Postado dia 23/03/23 | 3min. de leitura
Pico do Barbado: confira o ponto mais alto do Nordeste do Brasil
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O que vem à sua mente quando você pensa em fazer uma viagem para a Chapada Diamantina? Bem... Certamente são inúmeros os pontos turísticos que surgem no pensamento, mas temos quase certeza de que o Pico do Barbado não é um deles.
E isso, de certa forma, não deixa de ser um tanto injusto, uma vez que essa é uma atração realmente perfeita para quem viaja para essa região.
Ela representa perfeitamente o ecoturismo, e não é exagero afirmar que em nada perde para os pontos turísticos famosos da Chapada, como a Gruta da Lapa Doce, a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio.
Então, não esqueça: se você ama viver uma aventura junto à natureza, não deixe de incluir o Pico do Barbado em seu roteiro quando for fazer sua viagem.
E, para se convencer de que se trata de fato de um atrativo incrível, não deixe de ler o tópico a seguir.
O que faz com que o Pico do Barbado seja tão famoso
A exuberante beleza do Pico do Barbado de fato dá a ele imensa fama. Porém, ele se tornou tão conhecido por conta de outro “feito” memorável.
Trata-se simplesmente do ponto mais alto da Bahia e, ainda, do local mais alto do Nordeste do Brasil.
Somente por meio dessas informações já é possível notar o quão especial é a vista que se tem por meio dele, não é mesmo?
Junte a isso o fato de que esse pico está na Serra do Barbado, uma importante área de preservação ambiental, e poderá ter uma noção ainda maior sobre porque ele deve fazer parte dos passeios que você fará na Chapada Diamantina.
A riqueza botânica irá te surpreender!
Como se preparar devidamente para sua visita ao local
O Pico do Barbado possui pouco mais de 2 mil metros de altura, que podem ser percorridos em um tempo de 2 a 3 horas.
O acesso à trilha se dá por meio de Catolé, embora Abaíra e Rio do Pires sejam municípios famosos por estarem ao seu lado.
Quem chega ao topo desta formação geológica consegue ter uma vista impecável da região, o que inclui inclusive outros pontos famosos, como o Pico das Almas.
É preciso, porém, se preparar da forma correta para essa aventura.
Como mencionado, são pelo menos 2 horas de subida, o que não necessariamente torna a trilha difícil, mas faz com que ela seja inapropriada para quem possui dificuldades de locomoção.
Quem possui boas condições físicas, por outro lado, consegue subir tranquilamente.
O ideal é deixar um lanche (incluindo água) na mochila, usar um calçado e roupas apropriados e muito protetor solar.
Um casaco corta vento, óculos de sol e boné ou chapéu, por exemplo, farão toda a diferença, assim como uma calça, a fim de evitar arranhões nas pernas.
A Bahia é repleta de atrativos incríveis para você conhecer
E então, o que você achou de conhecer um pouco sobre o Pico do Barbado, que faz parte da Chapada Diamantina?
Não esqueça que, além dele, o estado da Bahia possui centenas de outros atrativos que irão te surpreender, e todos eles podem ser conhecidos por meio dos conteúdos do blog Bahia Terra Turismo.
Não deixe de fazer a leitura e escolher os lugares que mais combinam com você, para sua próxima viagem.