top of page
Semana Santa em Trancoso: 5 dicas imperdíveis

Postado dia 03/06/24 | 4min. de leitura

Semana Santa em Trancoso: 5 dicas imperdíveis

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O mês de abril é sempre uma grande alternativa para o turismo na Bahia, principalmente por ser um período já considerado de baixa temporada (pós-carnaval). Isso quer dizer que a próxima Semana Santa (2025) pode ser uma excelente data para viajar. Então, que tal aproveitar e passar a Semana Santa em Trancoso, por exemplo?

Piscinas naturais Praia do Espelho
Piscinas naturais na Praia do Espelho - Semana Santa em Trancoso

Passar a Semana Santa em Trancoso na Costa do Descobrimento é uma ótima dica. Um destino plural em natureza e repleto de praias sensacionais, além de muito charme, história, tradições religiosas e romantismo!

1 - O clima em Trancoso na Semana Santa

A grande vantagem de passar a Páscoa em Trancoso é o clima maravilhoso da Bahia, cujo litoral é quente o ano inteiro, mesmo no mês de abril, que representa o início do outono. 

Os meses mais quentes em Trancoso acontecem entre o final da primavera e o início do outono, mais especificamente entre novembro e abril. E as temperaturas nesse período variam entre 23º C e 30º C, ou seja, clima perfeito!

Quanto à chuva, o mês de novembro costuma registrar o maior índice pluviométrico, chegando a 150 mm, enquanto que agosto é o mês que menos chove, batendo a marca de 60 mm. Pelo fato de não haver estação seca por lá, as chuvas podem ocorrer em qualquer época do ano, mas, em geral, o sol é predominante o ano inteiro.

Igreja de Sao Joao Batista
A antiga Igreja de São João Batista em Trancoso

Então, fique tranquilo, o clima em abril oferece ótimas possibilidades de sol no sul da Bahia, tornando a Semana Santa em Trancoso uma maravilhosa opção de viagem.

2 - O que fazer em Trancoso na Semana Santa

Quando dissemos no início deste artigo que Trancoso é um destino plural, não inventamos nem aumentamos nada. Se ligue nas variadas opções de lazer que este lugar maravilhoso proporciona nos dias de Semana Santa:

Procissão, Benção de Ramos e Santa Missa

A data é muito especial religiosamente falando e oferece uma ótima oportunidade de participar de atividades belíssimas na antiga e linda Igreja de São João Batista.

No domingo de Páscoa sempre acontece a procissão e Benção de Ramos, que sai da feira rumo à Igreja de São João Batista para a realização da Santa Missa. 

Visitar o Quadrado

O Quadrado de Trancoso foi fundado pelos jesuítas no século XVI, onde iniciaram um aldeamento para a catequese dos povos originários da região. De lá para cá pouca coisa mudou em termos arquitetônicos. 

noite no Quadrado de Trancoso
Muito charme e romantismo à noite no Quadrado de Trancoso

A Igreja de São João Batista continua cercada por casinhas coloridas onde viveram os herdeiros do processo colonial do vilarejo, os pescadores. Hoje em dia funcionam como restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos comerciais bem estilosos. 

À noite, esses estabelecimentos ficam magnificamente iluminados, enchendo de charme o famoso Quadrado e o tornando em um dos palcos turísticos mais românticos do país!

As praias 

praias de Patimirim e Itaquena
Lindas e desertas, praias de Patimirim, Itaquena e Rio dos Frades em Trancoso

E já que estamos em Trancoso, não pode faltar praia, não é mesmo? Neste quesito, o destino é um dos mais bem servidos do Brasil. Bem pertinho do centro da vila estão as maravilhosas praias dos Nativos e dos Coqueiros, que além de mar cristalino e paisagens especiais, oferecem excelente infraestrutura.

Mas também é possível explorar as lindas e desertas praias do norte, como Taípe e Rio da Barra, onde falésias imponentes e pequenos rios desaguando no mar encantam os visitantes. Não deixe de conhecer as incríveis praias do sul, e aí a lista é enorme, sendo a praia da Pitinga uma das mais bonitas e bem estruturadas para receber os turistas.

Não esquecendo das mais afastadas e desertas para os que buscam um contato mais íntimo com a natureza. Nessa linha, não hesite em conhecer as praias de Itaquena e Itapororoca, que certamente figuram entre as mais bonitas do Brasil. 

Elas exibem lindos recifes de corais, mar azul esverdeado e formação de piscinas naturais na maré baixa que fascinam qualquer visitante.

3 - Destinos próximos de Trancoso

Como se não bastasse, Trancoso ainda está muito próxima de outros destinos encantadores. Fato este que amplia muito o leque de possibilidades para passeios deslumbrantes pela região.

Praia do Espelho

Praia do Espelho
A multicolorida Praia do Espelho - Semana Santa Trancoso

A famosa Praia do Espelho está sempre cotada entre as 10 mais bonitas do Brasil. E não é para menos, já que seu recorte geográfico incrível se agiganta aos olhos dos turistas. 

A praia é composta por lindas e coloridas falésias, vegetação super preservada e o mais importante, belíssimos recifes de corais que formam um degradê de tons verde azulados e piscinas naturais para o mais puro deleite dos seus visitantes. Lembrando que este lugar encantador está apenas a 25 km ao sul de Trancoso.

Arraial d’Ajuda

Praia de Pitinga em Arraial d'Ajuda
A linda Praia de Pitinga em Arraial d'Ajuda - Semana Santa Trancoso

Arraial d’Ajuda é um destino especial, tanto pelas suas lindas praias, como o fantástico centro histórico onde está a antiga Igreja de Nª Sª da Ajuda. Destaque também para a rua Mucugê, onde a noite de Arraial d‘Ajuda acontece. 


São centenas de lojas super estilosas, os mais variados e temáticos bares e restaurantes, sempre muito movimentados e com a presença de gente do mundo inteiro. Vale lembrar que Arraial d’Ajuda está apenas 30 km distante de Trancoso, portanto, vale muito uma chegada até lá.

igreja em caraiva
A charmosa Igrejinha de São Sebastião em Caraíva - Semana Santa em Trancoso

Caraíva

Caraíva também é distrito de Porto Seguro e está 105 km ao sul de Trancoso. Trata-se de um vilarejo repleto de charme e natureza. Um lugar bucólico que pode ser inserido em sua viagem de Semana Santa em Trancoso.

4 - Como chegar em Trancoso em Semana Santa

litoral de Trancoso
Contemplando praia deserta no litoral de Trancoso

Trancoso é distrito de Porto Seguro e faz parte da Costa do Descobrimento no litoral sul da Bahia. Chegar até lá não é tarefa das mais difíceis, estando a 47 km de Porto Seguro via balsa (que atravessa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda), 77 km de Porto Seguro via estrada, a 28 km de Arraial d’Ajuda e a 600 km de Salvador.

Certamente, a maneira mais fácil e confortável de chegar é voando até Porto Seguro e contratando um transfer que te leve diretamente até sua hospedagem em Trancoso, ainda mais em períodos mais concorridos como é Semana Santa.

5 - Faça suas reservas antecipadamente

Passar o feriado da Semana Santa em Trancoso requer planejamento prévio. Lembre-se que o volume de pessoas que aproveitam os feriadões para viajar pelo Brasil é bem grande. Assim sendo, é preciso contratar antecipadamente os principais serviços, como hospedagem, passagens aéreas, transfers e passeios.

Entre em contato com a Bahia Terra Turismo pelo WhatsApp, e já deixe salvo nosso contato, ficaremos felizes em ajudar a organizar sua viagem para Trancoso na Semana Santa ou em qualquer outra época do ano!


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page