top of page
Saiba tudo sobre Trancoso e organize a sua viagem com facilidade

Postado dia 02/04/24 | 8min. de leitura

Saiba tudo sobre Trancoso e organize a sua viagem com facilidade

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Trancoso é um dos destinos mais procurados pelos turistas que viajam para o nordeste brasileiro, mas saiba que durante muitos anos este destino foi pouco conhecido, passando a ser explorado turisticamente a partir da década de 80, quando suas belezas naturais foram pouco a pouco descobertas por visitantes de todo o Brasil e de vários países do exterior.

encontro rio com o mar trancoso
Cenário deslumbrante no encontro do rio com o mar na Praia do Rio da Barra

Hoje, a cidade é um destino bastante procurado pelos viajantes que querem conhecer a Bahia, sendo um lugar especial tanto para passar alguns dias como para passar as férias, 

já que possui muitas atrações e uma gama de opções de lazer e serviços. 

  • Um pouco da história

  • O famoso Quadrado de Trancoso

  • O que fazer

  • Vida noturna

  • Onde se hospedar

  • Como chegar

Um pouco da história

A região de Trancoso era habitada por tupiniquins antes da chegada dos portugueses, mas diversas outras etnias semi-nômades do tronco linguístico macro-jê também andavam pela região, a exemplo dos pataxós, aimorés, dentre outros. 

igreja de sao joao batista no quadrado em trancoso
Igreja de São João Batista no final do Quadrado em Trancoso

Os primeiros europeus a chegarem por lá foram os jesuítas, que em 1586 fundaram a aldeia de São João Batista dos Índios, uma missão cujo propósito era o de catequizar os originários à religião católica. Ainda no séc. XVI, Trancoso chegou a ter nove aldeias sob a jurisdição dos jesuítas, quando foram parcialmente destruídas por ataques dos aimorés.

Em 1643, eram apenas quatro aldeias e dentre elas, a de São João Batista, situada no local hoje conhecido como Quadrado, o centro histórico de Trancoso.

Com a expulsão dos jesuítas em 1759, a aldeia de Trancoso foi elevada a vila, por Ordem Régia de 19/11/1759, e teve sua freguesia declarada em 1795. Durante os dois primeiros séculos, suas principais atividades foram a cultura da mandioca e a pesca. Quando os jesuítas deixaram Porto Seguro em 1760, existiam na aldeia 500 índios, sendo que cada casal foi obrigado pelo juiz  Luís Freire de Véras a plantar 3.000 covas de mandioca e 200 pés de algodão. 

mapa antigo porto seguro albernaz
Mapa antigo de Porto Seguro - Reprodução / ALBERNAZ - 1640

Em 1817, a vila era praticamente a mesma deixada pelos jesuítas: possuía 50 casas e 500 habitantes, todos indígenas que se ocupavam da lavoura e da pesca, fazendo gamboas no litoral, pescando em alto mar e produzindo algodão. 

Em 1888, a população do município atingia 1.461 habitantes e os mares e rios continuavam extraordinariamente abundantes de pescado. Além de pequenas lavouras de cereais e de cana, havia também extração de madeira e piaçava. 

Na década de 1980, quando se iniciou o turismo em Trancoso, a população vivia da pesca, da lavoura e da incipiente prestação de serviço ao turismo. Durante o verão a vila era invadida por grande número de turistas, que alugavam, praticamente, todas as casas, sendo que os moradores se transferiram para barracões nos fundos das mesmas.

REFERÊNCIA

AZEVEDO, Paulo O. D. de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio, 1975-2002. 7v.

final de tarde com iluminacao especial no quadrado em trancoso
Final de tarde com iluminação especial nos restaurantes do Quadrado

O famoso Quadrado de Trancoso

Como já foi dito, o charmoso Quadrado de Trancoso foi onde tudo começou e ao ler um pouco sobre a história do lugar, é possível compreender como e porque surgiu a Igreja de São João Batista, além das diversas casinhas dispostas nas laterais do grande campo gramado. 

casinhas coloridas do quadrado trancoso
Casinhas coloridas no Quadrado de Trancoso

A outrora vila de pescadores situada no Quadrado é hoje o centro histórico de Trancoso, repleto de restaurantes e comércios que preservam o ar bucólico do antigo vilarejo. 

noite romantica quadrado trancoso
Ambiente romântico durante a noite no Quadrado

O local se apresenta belíssimo por todo o dia, desde o esplêndido nascer do sol, quando o astro rei torna o céu multicolorido, passando pelo meio dia, melhor momento para admirar a vista do mirante ao fundo da igreja, com o belo mar emoldurado pela foz do rio e de belíssimos coqueirais, até o pôr do sol e anoitecer, momentos em que o Quadrado inteiro se enche de arte, com iluminação em penumbra promovida por centenas de luminárias de palha que o tornam o mais romântico dos ambientes baianos.

O que fazer

Além de curtir o maravilhoso Quadrado e todos os seus atrativos super fotogênicos, Trancoso é o paraíso das lindas praias na Bahia, vamos conhecê-las?

muitas cores praia de taipe trancoso
Explosão de cores na Praia de Taípe

Praia de Taípe

A belíssima Praia de Taípe é cercada por lindas falésias coloridas em tons de rosa, vermelho, laranja e ocre que chegam a 50 metros de altura, causando grande impacto de beleza em todos que a visitam pela primeira vez. 

A praia também oferece mar calmo azul-esverdeado e excelente para banho, além da maravilhosa foz do rio Taípe, com suas prainhas de água doce fazendo parte do mesmo ecossistema marinho.

vista aerea falesias praia de taipe trancoso
Vista aérea da belíssima Praia de Taípe

É no alto da falésia que se encontra o famoso Club Med Trancoso, belíssimo e charmoso hotel, excelente opção de hospedagem na região. O topo da falésia também é ponto de partida para a galera que curte voar de parapente. 

Como chegar

O acesso mais fácil é de carro e seguindo pela Estrada de Trancoso, uma pista de terra que segue até Arraial D’ajuda. No local há um pequeno estacionamento, onde funcionam rústicas barracas de praia. 

Praia do Rio da Barra

A Praia do Rio da Barra está entre as praias de Taípe e dos Nativos, localizadas ao norte da vila de Trancoso. Possui a foz do Rio da Barra, que separa os trechos de falésias e de coqueirais e oferece paisagens únicas.

cenario espetacular praia do rio da barra
Cenário espetacular da Praia do Rio da Barra

A praia ao norte do Rio da Barra é literalmente deserta e exótica, com os imensos paredões das falésias se debruçando sobre uma longa faixa de areia clara e fina, um verdadeiro paraíso.

Já a praia do sul do Rio da Barra já possui alguma urbanização, composta por coqueirais e pelo famoso Restaurante Rio da Barra, que é parte do Rio da Barra Villa Hotel, ótima opção de restaurante e hotel em Trancoso.

Como chegar

A praia fica um pouco antes de Taípe e pode ser acessada de carro seguindo pela Estrada de Trancoso, uma pista de terra que segue até Arraial D’ajuda. Fique atento pois não há placas de sinalização, apenas a guarita de um condomínio e uma estreita passarela sobre belíssimo manguezal que leva até a praia.. 

coqueiros foz rio trancoso praia dos nativos
Encontro do rio Trancoso com o mar da Praia dos Nativos

Praia dos Nativos

A Praia dos Nativos fica entre as praias do Rio da Barra e dos Coqueiros, sendo possível avistá-la do alto do mirante no Quadrado de Trancoso, bastando olhar para o lado esquerdo e percorrer com a vista toda a sua extensão. 

casa guiu pescador praia dos nativos trancoso
Casinha de Guiu Pescador na Praia dos Nativos

A foz do Rio Trancoso a separa da vizinha e badalada Praia dos Coqueiros, sendo o local muito conhecido pela casinha de Guiu Pescador. Construída em madeira e palafitas pelo seu antigo morador, está situada exatamente na foz do rio Trancoso e é um dos cenários mais fotogênicos da região.

cenario fotográfico casa guiu pescador praia dos nativos trancoso
Cenário de cinema na casa de Guiu Pescador

A Praia dos Nativos tem bares, restaurantes e quiosques para todos os estilos. Se você deseja aproveitar um ambiente movimentado, você vai encontrar um local ideal para o seu perfil nessa praia.

Sabemos que Trancoso é um destino badalado, principalmente na alta temporada. Por isso, é comum que você note que há muitas baladas à beira-mar, o que garante diversão a jovens de todas as idades e casais animados.

Mas para quem busca tranquilidade, basta caminhar até a ponta esquerda da praia, onde será possível contemplar uma paisagem diferente e literalmente deserta.

Praia dos Coqueiros

A paradisíaca Praia dos Coqueiros

Por ter uma faixa de areia extensa, a Praia dos Coqueiros oferece ao turista ambientes agitados, como também pedacinhos de areia mais tranquilos. Para quem deseja passar o dia petiscando em quiosques, a opção garante muitas possibilidades para a escolha.

O fácil acesso conquista o coração de muitas pessoas, já que uma caminhada de apenas 10 minutos a partir do Quadrado é o suficiente para contemplar as belezas da região.

vista aerea praia dos coqueiros trancoso
Vista aérea da Praia dos Coqueiros

A princípio, para quem está com crianças e deseja curtir a Praia dos Coqueiros com segurança, é muito importante estar atento à maré.

Quando baixa, o mar fica raso, o que é ideal para quem prefere aproveitar piscinas naturais. Por outro lado, quando a maré está alta, é preciso ficar atento, já que a faixa de areia fica bem estreita.

Praia do Rio Verde

Esta opção remete a tranquilidade e paz. O local fica próximo ao Quadrado, sendo possível que o visitante acesse a região a pé.

No entanto, ainda assim a Praia do Rio Verde em Trancoso é mais vazia que outras opções, mas possui uma boa estrutura, águas claras e calmas.

Praia de Itapororoca

recife da praia da itapororoca trancoso
O grande recife e piscinas naturais da Praia de Itaporococa

As praias que seguem ao sul de Trancoso são belíssimas, já que os proprietários dos terrenos em frente ao mar preservaram a restinga, os coqueirais e toda a natureza da região. 

A Praia de Itapororoca é onde inicia uma grande barreira de corais que se estende maravilhosamente até a Praia do Espelho, passando antes pelas lindas e desertas praias de Patimirim, Itaquena e Rio dos Frades.

Essa parte de Trancoso é um deslumbrante convite para uma caminhada por praias que revelam cenários paradisíacos!

Com chegar

Seguindo pela estradinha de barro ao sul do Quadrado, é possível deixar o carro na Praia do Rio Verde e seguir caminhando até lá.

Praia de Patimirim

vista aerea da praia de patimirim trancoso
Vista aérea da linda Praia de Patimirim

A Praia de Patimirim está entre as praias de Itapororoca e Itaquena, possui algumas casas de aluguel e pequenas pousadas boutique, nada que atrapalhe o lindo cenário. Possui formato de mini ferradura, com mar calmo e cristalino excelente para o banho.

Como chegar

Existe um acesso pela estradinha de barro ao sul do Quadrado, após a Praia de Itapororoca, do hotel Fasano e da cancela dos búfalos.

Praia de Itaquena

vista aerea praia itaquena trancoso
A Praia de Itaquena é uma das mais desertas e lindas de Trancoso

Certamente, a Praia de Itaquena é a mais deserta de Trancoso, sendo cercada por linda e preservada vegetação de restinga e formações de recifes de corais que formam piscinas naturais de água cristalina na maré baixa.

Como chegar

Seguindo pela mesma estradinha e após a entrada para a Praia de Patimirim, existe uma trilha para dentro da restinga onde você poderá estacionar o carro e seguir pelas trilhas de areia até a praia. 

Mas atenção, não tente chegar na praia de carro, mesmo que num 4X4, o risco de atolamento na areia fofa é grande. O melhor mesmo é estacionar sob as árvores no local onde a areia ainda é dura.

vista aerea praia de rio dos frades trancoso
A selvagem praia de Rio dos Frades está dentro de uma área indígena

Praia de Rio dos Frades

Longa e deserta praia de águas calmas e cristalinas, cercada por vegetação preservada entre coqueiros e restinga. A praia se encontra dentro de uma reserva indígena e seu único acesso se dá caminhando pela beira mar a partir da Praia de Itaquena. 

restaurantes romanticos noite quadrado trancoso
Noite romântica no Quadrado em Trancoso

Caso você queira realizar a caminhada que passa por todas as praias ao sul de Trancoso, o percurso entre a Praia dos Coqueiros e a Praia de Rio dos Frades possui 12 km de extensão.

Vida noturna

Para quem procura movimento e agitação noturna, a dica é o Quadrado de Trancoso, famoso centro histórico repleto de casinhas coloridas próximas à Igreja de São João Batista.

Atualmente, as casinhas sediam excelentes restaurantes e lojas de grandes marcas que movimentam a economia da cidade e atraem muitos turistas.

Onde se hospedar

As opções de hospedagem variam de acordo com o perfil de cada turista. Há quem queira ficar na região do Quadrado, no centro da cidade, na região do Bosque ou mais próximo às praias.

Em todos os pontos, há dezenas de hotéis e pousadas super aconchegantes e para vários bolsos. Como você pode notar, Trancoso é um distrito de Porto Seguro que oferece atrações para variados perfis. Por isso, em alta temporada é comum encontrar dificuldades para achar boas opções de hotéis em curto prazo.

Então lembre-se de planejar seu roteiro com antecedência, assim suas férias ficam garantidas e você pode esperar com tranquilidade até a data oficial da viagem.

Como chegar 

Por ser um distrito da famosa cidade de Porto Seguro, o trajeto mais comum é ir até o aeroporto ou terminal rodoviário de Porto Seguro, e de lá, garantir o transporte até Trancoso.

Uma opção confortável e segura é contratar um serviço de transfer para Trancoso, que garante uma viagem serena do Aeroporto de Porto Seguro até a sua hospedagem no paraíso.

O Blog da Bahia Terra

Se você curtiu este post, saiba que o Blog da Bahia Terra possui centenas de artigos como este já publicados, com tudo o que você precisa saber sobre os mais diversos destinos baianos, confira!


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page