top of page
Baixio, praias, dunas e lagoas cristalinas na Costa dos Coqueiros

Baixio

Praias, dunas e lagoas cristalinas na Costa dos Coqueiros!

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Baixio, praias, dunas e lagoas cristalinas na Costa dos Coqueiros

Conheça Baixio, praias, dunas e lagoas cristalinas na Costa dos Coqueiros!

 

Baixio é um antigo povoado de pescadores, cercado por natureza preservada e belezas sem igual. O destino oferece paisagens diversificadas, apresentando faixa litorânea repleta de praias praticamente desertas, dunas altas compostas por vegetação de restinga e lagoas de água cristalina. Para completar, o lugarejo ainda revela uma linda foz de rio, recheada de manguezais e águas mansas para banho.

 

Distante 131 quilômetros do aeroporto de Salvador, o vilarejo de Baixio vem passando por uma transformação equilibrada, com o surgimento de empreendimentos que oferecem ótimos serviços ao turista, além de possibilitar a exploração da sua farta natureza por meio de diversos passeios em automóveis 4X4. 

 

Eles levam para as lagoas que se destacam entre os atrativos da região, a começar pela bela Lagoa Verde, a mais distante delas. O percurso até lá se dá por uma longa trilha off road que corta paisagens de dunas e restinga. Seu cenário é simplesmente espetacular, composto por uma duna de areia branca que se esparrama sobre as águas verdes e cristalinas. Para completar, duas choupanas de palha dão um toque ainda mais paradisíaco ao local.

 

Outro passeio em 4X4 leva até a Lagoa da Panela, onde o turista encontra ótima infraestrutura composta por tendas árabes, pranchas de stand up paddle e caiaques, que ficam disponíveis para remadas incríveis e muito fotogênicas sobre as águas cristalinas. 

 

Quanto à famosa Lagoa Azul, vale destacar que suas águas estão ficando cristalinas novamente, após um longo processo natural de turvamento pela decomposição de vegetais. Ela pode ser acessada por passeio em 4X4 ou caminhando por trilha guiada, cujo percurso dura aproximadamente 30 minutos.

 

Há ainda o passeio que leva ao lindo mirante Dedo de Deus, de onde se tem uma vista panorâmica de todo o complexo de dunas e do litoral de Baixio; e o passeio ao Morro da Vista, que oferece visão maravilhosa da vila e da Barra do Inhambupe. Vale ressaltar que essa linda foz de rio é democrática e para todos, sendo acessível à pé e sem custos adicionais. No local se encontram excelentes barracas de praia que atendem praticamente dentro d’água, perfeito para degustar um peixinho frito ou aquela moqueca baiana especial. 

 

A praia central também é uma ótima opção gastronômica e de bebidas geladas, com barracas enfileiradas em uma pequena e organizada orla marítima. Mas se você é do tipo que curte praias desertas, aí Baixio se torna ainda mais interessante, já que seu litoral possui aproximadamente 16 quilômetros de paisagens praticamente selvagens. Por fim e para fechar um passeio inesquecível, é só apreciar ao pôr do sol do belo Rio Morto.

 

Um pouco da origem de Baixio

 

O litoral norte baiano era ocupado por indígenas da etnia tupinambá quando os portugueses iniciaram o processo de colonização. A partir da década de 1550, Garcia d’Ávila recebeu terras do litoral norte de Salvador em forma de sesmarias, e com a construção da Casa da Torre, iniciou o desbravamento dos sertões. 

 

O povoado de Baixio é distrito do município de Esplanada, que por sua vez estava em terras que pertenceram a Garcia d’Ávila. Após mais de três séculos de domínio dos d’Ávila, a região do litoral norte se desmembrou, ficando o território aqui analisado conhecido como sesmaria do Timbó, onde existia um antigo povoado que pertencia ao município de Conde. Tal povoação se desenvolveu com a chegada da ferrovia no séc. XIX, sendo transformado em vila e posteriormente no Arraial de Esplanada. 

 

Pouco se sabe à respeito da origem do povoado de Baixio. Mas é de notório conhecimento que após a Abolição em 1889, muitos libertos passaram a ocupar áreas próximas às senzalas onde viviam. Quanto a Baixio, a dúvida é se este povoado já existia antes e fora impulsionado pela Abolição, ou se teria se formado exclusivamente após a mesma. 

 

De qualquer forma, é certo que muitos escravizados que atuavam em Esplanada, para ele migraram, fortalecendo a povoação que passou quase todo o séc. XX incólume, e que somente a partir do séc. XXI encontrou seu processo de urbanização.

 

Entenda a estrutura de Baixio

 

O pequeno vilarejo de Baixio possui aproximadamente 2 mil habitantes, mas oferece uma boa infraestrutura turística que vem se desenvolvendo gradativamente por meio de um projeto discutido entre iniciativa privada, comunidade e município.

 

O povoado possui lindas opções de hospedagem no estilo boutique, sendo algumas delas à beira-mar. Há uma orla muito organizada e repleta de barracas de praia que oferecem ótimos serviços gastronômicos. E nesse quesito, Baixio ainda possui a orla da Barra do Inhambupe, onde outras tantas barracas de praia nativas proporcionam frutos do mar frescos aos visitantes.

 

Vale ressaltar que o povoado de Baixio está muito próximo de outros destinos encantadores da Costa dos Coqueiros, que podem ser visitados por meio de passeios bate e volta a partir de lá. Portanto, além de oferecer paisagens belíssimas e muitas opções de lazer, também pode ser ponto de partida para a exploração da redondeza.

 

Como exemplo, distante apenas 108 quilômetros ao Norte está Mangue Seco, uma opção maravilhosa de passeio a partir de Baixio. A linda Barra do Itariri fica 30 quilômetros ao Sul, e é outro lugar a ser desbravado. Entre Baixio e a Praia do Forte, são 80 quilômetros de um litoral repleto de praias especiais, como por exemplo: Imbassaí, Praia de Santo Antônio, Massarandupió, Subaúma e o longo litoral intocado do Conde.

 

Translado para Baixio – contrate online! 

 

O serviço de transfer é a maneira mais confortável e segura para chegar em Baixio. Ao contratá-lo por meio de uma agência reconhecida e confiável, um receptivo estará à sua espera no saguão de desembarque do aeroporto. Após pisar em solo soteropolitano, você será conduzido até um veículo novo e climatizado, guiado por motorista profissional ao longo da rodovia BA-099, que liga Salvador a todos os destinos do litoral norte do Estado. A viagem dura aproximadamente 2 horas, tempo suficiente para relaxar e guardar energias para desfrutar de tudo o que Baixio pode oferecer

 

A Bahia Terra Turismo é uma agência especialista “em Bahia”, e desde 2006 vem transportando milhares de turistas anualmente para os mais belos destinos baianos, além de também proporcionar os melhores passeios. Quer conhecer a Bahia em grande estilo? Conte com nossos serviços, eles podem ser contratados online mesmo, de maneira prática e segura! 

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina

bottom of page