top of page
Avenida Contorno em Salvador: história, arte e ótimas vistas

Postado dia 03/09/25 | 6min. de leitura

Avenida Contorno em Salvador: história, arte e ótimas vistas

0 comentário

0 curtida

73 visualizações

A Avenida Contorno é uma das mais românticas vias de acesso de Salvador. Dela, se vislumbra uma das cenas mais belas de toda a capital baiana, com a linda Baía de Todos os Santos, boa parte do contorno da Cidade Baixa, a Ponta do Humaitá, as ilhas de Maré, dos Frades e Itaparica. 

Além disso, ela é cercada de monumentos históricos impressionantes, prainhas especiais de água calma e cristalina e alguns dos restaurantes mais glamourosos de Salvador. 

Sem dúvida alguma, visitar a Avenida Contorno, mesmo que de passagem, é uma ótima alternativa de lazer na cidade. Continue conosco e descubra tudo o que cerca esse monumento da engenharia baiana.

Avenida Contorno
Avenida Contorno em Salvador

História da Avenida Contorno em Salvador

A primeira ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa foi a Ladeira da Conceição da Praia, que foi construída junto com a formação da cidade de Salvador a partir de 1549. Em 1885, a Ladeira da Montanha foi aberta, passando a ser a mais importante via entre os dois planos da cidade.

Com a grande expansão que Salvador sofreu a partir do séc. XX, houve a necessidade de desenvolver uma avenida que ligasse a Cidade Baixa ao Largo do Campo Grande, bairro nobre e local de morada de personalidades da classe dominante soteropolitana. 

Construída a partir de 1952 e inaugurada em 1962 sob tutela do arquiteto Diógenes Rebouças, sua obra por pouco não destruiu o imponente Solar do Unhão, que seria desativado pelo projeto original. 

Alguns autores defendem a hipótese de que sua construção serviu para esconder e inviabilizar as comunidades históricas da Gamboa de Baixo e do Unhão, já que todo o entorno havia se tornado um dos metros quadrados mais caros da cidade e contava com a presença de empreendimentos de alto luxo.

Fato é que tanto o Solar do Unhão como as comunidades vizinhas supracitadas resistiram, e mais do que isso, se tornaram alguns dos principais atrativos históricos, culturais e turísticos da região. 

Atualmente, a Avenida Contorno é um dos palcos mais deslumbrantes de Salvador e visitá-la costuma emocionar visitantes, especialmente no entardecer, quando a luz dourada do sol poente torna a paisagem ainda mais bela.

7 pontos turísticos na Avenida Contorno

Como disse anteriormente, a Avenida Contorno encontra-se em local que fez parte da formação da sociedade soteropolitana, sendo, portanto, uma região histórica e cercada de monumentos que remontam à construção de Salvador no séc. XVI.

Além de usufruir de paisagens espetaculares, visitá-la é uma oportunidade de aprender sobre a história da cidade. Já bem pertinho dela, se encontram alguns dos mais emblemáticos monumentos históricos da cidade. 

Confira agora as principais atrações na Avenida Contorno e próximas dela!

1. Comunidade Gamboa de Baixo

Gamboa de baixo Salvador
Comunidade da Gamboa de Baixo

A população que hoje vive na comunidade da Gamboa de Baixo descende de indígenas e negros escravizados. Há registros históricos de 1878 que apontam a existência do povoado, que ainda pode ser muito mais antigo do que isso. 

A Gamboa é conhecida como “a favela mais bonita do Brasil”, e nela se destacam muitas histórias de luta, resistência e vitória.

Basta um dia por lá conversando com os moradores para descobrir os encantos desse bairro, que hoje é visitado por artistas e celebridades nacionais quando estão em Salvador. Alguns empreendimentos liderados por moradores se tornaram célebres, como o Bar da Mônica, por exemplo, que serve moquecas deliciosas e está posicionado na beira da praia.

2. Ruínas do Forte São Paulo da Gamboa

Forte São Pedro
Ruínas do Forte São Paulo em Salvador

Trata-se de um monumento histórico pouco conhecido, mas de grande relevância histórica. Foi construído em 1714 e está completamente inserido no contexto da comunidade da Gamboa de Baixo.

A fortificação atuava como par do Forte de São Pedro, que está situado no alto da falha geográfica de Salvador e próximo da Avenida Contorno. 

O São Pedro bombardeava do alto e protegia a parte terrestre, enquanto o Forte da Gamboa o complementava embaixo, com a defesa da Marinha, com todos os seus canhões posicionados para o mar.

Atualmente, o Forte da Gamboa encontra-se abandonado, mas existem projetos de revitalização do mesmo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Forte de São Paulo da Gamboa foi tombado pelo IPHAN em 1938.

3. Solar do Unhão e Museu de Arte Moderna (MAM)

Solar do Unhão em Salvador
Solar do Unhão e Museu de Arte Moderna

O conjunto arquitetônico do Solar do Unhão começou a ser construído no séc. XVII e levou praticamente 3 séculos para ser finalizado. Trata-se de um complexo agroindustrial composto por: Solar do Unhão, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cais, aqueduto, chafariz, senzala, alambique com tanques.

No Solar do Unhão funciona atualmente o Museu de Arte Moderna (MAM), projeto concebido pela arquiteta Lina Bo Bardi, que foi a primeira diretora do museu. O MAM recebe uma média de 200 mil visitantes por ano e possui ampla exposição de arte contemporânea, que se distribui em 5 salas e uma galeria aberta. 

Visitar o Solar do Unhão é um passeio completo, que envolve história, arte, cultura e belezas naturais, já que da sua amurada se tem uma das melhores vistas da Baía de Todos os Santos.

4. Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em Salvador
Frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das mais antigas do Brasil, e sua versão primitiva foi a primeira edificação religiosa de Salvador, construída a mando de Tomé de Sousa em 1549. Tal ermida foi demolida para construção da segunda versão no início do séc. XVII, sendo que suas ruínas ainda se encontram no interior da atual igreja, que é a terceira e definitiva versão datada de 1739.

A basílica é impressionante pelas suas dimensões magnânimas, mas também pela imponência das pedras que a constituem. Trata-se de uma obra pré-fabricada com peças e cantaria de lioz. 

É uma das igrejas mais impressionantes do país e está localizada entre casarões coloniais do séc. XIX que compõem a moldura do antigo porto de Salvador. O local é um dos mais emblemáticos cartões postais da cidade, com a presença do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda.

5. Praia da Preguiça

Vista aérea da Praia da Preguiça
Praia da Preguiça em Salvador

A Praia da Preguiça está localizada aos pés da Avenida Contorno e é um lugar especial da cidade para quem busca se deliciar nas águas calmas, verdes e cristalinas da Baía de Todos os Santos. Mas também é um point para a prática de esportes como vôlei de praia e modalidades a remo. 

O local também é ponto de partida para passeios de canoa havaiana, como o que leva até o lindo Forte São Marcelo; e o que percorre toda a extensão da Avenida Contorno pelo mar, indo até as águas do Porto da Barra.

A Praia da Preguiça também proporciona alta gastronomia, já que nela estão o aclamado Restaurante Amado e a Bahia Marina, que possui vários restaurantes sofisticados, a exemplo do Soho, especializado em comida japonesa.

6. Prainha do MAM

Prainha do MAM vista de cima
Prainha do MAM - Salvador

O Solar do Unhão está exatamente entre duas prainhas maravilhosas: de um lado, a praia de pedrinhas da Gamboa de Baixo, e do outro, a Prainha do MAM, que é uma das mais escondidas da cidade.

Para chegar até ela, é preciso descer a escadaria do MAM e depois percorrer uma linda passarela de madeira, que por sua vez descortina paisagens belíssimas em mirantes muito especiais. Lá, o turista encontra algumas barracas de praia e um mar muito verde e cristalino, sem dúvidas, um dos melhores banhos da cidade.

Vale Lembrar que do Solar do Unhão saem pequenos barcos que levam para a comunidade da Gamboa de Baixo e também para a Prainha do MAM. Uma oportunidade de navegar pela região e admirar a paisagem pelo ângulo marítimo.

7. Forte de São Pedro

forte de são pedro salvador bahia
Forte de São Pedro

Ao final da Avenida Contorno e à direita, se encontra uma das muralhas do Forte de São Pedro, que fazia parte da defesa da cidade. Trata-se de um importante monumento que esteve presente em diversos momentos marcantes da história de Salvador. 

Da sua concepção no séc. XVII, ao fato de ter sido base militar dos portugueses nas batalhas pela Independência da Bahia entre 1822 e 1823, e por ter sido quartel-general da Sabinada, revolta que eclodiu em Salvador entre 1837 e 1838. Atualmente, o forte é administrado pelo Exército do Brasil.

O pôr do sol na Avenida Contorno

por do sol no mam salvador proxima avenida contorno
Pôr do sol na Avenida Contorno

Não poderíamos finalizar este artigo sem falar do pôr do sol na Avenida Contorno, que pelo fato de estar virada para o Oeste, permite admirar o espetáculo dourado bem de frente. Nele, o Astro-Rei se põe por trás da distante Ilha de Itaparica, localizada do outro lado da grande baía.

O detalhe é que esse lindo momento do dia pode ser visto por várias perspectivas: do Solar do Unhão, das prainhas do MAM ou da Preguiça, do Bar da Mônica na Gamboa de Baixo, do Restaurante Amado, da Bahia Marina, ou mesmo da própria Avenida Contorno, que por toda a sua extensão oferece ângulos impressionantes.

Agora que você já sabe tudo o que fazer na Avenida Contorno em Salvador, confira também 6 lugares ao ar livre na capital baiana para desfrutar ainda mais dessa belíssima cidade.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page