top of page
Mucugê: um município com muitas atrações na Chapada Diamantina

Postado dia 01/03/23 | 4min. de leitura

Mucugê: um município com muitas atrações na Chapada Diamantina

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Se você sonha em visitar a Chapada Diamantina, Mucugê, na Bahia, pode ser uma excelente opção para compor seu roteiro de forma completa.


O local tem se destacado cada vez mais como um dos destinos turísticos ideias para quem quer relaxar. Com suas paisagens deslumbrantes, cachoeiras, trilhas ecológicas, grutas e cavernas, Mucugê oferece uma experiência única aos seus visitantes.

Continue a leitura e conheça detalhes sobre as suas características!

Como chegar em Mucugê

Se você pretende chegar até a Chapada Diamantina, certamente o passeio em Mucugê merece estar no seu roteiro. Assim como para outros pontos da área, a forma mais fácil de chegar até o município é fazendo o desembarque em Salvador, a cerca de 450 km desse ponto.

Embora a distância possa parecer realmente muito grande, a oferta de voos para o aeroporto da capital é mais atrativa, o que pode facilitar a organização da rota. Além disso, existem diferentes meios de transporte que levam até Lençóis, uma das cidades mais estruturadas da Chapada Diamantina que fica a cerca de 145 km de Mucugê.

Entre as opções de transporte, você pode apostar nos carros particulares ou transfer, já que essas são formas seguras e confortáveis de ter acesso à região, sem precisar contar com transporte público. Inclusive o transfer, pode levar você de Salvador até Mucugê.

Características de Mucugê

O pequeno município tem pouco mais de 8 mil habitantes atualmente. Mas, isso não significa que o local não seja encantador. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional, sendo uma área que oferece grande contato com a natureza, já que é cercada por montanhas.

Além disso, oferece também um centro histórico que garante uma imersão cultural ao turista, sendo um ambiente que investe em atrações ligadas ao entretenimento, como os festivais gastronômicos e os eventos esportivos.

6 atrativos de Mucugê

Além dos marcos interessantes que mencionamos acima e do clima receptivo do município, Mucugê também tem outros atrativos naturais incríveis, o que torna o local perfeito para aventuras e passeios inesquecíveis.

Confira a lista e entenda mais detalhes sobre as opções!

1. Cachoeira dos Funis e das Andorinhas

Primeiramente, vamos mencionar uma atração incrível que faz parte do Circuito das Sete Quedas. Basicamente, essa é uma ótima opção para quem gosta de fazer trekkings diversos em meio a natureza.

Para conhecer ambas as cachoeiras e apreciar o cânion que fica entre os dois locais, é preciso ter disposição para enfrentar uma trilha de nível moderado com aproximadamente 13 km.

Saindo do centro de Mucugê, na Chapada Diamantina, é necessário percorrer cerca de 1 km até a entrada da trilha, subindo a Serra do Funil, que oferece uma paisagem de tirar o fôlego.

Vale a pena contratar um guia para não se perder nas trilhas que se cruzam.

2. Mar de Espanha

O Mar de Espanha trata-se de um lago no rio Paraguaçu que fica localizado em um antigo garimpo, onde se pode também observar as estruturas da época. É um local perfeito para um mergulho, desde que o turista saiba nadar, já que alguns pontos podem apresentar uma grande profundidade.

A trilha é relativamente fácil, sendo indicado utilizar automóveis para partir do centro de Mucugê até o ponto inicial da trilha, que é um percurso médio de 5 km.

3. Cachoeira da Sibéria

A Cachoeira da Sibéria, em Mucugê, é uma das opções indicadas para quem não gosta de fazer trilhas muito difíceis.

Para quem pretende conhecer a atração acima, com apenas mais alguns minutos de caminhada é possível chegar até este ponto, sendo necessário percorrer aproximadamente mais 3 km.

O local tem diversos poços para banho, oferecendo também uma paisagem incrível.

4. Cachoeira da Matinha

Para chegar até esta cachoeira em Mucugê é necessário percorrer uma trilha na Serra do Sincorá, em sentido ao leito do Rio Mucugê. O local tem duas pequenas quedas d'água, uma acima da outra, sendo um ambiente especial para fotos em meio a natureza e bons mergulhos.

Fica localizada a apenas 10 km do centro do município, e grande parte do percurso pode ser feito de automóvel, sendo necessário percorrer cerca de 4,5 km a pé para chegar.

5. Cachoeira da Moça Loira

Essa é uma Cachoeira em Mucugê pouco conhecida, sendo um local de beleza preservada, com queda d'água e poço para banho. A trilha se inicia no mesmo ponto do trajeto para o Córrego das Pedras.

Ao todo o percurso dura cerca de 2 horas, sendo uma trilha indicada para pessoas que têm disposição.

6. Projeto Sempre Viva

Entre as atrações de Mucugê, na Chapada Diamantina, não poderíamos deixar de falar sobre o Projeto Sempre Viva, uma organização que tem o intuito de preservar a planta Sempre Viva.

O início do tour começa em uma casinha de pedras, onde se explica toda a importância da preservação da planta mencionada. Depois disso, a visita se estende até o laboratório de pesquisa científica. No centro de visitantes também pode-se observar um pouco da história local, como detalhes da época do garimpo.

Onde se hospedar em Mucugê

Agora que você já conhece um pouco sobre as características e atrativos de Mucugê, certamente você está curioso(a) para desvendar tudo de interessante que existe na região. Por isso, para facilitar o seu planejamento de viagem, confira algumas pousadas em Mucugê:

  • Refúgio na Serra Boutique Hotel: a opção fica localizada no centro histórico do município, sendo um ambiente de alto padrão, com quartos que tem vista para a natureza e banheira.

  • Pousada Monte Azul: essa é uma opção simples, localizada na região central. Conta com quartos para famílias, oferecendo um excelente custo-benefício e um café da manhã muito elogiado.

  • Hostel Flores de Mucugê: essa também é uma opção simples e rústica, ficando em uma boa localização, oferecendo um preço bem atrativo. Em sua estrutura há quartos privativos e cozinha compartilhada.

Se você gostou dessa leitura, te convidamos a ler o próximo artigo, onde você poderá conhecer tudo sobre o Vale do Pati, um trekking incrível que oferece uma experiência completa em meio a natureza, por meio de trilhas longas e preservadas. Vale a pena saber mais sobre o destino!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page