top of page
Open Site Navigation

Muitas pessoas que viajam para Salvador buscam, entre outras coisas, poder apreciar a Baía de Todos os Santos, mesmo que seja somente por meio da vista que o Elevador Lacerda proporciona, por exemplo.

Mas você sabia que é possível explorar essa baía também por meio de um de seus atrativos turísticos mais emblemáticos? Estamos falando da Ilha dos Frades, um verdadeiro refúgio nas proximidades de Salvador.

Continue a leitura até o final para saber mais detalhes sobre essa ilha: eles, sem dúvidas, irão te deixar com vontade de conhecê-la o quanto antes!

O que saber sobre a Ilha dos Frades, na Bahia

Distante apenas 25 quilômetros de Salvador, a Ilha dos Frades pertence à capital baiana e é oficialmente uma das ilhas da Baía de Todos os Santos. Não é à toa, por sinal, que ela entra no roteiro de muitas pessoas que vêm para cá.

Pequena, com 8 quilômetros de extensão, ela é famosa por suas águas incrivelmente cristalinas e calmas, sendo o local perfeito tanto para quem viaja sozinho ou com os amigos, para curtir um lugar diferente, quanto para quem viaja com crianças e quer um lugar seguro para que todos possam se divertir.

Composta por praias espetaculares, muitas trilhas para quem quer se aventurar entre elas e uma boa infraestrutura para atender os turistas, essa ilha é, também, parte importante da nossa história: foi ali que Bento Gonçalves ficou aprisionado, na Revolução Farroupilha.

E, agora, é hora de você ter acesso às informações que realmente serão importantes para sua viagem.

Vamos a elas?

Informações importantes para planejar sua visita à Ilha dos Frades

A seguir, está tudo o que você precisa saber para começar seu planejamento:

Como ir para a Ilha dos Frades

Estamos falando de uma ilha. Então, você inevitavelmente precisará de uma embarcação para chegar até ela.

E as opções de locomoção partem tanto de Salvador quanto de Madre de Deus, próximo à capital baiana.

Partindo da capital propriamente dita, você pode fazer um dos passeios (privativos ou não) que partem do Terminal Marítimo.

Já se optar por ir via Madre de Deus, que é a opção mais econômica, você precisará primeiro pegar um ônibus de Salvador até lá, e esse ônibus parte especificamente da Estação Pirajá do metrô.

Peça para desembarcar no Terminal Marítimo Madre de Deus e, ali, faça a travessia até a Praia de Paramaná. Ou, se preferir, alugue um barco, cujo valor pode ser dividido por até cinco pessoas.

Importante: a Ilha dos Frades, como um todo, é uma Área de Proteção Ambiental. Por isso, para visitá-la, é preciso que cada turista pague uma taxa de preservação no valor de R$ 25,00, no momento do desembarque.