top of page
9 fortes de Salvador para conhecer

Postado dia 04/12/23 | 5min. de leitura

9 fortes de Salvador para conhecer

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Salvador foi a primeira capital do Brasil e sua história é repleta de batalhas, a começar pela luta dos povos originários em manter seu território diante da invasão portuguesa.

A partir do séc. XVI e nos séculos seguintes, os portugueses construíram inúmeras fortificações com o intuito de se proteger, inicialmente, dos ataques indígenas. Posteriormente os fortes também guarneceram a cidade das invasões holandesas e de ataques de piratas e corsários.

Já no séc. XIX, quando do período da Independência do Brasil, alguns fortes ganharam grande importância nas batalhas dos baianos contra os portugueses. Os principais fortes de Salvador ainda estão de pé e bem conservados, guardando em suas muralhas muitas histórias, além de paisagens belíssimas. Portanto, visitá-los é uma excelente opção do que fazer em Salvador, mas vamos conhecê-los primeiro?

Segue a lista dos fortes de Salvador

1 - Forte Santo Antônio da Barra

2 - Forte de Nª Sª de Montserrat

3 - Forte Santo Alberto ou “da Lagartixa”

4 - Forte Santa Maria

5 - Forte São Diogo

6 - Forte São Marcelo

7 - Forte de São Pedro

8 - Forte Santo Antônio Além do Carmo

9 - Forte do Barbalho

1 - Forte Santo Antônio da Barra

O Forte Santo Antônio da Barra passou por grandes transformações desde sua origem até hoje, sendo que sua estrutura primitiva construída entre 1583 e 1587 era apenas uma torre octogonal.

De acordo com a Marinha do Brasil, é a primeira edificação militar do Brasil e ganhou a arquitetura atual entre 1696 e 1702, tendo sido reconstruído sobre a estrutura primitiva do séc. XVI.

O Forte foi tomado pelos holandeses na primeira invasão de 1624, e o farolfoi instalado no séc. XVII, para orientar os navegantes sobre a presença de recifes de corais e pedras existentes na sua orla.

Atualmente o Forte Santo Antônio da Barra é mais conhecido como Farol da Barra e é um dos mais bonitos cartões postais da cidade, cercado por um mar cristalino e recheado de piscinas naturais. No seu interior ainda funciona o Museu Náutico da Bahia, que reúne importante acervo sobre os naufrágios que ocorreram na Baía de Todos os Santos.

2 -Forte de Nª Sª de Montserrat

O Forte Montserrat era originalmente denominado Castelo de São Felipe e sua arquitetura original sobreviveu intacta e sem transformações até os dias atuais. Provavelmente construído no final do séc. XVI, o forte está localizado na Ponta do Humaitá e no alto de um morro belíssimo com vista 180º para o mar da Baía de Todos os Santos.

3 - Forte de Santo Alberto ou da Lagartixa

O Forte de Santo Alberto é um dos mais antigos de Salvador, tendo sido construído na praia entre 1590 e 1610. Atualmente o forte se encontra afastado do mar em função de um aterro que modificou a paisagem natural da região.

É também conhecido como Forte da Lagartixa em função de possuir no passado um tipo de canhão assim denominado e que se encontrava sobre uma das suas amuradas.

De todos os fortes de Salvador, é o mais difícil de ser apreciado em função de estar localizado numa zona urbanizada e comercial onde passa uma grande avenida. Para quem quiser conhecê-lo, é importante saber que a região não possui grande apelo turístico e requer uma atenção com a questão de segurança.

4 - Forte Santa Maria

Um dos fortes mais bonitos do Brasil, o pequeno Forte Santa Maria é uma pérola arquitetônica, está situado num pequeno promontório de pedras e cercado pelo mar verde cristalino da extremidade norte do Porto da Barra, entre o Forte Santo Antônio da Barra e o Forte São Diogo.

Foi construído logo após a reocupação portuguesa de Salvador a partir de 1625, para rechaçar novas invasões holandesas. Hoje, é um dos fortes mais visitados e fotografados de Salvador e ainda possui em seu interior o Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana.

5 - Forte São Diogo

Situado na extremidade sul da praia do Porto da Barra, o Forte São Diogo é literalmente o portal de entrada da Baía de Todos os Santos. Assim como o Forte Santa Maria, foi construído a partir de 1625 para guarnecer a praia da Barra que fora facilmente dominada pelos holandeses na primeira invasão de 1624.

O Forte São Diogo ainda é sede do Espaço Carybé das Artes e do lindo Restaurante Mirante Forte São Diogo.

6 - Forte São Marcelo

Com certeza o forte mais exótico e espetacular do Brasil, o Forte São Marcelo ou simplesmente “Forte do Mar” foi construído sobre uma coroa de areia e seu formato circular e localização o tornam uma paisagem singular nas águas da Baía de Todos os Santos.

Como se não bastasse, na maré baixa ainda forma uma prainha de águas cristalinas muito aproveitadas pela galera da canoa havaiana. Diariamente saem passeios da praia da preguiça para lá!

O forte foi construído ao longo do século XVII, sendo importante praça em diversos momentos da história colonial, imperial, da independência à proclamação da república. O Forte São Marcelo forma, juntamente com o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja de Nª Sª da Conceição da Praia, o porto e todos os casarões coloniais, um dos cartões postais mais bonitos e famosos do mundo!

7 - Forte de São Pedro

A primitiva versão do Forte São Pedro remonta aos anos de 1624 e 1625, período em da invasão holandesa. Alguns historiadores afirmam que foi construído pelos holandeses, outros dizem que era uma trincheira portuguesa que os holandeses transformaram em defesa mais elaborada quando conquistaram Salvador.

Mas seu destaque histórico maior se deu nas batalhas da Independência do Brasil na Bahia, tendo sido tomado pelo general português Madeira de Melo como ponto chave para o assenhoreamento português da cidade de Salvador. No dia 02 de julho, os baianos venceram e o 4º Batalhão de linha do Exército Libertador ocupou triunfalmente a fortaleza.

Em 1835, foi a partir de lá que dispararam contra a Revolta dos Malês. Em 1838, foi a base principal da Sabinada e testemunhou a rendição dos rebeldes sabinos. Enfim, quem quiser saber mais histórias desse fantástico monumento precisa ir lá! O Forte São Pedro está localizado na R. Gamboa de Cima, no bairro 2 de Julho.

8 - Forte Santo Antônio Além do Carmo

Em 1626, o local do atual forte foi o local escolhido para a construção de trincheiras denominadas Baluarte de Santiago. Em 1638, ano da segunda invasão holandesa, as trincheiras são reerguidas às pressas para defesa de Salvador.

O Forte Santo Antônio Além do Carmo foi edificado a partir do séc. XVIII, em posição estratégica sobre o mar da Baía de Todos os Santos. Com o passar do tempo sofreu diversas modificações e já no início do séc. XIX já não tinha finalidade bélica.

Seu nome se dá por estar localizado além do Portão do Carmo, uma das entradas da antiga cidade murada e fortificada de Salvador, construída a partir de 1549. Passar uma tarde em Santo Antônio Além do Carmo é um programa especial, principalmente pelo belíssimo pôr do sol em um dos seus restaurantes com varandas posicionadas para a Baía de Todos os Santos.

9 - Forte do Barbalho

Seu nome antigo era Forte de Nª Sª do Monte Carmelo ou do Carmo, e juntamente com o Forte São Pedro, tinha a função de proteger o acesso norte da cidade. Em 1638, foram construídas as primeiras trincheiras no local para guarnecer Salvador das investidas holandesas. O forte se encontra no Barbalho, bairro antigo da cidade.

Onde se hospedar em Salvador

Já escolheu a data da viagem e está na dúvida de qual o melhor bairro de Salvador para se hospedar? Com certeza você deve levar em consideração o conforto do hotel, mas também a localização e a facilidade de acesso aos lugares que escolher para visitar. Lembre-se: Salvador é uma cidade grande e possui trânsito intenso, o que poderá lhe tomar tempo precioso no caso de estar hospedado longe dos seus locais de interesse!

O Blog da Bahia Terra Turismo

Curtiu este artigo? Continue em nosso Blog, são dezenas de textos publicados mensalmente com todas as informações que você precisa sobre os principais destinos baianos, aproveite!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page