
Postado dia 05/11/25 | 5min. de leitura
Temporada da baleia jubarte na Bahia: espetáculo da natureza no litoral
0 comentário
0 curtida
25 visualizações
A temporada das baleias jubarte na Bahia é um verdadeiro espetáculo! Quem já viu esse colossal mamífero de perto, certamente tem histórias emocionantes para contar.
As baleias visitam as águas brasileiras entre junho e novembro, vindo do gélido continente antártico em busca de águas quentes para reprodução.

Sem dúvida alguma, fazer turismo na Bahia durante esse período é muito especial e pode lhe revelar experiências para lá de impressionantes.
Continue conosco e saiba todos os detalhes de como ver baleias de pertinho no litoral baiano!
Um pouco sobre a história das baleias jubarte
No período do Brasil colônia, a temporada de baleias jubarte na Bahia era sinônimo de carnificina, já que seu óleo era de grande valor e utilizado para iluminação.

Com o advento da energia elétrica, elas deixaram de ser caçadas, porém, sua população minguou significativamente. Com uma população de apenas 1000 indivíduos, tal espécie corria sério risco de extinção.
Somente com legislações de proibição à caça das jubarte, a global em 1986 e a brasileira em 1987, que esse mamífero impressionante voltou a ter paz, podendo se multiplicar novamente.
Atualmente, pesquisadores contabilizaram a presença de até 20 mil baleias frequentando o litoral brasileiro, sendo que a Bahia é o berçário delas.
6 destinos perfeitos para visitar na temporada da baleia jubarte na Bahia
Todo o litoral baiano é felizardo se tratando de baleias jubarte e isso se dá em razão do seu berçário estar em nossas águas. Confira agora os principais destinos onde se pode realizar passeios de avistamento desses gigantes marinhos.
1. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

As águas do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é o local preferido pelas jubarte durante sua temporada de reprodução.
De todos os destinos onde se pode avistar baleias de perto em passeios náuticos, Abrolhos é onde se tem mais chances de vê-las, beirando os 100%. Suas águas quentinhas são o ponto de encontro de toda a população das jubarte, que lá acasalam e as fêmeas dão à luz a seus filhotes.
Para quem deseja ver as baleias de perto, Abrolhos oferece passeios embarcados que saem do Píer Municipal de Caravelas. Eles costumam ser bate e volta, e duram entre 09 e 10 horas. As embarcações contam com uma tripulação competente e um guia especialista em jubartes, que transmite informações preciosas sobre as baleias aos turistas ao longo do passeio.
Detalhe importante: a época de baleias na Bahia para quem está em Abrolhos é entre julho e setembro.
2. Porto Seguro
Além de ser uma cidade importantíssima para a história do Brasil, Porto Seguro possui 85 quilômetros de um litoral repleto de praias lindíssimas e destinos famosos como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
A cidade oferece uma infraestrutura completa ao turista, com hotelaria variada, bons restaurantes e uma infinidade de passeios. Dentre eles, o passeio embarcado para avistamento das baleias jubarte, com saídas terças, quintas e domingos e duração de aproximadamente 5 horas.
3. Ilha de Boipeba

Boipeba é um dos destinos turísticos mais bonitos do litoral brasileiro. Trata-se de uma ilha preservadíssima onde a maior parte das praias ainda são fazendas de coqueiros. Seu litoral é cercado por longas barreiras de corais, onde se formam lindas piscinas naturais, a exemplo da famosa Moreré.
A infraestrutura turística de Boipeba também é muito especial, com uma infinidade de pousadas boutique para todos os gostos, restaurantes maravilhosos à beira-mar e passeios de lancha, caiaque, quadriciclo, dentre outros.
A temporada das baleias na Bahia para quem está em Boipeba acontece entre agosto e outubro. Os passeios embarcados de avistamento de baleias saem do cais de passeios da ilha, na Praia da Boca da Barra, duram cerca de 05 horas e são guiados por uma oceanógrafa especialista em baleias jubarte.
4. Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um dos destinos litorâneos mais famosos do Brasil e possui praias lindíssimas, infraestrutura completa com hotéis e pousadas refinados, além de muitas opções de restaurantes com opções gastronômicas do mundo todo.
Morro é um paraíso quando o assunto é passear, pois oferece uma gama de possibilidades que saem em lanchas, quadriciclos, 4X4, barcos estilo escuna, entre outros.
Para quem desejar ver baleias, às vezes é possível vê-las distantes do mirante do farol, que diga-se de passagem, oferece uma vista de tirar o fôlego. Se você tiver um binóculo, poderá apreciar melhor o espetáculo.
5. Salvador

A capital baiana também se destaca no assunto baleias jubarte, já que a cidade é banhada pela histórica Baía de Todos os Santos, um dos locais onde mais se matou baleias jubarte no período colonial.
Atualmente elas estão retornando à baía e têm sido avistadas com muita frequência por pescadores, remadores em geral e outras embarcações que transitam por ela.
Além da baía, as jubartes também costumam ser avistadas na orla marítima, especialmente em praias como o Farol da Barra e Itapuã. A primeira por estar na entrada da grande baía, e a segunda, por ser um dos trechos mais adentro do oceano na cidade.
6. Praia do Forte

A encantadora Praia do Forte é a queridinha da Costa dos Coqueiros e sua orla de aproximadamente 8 quilômetros oferece praias paradisíacas, repletas de coqueiros e piscinas naturais de águas cristalinas.
Ela também se destaca quando o assunto é natureza e biodiversidade marinha, sendo o local onde o Projeto Tamar foi fundado e onde está uma das suas principais sedes no país.
De lá também costumam sair passeios embarcados para avistamento das baleias jubarte, entre outras tantas opções de entretenimento aos turistas, como passeios de lancha, 4X4, entre outros.
Dicas importantes para passeios embarcados de avistamento de baleias jubarte
Os passeios embarcados que levam turistas para avistamento de baleias jubarte acontecem em alto mar, sendo muito importante conferir as dicas que sugerimos abaixo:
Para quem costuma enjoar em passeios embarcados, vale a pena tomar um medicamento para enjôo, com a orientação do seu médico, antes do passeio iniciar. Além disso, é bom procurar ficar no local mais arejado na embarcação.
Fique atento a todas as informações transmitidas pela tripulação a bordo. Passeios náuticos tem regras sérias, especialmente sobre como se portar na embarcação.
Vá com roupas leves e compridas, chapéus, óculos escuro e não esqueça o bloqueador solar.
Use o colete salva-vidas.
Procure viajar sentado, para evitar risco de quedas.
Agora que você já está por dentro das informações sobre a temporada das baleias jubarte na Bahia, confira os passeios da Bahia Terra nos principais destinos do estado para você ir montando o seu roteiro perfeito!
