top of page
Ilha de Boipeba: paraíso escondido no estado da Bahia

Postado dia 07/09/25 | 13min. de leitura

Ilha de Boipeba: paraíso escondido no estado da Bahia

0 comentário

0 curtida

2266 visualizações

Boipeba é uma das ilhas que compõem o Arquipélago de Cairu, localizado na Costa do Dendê baiana. É um local belíssimo, cheio de praias paradisíacas onde a natureza deslumbra a todos com a sua exuberância.

A ilha possui uma costa banhada pelo oceano e uma contra costa fluvial, onde diversos rios se encontram no grande Canal de Taperoá, a exemplo do Rio do Inferno. 

a ponta dos castelhanos em boipeba
A Ponta dos Castelhanos é um paraíso perdido em Boipeba

Devido à riqueza de seu patrimônio natural, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, portanto, os turistas e visitantes do local podem esperar cenários incríveis e experiências inesquecíveis.

A Ilha de Boipeba é facilmente reconhecida como um belo destino para descansar, principalmente nos meses de baixa temporada. 

Por lá, o agito não se compara com outras regiões do estado, como a vizinha Morro de São Paulo, por exemplo. Portanto, pode esperar pouca gente e praias praticamente semi virgens, repletas de vegetação belíssima e mar cristalino.

Continue conosco e conheça Boipeba em detalhes por meio deste guia completo!

Onde fica a Ilha de Boipeba?

Praia de Pontal Ilha de Boipeba
O Rio do Inferno entre a Praia de Pontal da Ilha de Tinharé (abaixo) e a Ilha de Boipeba (acima)

Boipeba está aproximadamente 100 quilômetros ao sul de Salvador pelo mar. Porém, para ir por terra é preciso contornar a Baía de Todos os Santos, o que torna a viagem bem mais longa.

A região da Costa do Dendê, da qual Boipeba faz parte, também é conhecida como Baixo Sul da Bahia. É lá que está o Arquipélago de Cairu, um dos mais belos municípios do estado. Ele possui 26 ilhas, sendo 3 delas habitadas: Cairu (a sede do município), Ilha de Boipeba e Ilha de Tinharé, sendo esta última a sede do povoado mais famoso da região: Morro de São Paulo.

Como ir para Boipeba?

De Salvador para Boipeba

Do Aeroporto Internacional de Salvador partem táxi-aéreo e voos regulares para a Ilha de Boipeba, em uma viagem deslumbrante de aproximadamente 30 minutos. 

Embora seja o meio mais rápido e prático, também existem outros percursos, como o transfer semi terrestre, que combina trajetos terrestres com rotas marítimas e/ou fluviais.

Há também a opção de ir por conta própria, que apesar de muito mais desgastante, proporciona alguma economia para o bolso. 

catamara de salvador para o morro de sao paulo
Catamarã de Salvador para o Morro de São Paulo é uma opção de caminho até Boipeba

Neste caso, é preciso se deslocar para o Terminal São Joaquim em Salvador, para atravessar a Baía de Todos os Santos utilizando o ferry-boat

Já na Ilha de Itaparica, o turista deve seguir até o terminal rodoviário de Bom Despacho e comprar uma passagem para a cidade Valença, de onde saem lanchas rápidas com destino à Ilha de Boipeba. No geral, todo esse trajeto pode levar cerca de 5 horas, sem contar conexões com filas.

Outra opção mais interessante é o transfer que combina um catamarã para o Morro de São Paulo e um automóvel 4X4 para Boipeba. Você pode comprar os trajetos individuais para ficar alguns dias em Morro de São Paulo antes de ir a Boipeba com a Bahia Terra Turismo.

De outros destinos turísticos ao sul de Boipeba

Para quem está desfrutando de algum destino no litoral ao sul da Ilha de Boipeba, é importante saber que existem diversas opções de transfers que facilitam a chegada na ilha.

A partir de ilhéus, é possível contratar um transfer semi terrestre que vai por terra até o Atracadouro Graciosa e de lá pega uma lancha rápida até Boipeba. 

Quem está curtindo o paraíso de Barra Grande também pode contratar um transfer semi terrestre para lá, com lancha rápida que leva até a cidade de Camamu, automóvel até o Atracadouro Graciosa e outra lancha rápida até Boipeba.

O mesmo para quem está em Itacaré, há a opção de um transfer semi terrestre com automóvel para o Atracadouro Graciosa e lancha rápida para Boipeba.

Boipeba é caro?

Feira de artesanato Ilha de Boipeba
A feirinha de artesanato de Boipeba oferece muitos produtos com ótimos preços

Por se tratar de uma ilha, todos os itens de consumo se tornam um pouco mais caros que o padrão, já que necessitam de transportes especiais para chegar. Fora isso, a ilha é muito plural, oferecendo opções de hospedagem e restaurantes para todos os bolsos. 

Lá o turista encontra pousadas do mais alto padrão, mas também algumas simplórias no melhor estilo comunidade. Ainda há a opção de se hospedar em albergues, campings, ou mesmo alugar casas de temporada.

Podemos afirmar o mesmo em relação à gastronomia. Existem restaurantes finos, mas também uma variedade de restaurantes populares, onde se come muito bem gastando menos.

Como é o clima em Boipeba?

A Ilha de Boipeba possui um dos melhores climas do país, com temperaturas amenas entre 22º C e 32º C ao longo dos 365 dias do ano. 

A maior incidência de chuvas se dá entre os meses de maio e agosto, mas mesmo nesse período é possível encontrar dias ensolarados e mar cristalino.

Sua alta temporada se dá entre dezembro e fevereiro, onde a garantia de sol é muito maior e a concentração de turistas aumenta significativamente. Porém, tal fluxo turístico não chega a lotar suas praias, que mesmo nesse período se preservam tranquilas.

Uma breve história da Ilha de Boipeba

Igreja do Divino Espírito Santo Ilha de Boipeba
A antiga Igreja do Divino Espírito Santo, na Ilha de Boipeba

Antes da chegada dos europeus, a Ilha de Boipeba era habitada por povos tupinambás, sendo daí a origem do seu nome, que deriva do tupi m’boi pewa, que significa cobra chata em alusão à tartaruga marinha. 

Há fortes indícios de que o naufrágio da nau castelhana Madre de Dios tenha ocorrido em seu litoral no dia 25 de julho de 1535. Por isso uma das suas praias se chama Ponta dos Castelhanos, local mais provável onde os sobreviventes do naufrágio teriam desembarcado.

Porém, pesquisas historiográficas recentes dão conta de que este fatídico evento poderia ter ocorrido entre Tinharé e Boipeba, não havendo documentação que comprove exatamente onde. O fato é que 90 espanhóis foram mortos pelos tupinambás e entre 17 e 20 deles fugiram em uma chalupa, sendo acudidos por Diogo Álvares “Caramuru” em seu povoado na Ponta do Padrão (atual Farol da Barra). 

Mapa Antigo Albernaz Ilha de Boipeba
Mapa antigo com a presença da Ilha de Boipeba - Reprodução / Albernaz - 1640

Em 1565, o donatário da Capitania São Jorge dos Ilhéus, Lucas Giraldes, mandou que seu procurador Baltazar Ferreira Gaivoto fundasse as vilas de Cairu, Camamu e Boipeba. Porém, devido às lutas com os aimorés que assolavam a região, o povoado hoje conhecido por Velha Boipeba só se efetivou entre 1608 e 1610. 

Também é sabido que os jesuítas chegaram à ilha no final do séc. XVI, com o propósito de catequizar os tupinambás. A atual Praça Santo Antônio foi aberta na mata na forma de um tradicional “quadrado jesuíta”, o que se pode observar nos dias atuais.

Ali os jesuítas construíram a Igreja do Divino Espírito Santo em 1610, substituindo uma outra capela primitiva também construída por eles e que não se sabe a localização. Boipeba foi um importante centro de produção de farinha de mandioca, que abastecia a região açucareira entre Salvador e o Recôncavo Baiano.

As guerras impostas pelos aimorés em todo o litoral sul da Bahia, fizeram com que muitos colonos fugissem das capitanias de Porto Seguro e Ilhéus com destino às ilhas do Arquipélago de Cairu em busca de abrigo. 

Tamanha migração fortaleceu o povoado de Boipeba entre os séculos XVI e XVIII, sendo que após a pacificação dos aimorés e o retorno dos colonos aos seus locais de origem, a ilha empobreceu.

Tal fato corroborou para que Boipeba perdesse a condição de vila no início do séc. XIX, sendo a mesma transferida para o povoado de Jequié (atual cidade de Nilo Peçanha).

Quais são as atrações de Boipeba, na Bahia?

Quem busca explorar a região pode desfrutar de dezenas de passeios diários, de lancha, quadriciclo, canoa, canoa polinésia, com mergulho livre e autônomo, observação de baleias, dentre outros que exploram as lindas praias da ilha e que também levam à vizinha Ilha de Tinharé.

Os mais aventureiros podem seguir algumas das trilhas pelas praias e matas, contemplando com mais intimidade a grandeza da fauna, da flora e as muitas piscinas naturais de águas cristalinas da região. 

Além disso, as tardes e noites na Ilha de Boipeba também trazem paz e sossego, que podem se somar à culinária local.

As praias da Ilha de Boipeba

Para quem não conhece, a Ilha de Boipeba realmente surpreende quando o assunto são as praias

Existem muitas opções, desde aquelas com melhor estrutura para os turistas, como a Boca da Barra, por exemplo, como as mais distantes e desertas, como é o caso da Praia da Ponta dos Castelhanos. 

Confira abaixo tudo o que precisa saber sobre todas as praias da ilha!

Praia da Boca da Barra

Praia da Boca da Barra Ilha de Boipeba
Praia da Boca da Barra, na Ilha de Boipeba

A Boca da Barra é a mais próxima da vila Velha Boipeba, o principal povoado da ilha. Apesar de ser uma praia central e mais urbanizada, a Boca da Barra é linda e proporciona vários cenários especiais, a exemplo da vista ao longe para o lindo coqueiral da Praia de Pontal, na Ilha de Tinharé. 

Em sua orla, que também é bela, há uma passarela de madeira por onde transitam turistas, nativos e carregadores de malas e seus carrinhos de mão. Nela também se encontram algumas pousadas e ótimos restaurantes à beira-mar.

A Praia da Boca da Barra também se destaca por ser um dos melhores lugares da ilha para admirar o pôr do sol, que se diga de passagem, é belíssimo!

Praia do Outeiro

Praia do Outeiro Ilha de Boipeba
Praia do Outeiro, na Ilha de Boipeba

Vem logo após a Praia da Boca da Barra e apresenta uma linda vegetação de coqueiros, dendezeiros, amendoeiras e resquícios de mata atlântica. Ela oferece pousadas boutiques entranhadas na mata e uma trilha à beira-mar que revela paisagens estonteantes. 

É no final da Praia do Outeiro que inicia a trilha por um lindo trecho de mata atlântica, levando até as praias das Pedrinhas e de Tassimirim. 

Este trecho oferece um dos mirantes mais bonitos da ilha, além de lindos cenários que vão se enfileirando no percurso. Quanto ao mar, ele pode variar entre marrom e verde, já que a praia ainda está ainda bem próxima do Rio do Inferno.

Praia das Pedrinhas

Praia das Pedrinhas Ilha de Boipeba
Praia das Pedrinhas, na Ilha de Boipeba

Nela, pedrinhas arredondadas substituem a areia da praia, característica que a torna única na ilha. A prainha é cercada por bela vegetação, com destaque para uma grande e linda amendoeira que se debruça sobre o mar. 

A Praia das Pedrinhas possui um restaurante de frente para o mar e embaixo da grande amendoeira.

Praia de Tassimirim

Praia de Tassimirim Ilha de Boipeba
Praia de Tassimirim, na Ilha de Boipeba

A Praia de Tassimirim é praticamente deserta e seus imensos coqueiros se destacam na linda paisagem, bem como seu mar cristalino e repleto de piscinas naturais formadas na maré baixa. 

É nela que está a Barraca Tassimirim, liderada por Luciano e sua mãe, Dona Antonina. O espaço é rústico e recuado em meio a vegetação, de maneira que se ambienta perfeitamente à natureza do local. Um lugar para passar o dia, curtindo a natureza, com banhos maravilhosos e degustando do que há de melhor na gastronomia de Boipeba.

Praia da Cueira

Vista aérea Praia da Cueira Boipeba
Vista aérea do Rio Oritibe na Praia da Cueira - Ilha de Boipeba

Possui um dos mais bonitos coqueirais da Bahia e se destaca por ser o local onde está o famoso restaurante de Guido da Lagosta, um nativo que ficou famoso internacionalmente pelo preparo único e saboroso desse maravilhoso e exótico crustáceo.

Na extremidade sul da Praia da Cueira está a linda foz do Rio Oritibe, um lugar encantador que funde grandes coqueiros com um manguezal e o lindo rio. Suas águas se tornam verdes e cristalinas com o avanço da maré cheia. 

Um verdadeiro paraíso para banho e onde a regra é esquecer o relógio, o celular e o tempo!

morere paradisiaca
Bem vindo à paradisíaca Moreré

Praia de Moreré

É uma das praias mais famosas da Bahia atualmente, já que seus 3 quilômetros de litoral são cercados por imensos recifes de coral onde se formam algumas das mais belas piscinas naturais do Brasil

As piscinas são tão especiais que se tornaram o principal ponto de parada dos passeios “Volta à Ilha de Tinharé”, que parte do Morro de São Paulo, e “Volta à Ilha de Boipeba”, que parte da Praia da Boca da Barra.

Mas Moreré ainda guarda outros tesouros, como seu pitoresco povoado de pescadores, onde estão algumas das mais bonitas pousadas boutiques da ilha. 

No local também funcionam alguns restaurantes nativos, onde se come maravilhosamente bem. Há ainda um trecho onde funcionam campings nativos no melhor estilo pé na areia, especial para quem curte essa modalidade de hospedagem.

Praia de Bainema Ilha de Boipeba
Paisagem especial da Praia de Bainema , na Ilha de Boipeba

Praia de Bainema

É a praia mais longa da ilha e vem logo após a Praia de Moreré, sendo 90% da sua extensão completamente deserta, com exceção do trecho conhecido como Pontal de Bainema. 

É ali que funciona o ótimo Pontal de Bainema Camping Bar, localizado praticamente em frente a uma maravilhosa piscina natural, que é pouco conhecida e ainda menos acessada pelos turistas.

É um dos trechos mais paradisíacos de Boipeba e acredite: permanece o ano todo praticamente deserto ou frequentado por um número diminuto de pessoas, geralmente famílias.

Praia da Ponta dos Castelhanos

Praia da Ponta dos Castelhanos Ilha de Boipeba
A praia da Ponta dos Castelhanos é uma das mais bonitas do Brasil - Ilha de Boipeba

Sem dúvida alguma, a Praia da Ponta dos Castelhanos é uma das mais bonitas do país. Ela está exatamente na extremidade sul da ilha, sendo uma ponta literalmente. 

No lado norte e em frente a belíssima foz do Rio Catu, estão instaladas as mais bonitas barracas de praia de Boipeba, decoradas com conchinhas encontradas na ilha. Elas servem muitas delícias, destacando a gastronomia baiana e os deliciosos pastéis de frutos do mar.

Caminhar entre as barracas e a Ponta dos Castelhanos é imprescindível para quem deseja ver todos os ângulos de um cenário que parece ter saído dos filmes “Piratas do Caribe”

Nele, coqueiros e amendoeiras se debruçam sobre o mar cristalino e pequenas ilhas de mangue são cercadas de piscinas naturais com águas verde-azuladas. Um lugar escandalosamente lindo.

Praia das Amendoeiras

Praia das Amendoeiras Ilha de Boipeba
Praia das Amendoeiras, na Ilha de Boipeba

Fica após a Ponta dos Castelhanos, sendo o lado sul da Praia da Ponta dos Castelhanos.

A nomenclatura Praia das Amendoeiras é recente e foi dada pelos nativos a fim de facilitar a identificação do local.

São 2 quilômetros de extensão com paisagens inacreditáveis, completamente desertas e compostas por muitas piscinas naturais cristalinas.

A Praia das Amendoeiras é a mais isolada de Boipeba e a de acesso mais difícil, por isso se mantém praticamente deserta ao longo de todo o ano.

Trilhas na Ilha de Boipeba

trilha na mata atlantica em boipeba
Trilha em meio à Mata Atlântica em Boipeba

Como mencionamos acima, pode-se facilmente conhecer a Ilha de Boipeba a pé.

Para quem deseja conhecer todas as praias, por exemplo, o percurso pode ser longo, mas normalmente as trilhas são de fácil acesso e oferecem paisagens encantadoras.

Para quem não deseja se arriscar, existem as trilhas que levam até as praias mais próximas e as demais podem ser visitadas com os veículos locais: quadriciclos ou tratores.

Mirantes de Boipeba

Mirante Quebra Cu Ilha de Boipeba
Vista do mirante Quebra Cu, na Ilha de Boipeba

Os mirantes são locais ideais para quem deseja contemplar a vista do alto. Para os mais aventureiros, pode-se chegar ao topo de morros, seguindo por trilhas pela mata atlântica local.

Como exemplo, podemos citar o Mirante Quebra-Cu, que embora tenha o nome diferente, rende boas fotos, uma experiência incrível e, o melhor de tudo, fica muito próximo da vila.

Quais os principais passeios na Ilha de Boipeba, Bahia?

Lanchas de passeio piscinas naturais de Moreré Boipeba
Lanchas de passeio nas piscinas naturais de Moreré, Ilha de Boipeba

Segue abaixo alguns dos passeios mais procurados na ilha:

Passeio Lancha “Volta à Ilha” de Boipeba

Trata-se de um passeio de lancha que realiza a volta completa na Ilha de Boipeba, parando nas piscinas naturais de Moreré, na Praia da Ponta dos Castelhanos, no povoado de Cova da Onça e nos restaurantes flutuantes de Canavieiras (Ilha de Tinharé). 

O Passeio Lancha “Volta à Ilha” de Boipeba é o mais completo e também o mais vendido por lá.

Passeio com Mergulho em Boipeba

O mar cristalino de Boipeba proporciona excelente visibilidade para quem busca a prática do mergulho, seja na modalidade livre ou autônoma. 

O Passeio com Mergulho em Boipeba pode acontecer de diversas formas, com o “batismo” e para os mergulhadores credenciados, também oferece uma variedade interessante de roteiros.

Criança peixinhos coloridos piscinas naturais de Garapuá
Criança com peixinhos coloridos nas piscinas naturais de Garapuá

Passeio Lancha Praia de Garapuá

A Praia de Garapuá é a queridinha da Ilha de Tinharé, um paraíso muito especial que proporciona paisagens incríveis, restaurantes premiados em culinária baiana e frutos do mar, e piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos e bares flutuantes. 

O Passeio Lancha Praia de Garapuá leva os turistas para passar um dia nesse lugar, o que certamente agregará muito em sua viagem.

Passeio Canoa Tupinambá

Guiado por um remador nativo, o Passeio Canoa Tupinambá é a oportunidade perfeita para aprender sobre a ancestralidade da ilha, já que o passeio acontece em um modelo de canoa de madeira esculpida em um tronco só de árvore, aos moldes das antigas canoas tupinambás. 

O passeio mergulha nos manguezais de Boipeba, desvendando paisagens incríveis e rica biodiversidade, além do tão necessário silêncio para o espírito.

Passeio caiaque SUP por do sol Boipeba
O passeio de caiaque e SUP curtindo o lindo pôr do sol de Boipeba

Passeio Caiaque SUP Pôr do Sol

Uma verdadeira aventura pelos rios de Boipeba, onde cada um é responsável pela força motora de deslocamento da sua embarcação. 

No Passeio Caiaque SUP Pôr do Sol, o turista escolhe seu equipamento e é conduzido por guia/remador/oceanógrafo, que explica os detalhes sobre a biodiversidade da região. O ponto alto é o pôr do sol dourando as águas e proporcionando paisagens únicas. 

Passeio Observação de Baleias Jubarte

Entre os meses de julho e outubro, as baleias jubarte chegam no litoral baiano para reprodução, período em que é possível contemplá-las em alto-mar. 

O Passeio Observação de Baleias Jubarte é uma oportunidade única de avistar esses gigantes marinhos bem de perto, um acontecimento que certamente não sairá da sua memória.

Onde ficar em Boipeba?

As opções de hospedagem também são muito variadas na Ilha de Boipeba. Podemos citar alguns locais onde elas se concentram, de maneira a facilitar sua compreensão em relação ao ponto da ilha que mais lhe chame a atenção. 

O povoado Velha Boipeba é o principal da ilha e oferece pousadas com melhor custo benefício no centro, outras de valor intermediário na Boca da Barra e as mais charmosas na Praia do Outeiro e no alto do morro de Tassimirim. 

Destaque para a incrível Pousada Mangabeiras, que além de muito conforto e estilo, proporciona uma vista de 180º da costa, já que está sobre um dos morros mais altos de Boipeba.

Pousada Maliale vista aérea Ilha de São Miguel Ilha de Boipeba
Vista aérea da Pousada Maliale (abaixo) na Ilha de São Miguel, vizinha da Ilha de Boipeba (acima)

Há também a opção de se hospedar na charmosa e confortável Pousada Maliale, que fica na Ilha de São Miguel, que disponibiliza uma lancha para levar e trazer os hóspedes para Boipeba ao longo do dia e à noite em uma viagem de apenas 5 minutos. Uma experiência diferenciada que enriquece qualquer viagem.

Não esquecendo, é claro, do maravilhoso Povoado de Moreré, que oferece ótimas pousadas e campings para quem deseja aproveitar a ilha por lá.

Agora que você entende bastante sobre Boipeba, conheça também seu vizinho mais famoso, o fantástico Morro de São Paulo e se anime para conhecer ambos os destinos na mesma viagem.  

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page