, grifes nacionais e internacionais. Um destaque importante é a presença da primeira sede do Projeto Tamar no Brasil, que costuma atrair muitos turistas.
Como chegar à Praia do Forte
Chegar em Praia do Forte a partir de Salvador não é tarefa das mais complexas, já que, como foi dito antes, o destino está bem perto de Salvador, a apenas 50 quilômetros do Aeroporto Internacional.
Para quem vai em carro próprio ou alugado, basta pegar a rodovia BA-099 conhecida como Estrada do Coco e seguir direto para a Praia do Forte. Também há a alternativa de contratar um transfer, cujo receptivo já estará lhe aguardando no desembarque do seu voo, seguindo para o destino final em um automóvel novo e climatizado.
É possível ainda conhecer a Praia do Forte por meio de um passeio coletivo bate e volta saindo de Salvador, que busca os turistas em seus respectivos hotéis e se desloca diretamente para lá.
7. Praia de Imbassaí

A Praia de Imbassaí está 16 quilômetros após a Praia do Forte e é um destino muito procurado por turistas que estão hospedados em Salvador. O povoado é pacato e cortado pelo lindo Rio Imbassaí, cujo encontro do mar se dá de maneira maravilhosa, proporcionando praias de água doce e salgada em um mesmo ambiente.
Como chegar à Praia de Imbassaí
Uma boa pedida para quem deseja acrescentar Imbassaí ao seu roteiro de viagem à capital baiana, é aproveitar o passeio coletivo bate e volta que passa um dia por lá. Após aproveitar boas horas na praia, ele ainda visita o histórico Castelo Garcia d’Ávila, onde está um dos melhores museus do estado.
O local ainda guarda as ruínas do castelo, sua primitiva capela e mirantes com paisagens espetaculares de toda a faixa litorânea.
8. Praia de Santo Antônio

A Praia de Santo Antônio fica a 10 e 26 quilômetros após a Praia do Forte e Imbassaí respectivamente. Trata-se de um simplório povoado de pescadores que vem se abrindo recentemente ao turismo. Destaque para o denso coqueiral e a pequena faixa de dunas à beira-mar, que tornam o lugar ainda mais charmoso.
Por lá os turistas encontram piscinas naturais na maré baixa, que proporcionam ótimos banhos para toda a família.
Como chegar à Praia de Santo Antônio
De Salvador sai um passeio bate e volta coletivo que leva até a Praia de Santo Antônio, e assim como o passeio de Imbassaí, também visita o extraordinário Castelo Garcia d’Ávila no turno da tarde.
9. Mangue Seco

Mangue Seco é o último reduto da Costa dos Coqueiros, já que está bem na fronteira com o estado de Sergipe. É um dos destinos mais encantadores da Bahia, tanto pelas suas belezas naturais, como pela cultura proporcionada pelo pequeno povoado de pescadores que hoje se sustenta primariamente do turismo.
O lugar guarda uma longa faixa de grandes dunas de areia branca, que estão posicionadas entre o mar e o lindo Rio Real. O visual realmente impressiona, especialmente nos momentos da alvorada e do entardecer.
Não deixe de aproveitar o passeio de buggy pelas dunas, que também leva os turistas até as maravilhosas barracas de praia para o almoço.
Como chegar a Mangue Seco
Mangue Seco está a 222 quilômetros ao norte do Aeroporto Internacional de Salvador, seguindo pela rodovia BA-099. A viagem até lá dura entre 02:30 e 03:00, mas é possível desfrutar do local em apenas um dia.
Uma boa pedida é contratar o passeio bate e volta privativo, que pega os turistas no hotel às 06:00 e que dura o dia inteiro, com retorno à noite.
Como você viu, há destinos encantadores perto da capital baiana que vale a pena conhecer, seja em um bate e volta ou ficando alguns dias para desfrutar melhor as paisagens paradisíacas.
Então, agora que você já sabe sobre os principais destinos próximos a Salvador, conheça também o roteiro de 12 dias pelo litoral norte da Bahia, que apresenta lugares incríveis que podem agregar ainda mais à sua viagem chegando até Mangue Seco.
