top of page
Santo Antônio de Jesus: o que precisa saber antes de visitar

Postado dia 01/03/23 | 4min. de leitura

Santo Antônio de Jesus: o que precisa saber antes de visitar

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Na Baía de Todos os Santos e em seus arredores é possível encontrar destinos que injustamente são pouco explorados pelos turistas de todo o país. E esse é o caso, por exemplo, da cidade de Santo Antônio de Jesus.


Consideravelmente próxima da capital, Salvador, ela também conta com atrativos que, principalmente em algumas épocas do ano, merecem compor uma viagem para a Bahia.

Mas o que, afinal, faz com que essa cidade do Recôncavo Baiano ganhe tanto destaque?

E o que ela tem para oferecer aos turistas que querem conhecê-la?

As respostas para estas e outras perguntas estão nos tópicos a seguir, não deixe de ler até o final!

O que caracteriza a cidade Santo Antônio de Jesus

Abrangendo municípios do litoral e do interior, nas proximidades da Baía de Todos os Santos, a região conhecida como Recôncavo Baiano tem na cidade de Santo Antônio de Jesus sua principal referência.

Em outras palavras: é muito difícil falar a respeito desta região sem citar SAJ, como é carinhosamente chamado esse destino, pelas pessoas que o habitam.

E eis um motivo para que isso aconteça: tendo se desenvolvido principalmente durante o século XX, em todos os âmbitos, Santo Antônio de Jesus é, hoje, um grande polo comercial e de serviços, sendo até mesmo apelidada de Capital do Recôncavo.

E por falar em apelidos, Cidade das Palmeiras também é um termo utilizado para se referir à cidade, por conta das seculares árvores desse tipo que aqui ainda existem.

O que fazer em Santo Antônio de Jesus

Em um primeiro momento, pode-se pensar que, do ponto de vista turístico, a cidade tem pouco ou nada para oferecer.

Mas esse tipo de pensamento não poderia estar mais errado.

Santo Antônio de Jesus (Bahia) de fato não é um destino repleto de centenas de atrações turísticas, como Salvador, e nem mesmo é conhecido por ser badalado como outros destinos baianos, a exemplo de Morro de São Paulo. Porém, há, sim, ótimos atrativos por aqui.

SAJ é, por sinal, um ótimo destino para quem quer atrações mais urbanas, com um clima único de interior.

Veja um pouco do que poderá fazer por aqui, durante sua estadia:

Explorar a cidade a pé

Como em qualquer outra viagem, no que diz respeito a Santo Antônio de Jesus também vale a pena escolher um calçado confortável e simplesmente começar uma caminhada para explorar a cidade.

Assim você poderá ver com calma nossas construções históricas, e também poderá parar, no seu tempo, para degustar algumas delícias em nossos restaurantes e docerias.

Aliás: não deixe de visitar a Biblioteca Municipal, cuja arquitetura se assemelha muito a um castelo. Sem dúvidas, é diferente de tudo o que você já viu!

Curtir a noite baiana

A capital do Recôncavo Baiano também oferece ótimos atrativos noturnos para os moradores e para os turistas que possuem um lado mais boêmio.

Aqui é possível aproveitar desde programas mais calmos, como aqueles que envolvem uma ida ao cinema ou a uma pizzaria, por exemplo, até curtir a noite com opções mais animadas, como os bares com música ao vivo e as baladinhas que se espalham pela cidade.

Fazer compras

No que diz respeito às compras, Santo Antônio de Jesus consegue ser tão incrível quanto o Mercado Modelo, em Salvador.

Isso porque seu comércio é amplo e diverso. E também porque, principalmente, aqui está uma das feiras livres mais famosas da Bahia: são pelo menos 150 barracas somente de confecções, além da venda de outros itens diversos, como farinhas e frutas.

Vendedores de diversas regiões vendem produtos a ótimos preços, de segunda-feira a sábado, das 05h00 às 12h00. As roupas íntimas, por exemplo, custam a partir de R$ 2,00.

Mas, atenção: tente sempre chegar cedo, principalmente se sua visita for em uma quarta-feira, pois esse é o dia de maior movimento.

Aproveitar as Festas Juninas

Por fim, e não menos importante, está outro atrativo que qualquer turista deve aproveitar em Santo Antônio de Jesus: as festas juninas, que duram aproximadamente uma semana e reúnem apresentações musicais conhecidas a nível nacional e regional.

E não estamos falando de qualquer festa junina!

Aqui, o espírito festeiro desta época do ano realmente é levado a sério. Isso pode ser notado pelos quitutes e bebidas que são vendidos e pela decoração típica, que se faz presente nas principais ruas nas quais a festa acontece.

Em outras palavras: se trata de uma celebração “raiz”, para quem quer sentir o verdadeiro espírito junino.

Como chegar em Santo Antônio de Jesus

Na hora de começar a se programar para aproveitar tudo o que foi citado acima, é muito provável que você tenha dúvidas sobre como chegar até a cidade de Santo Antônio de Jesus.

E a boa notícia é que o trajeto é muito mais simples do que se imagina. Afinal, esse destino está distante apenas 190 quilômetros de Salvador, aproximadamente, totalizando uma média de 3 horas de viagem por via terrestre.

Ele está, também, à margem da famosa rodovia BR 101. Logo, não há dificuldades em encontrar ônibus que saiam da capital baiana com certa regularidade, da mesma forma em que não é difícil encontrar um carro para alugar e, então, seguir viagem com ele.

Outra opção que também é utilizada pelos turistas que querem viajar com mais conforto é a contratação de um serviço de transfer.

Vantagens de utilizar esse serviço durante sua viagem

Além do conforto acima citado, o serviço de transfer oferece muita praticidade para quem deseja ir de um ponto a outro sem ter que se preocupar com filas, compras de passagens e horários diversos.

Isso porque, uma vez tendo contratado o serviço, você precisará apenas desembarcar no Aeroporto de Salvador. E pronto: o motorista já estará à sua espera, para te levar até um veículo moderno e confortável por meio do qual você virá até Santo Antônio de Jesus.

Lembrando que, ao escolher vir por meio deste tipo de veículo, ao invés de optar por utilizar um ônibus, também haverá uma economia considerável de tempo na estrada.

Gostou de Santo Antônio de Jesus? Que tal aproveitar a viagem para conhecer outro destino do Recôncavo Baiano? Leia o próximo post e conheça Cachoeira, outro ótimo destino a 66 km de estrada de SAJ.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page