top of page
Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos: história em Salvador

Postado dia 12/11/25 | 5min. de leitura

Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos: história em Salvador

0 comentário

0 curtida

12 visualizações

A Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos não é tão badalada em Salvador como tantas outras, a exemplo da Igreja do Senhor do Bonfim e da Igreja de São Francisco, mas sua localização, arquitetura e história a tornam uma excelente opção do que fazer na cidade.

A começar pela linda vista da praça à sua frente, literalmente a borda da falha geográfica que separa a Cidade Alta da Cidade Baixa. Ou seja, o local oferece vista panorâmica da Baía de Todos os Santos e da Bahia Marina.

Continue conosco e descubra todos os encantos deste importante monumento religioso de Salvador!

Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos Salvador
A antiga Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos em Salvador

Origem da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos

A Igreja dos Aflitos foi concebida pelo português Antônio Soares no início do séc. XVIII, em razão de um voto feito por ele ao Senhor dos Aflitos e Boa Sentença na época em que a imagem ainda estava no nicho da Igreja das Mercês. 

Quando a igreja foi coberta, o fundador mandou buscar a imagem do Senhor dos Aflitos e a instalou no interior da nova igreja. 

As obras ainda continuaram por etapas, com o auxílio de esmolas, e a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos só foi inaugurada em 1748

Igreja dos Aflitos Salvador fotografia Guilherme Gaensly
A Igreja dos Aflitos no alto à direita, em fotografia de Guilherme Gaensly de 1870.

Segue abaixo sua cronologia listada por Paulo Ormindo de Azevedo no Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia:

  • 1748: inauguração da igreja;

  • 1824: sofre uma reforma, conforme assinalado em placa existente na igreja;

  • 1825: data em que uma irmandade surgiu em seu seio para cuidar do culto e da capela;

  • 1842: ano em que o piso de mármore da nave foi instalado;

  • 1862: Francisco José Rufino de Sales restaura a pintura do teto e é colocado piso de mármore na sacristia e presbitério;

  • 1885: os altares são retocados por Francisco Diogo Ribeiro;

  • 1924: nova reforma, assinalada em placa existente na igreja;

  • 1959: mais uma reforma;

  • 1974: obras de estabilização e limpeza realizadas pelos Cursilhos de Cristandade da Cidade do Salvador, compreendendo toda a cobertura e assoalhos.

O que ver no interior da Igreja dos Aflitos

Torre sineira com louça policromada Igreja dos Aflitos em Salvador
Torre sineira com louça policromada - Igreja dos Aflitos em Salvador

A Igreja dos Aflitos possui uma planta típica das matrizes e irmandades do início do séc. XVIII, e no interior, apresenta talha neoclássica. Além disso, a pintura do forro possui um medalhão com moldura rococó, uma obra atribuída a José Joaquim da Rocha.

A igreja primitiva foi alterada no século XIX e também no séc. XXl. Sua fachada parece não ter sido concluída, com uma torre tomada de louça policromada.

No interior da nave existem três altares, sendo que os dois altares laterais e o arco cruzeiro são do entalhador Maximiniano de Oliveira Brandão, que trabalhou na igreja na primeira metade do século XIX.

A pintura do teto da nave é atribuída a J. Joaquim da Rocha (1780). As tribunas laterais apresentam grades de ferro do século passado, com exceção das varandas da capela-mor que são de talha dourada. 

A igreja possui lindas imagens expostas em seus altares: Santana Mestra, N.Sra. das Dores, São José, N. Sra. do Parto e N. Sra. da Soledade. Há também a imagem de Frei Agostinho da Piedade, feita para a capela do Unhão e que se encontra atualmente no Museu de Arte Sacra da Bahia.

  • Endereço da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos: Largo dos Aflitos, s/n, Centro, Salvador;

  • Horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:00; sábado, das 17:00 às 18:00.

Como chegar à Igreja dos Aflitos em Salvador

A Igreja dos Aflitos pode ser acessada por dois caminhos opostos: pela Ladeira dos Aflitos, que se conecta à Av. Contorno; e pela Av. Carlos Gomes, na altura do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia.

Para quem vai de ônibus ou metrô, é preciso ir para a Estação da Lapa e de lá seguir caminhando por aproximadamente 2 quilômetros. Uma opção mais próxima é pegar um ônibus para o Largo do Campo Grande, que fica a 850 metros da igreja. 

Para um passeio mais seguro e confortável, vale à pena contratar um transfer, que te busca no hotel onde estiver hospedado e te leva com agilidade até seu destino.

Monumentos históricos próximos à Igreja dos Aflitos

A Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos está situada na região histórica da cidade e por isso oferece em seu entorno, diversas opções de monumentos que podem ser visitados no mesmo dia. Confira!

Largo do Campo Grande e o Monumento ao 2 de Julho

Monumento ao 2 de Julho no Largo do Campo Grande Salvador
Monumento ao 2 de Julho no Largo do Campo Grande

O Largo do Campo Grande é uma praça histórica onde está situado um dos mais emblemáticos monumentos da Bahia: o Monumento ao 2 de Julho, data magna baiana que atesta o dia em que o general português Madeira de Melo bateu em retirada no ano de 1823, dando aos baianos a vitória que representa a Independência do Brasil na Bahia.

Também conhecido por “Monumento ao Caboclo”, foi inaugurado em 1895 e possui uma complexidade de elementos e materiais que se fundem maravilhosamente, como o belo gradil, diversos mosaicos, águias, uma coluna e o Caboclo no topo feito de bronze.

Ele tem arco, flechas e lança nas mãos e aprisiona um dragão com seus pés, representação do Brasil dominando a tirania portuguesa.

Passeio Público, Praça e Palácio da Aclamação

Obelisco Dom João Sexto Praça da Aclamação Salvador
Obelisco em homenagem à passagem de D. João VI por Salvador em 1808

O Passeio Público fica ao lado do Campo Grande, tendo sido inaugurado em 1810 pelo oitavo Conde dos Arcos, Dom Marcos de Noronha e Brito. 

O local recebeu o Imperador Dom Pedro II em 1859, possui palmeiras imperiais e uma bela área verde, com mirantes especiais para a Baía de Todos os Santos. Vale lembrar que é lá que está o Teatro Vila Velha, um dos mais tradicionais da cidade.

Ao seu lado está o Palácio da Aclamação, construído pelo governador J. J. Seabra em 1913 para servir de residência oficial dos governadores. Trata-se de um edifício imponente que impressiona pela dimensão e arquitetura neoclássica.

Em frente ao Palácio da Aclamação está a Praça da Aclamação, onde está instalado o Obelisco Dom João VI, construído em mármore português em homenagem à chegada do Príncipe Regente D. João VI e da Família Real portuguesa em Salvador no ano de 1808.

Originalmente, o obelisco foi instalado no Passeio Público, tendo sido transferido posteriormente para o atual sítio.

Agora que você já está por dentro das principais informações a respeito da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, conheça também 6 igrejas à beira-mar na Cidade Baixa de Salvador. São monumentos que impressionam não só pela arquitetura e pela história, mas também pela natureza esplêndida da Baía de Todos os Santos.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page