top of page
Ilha dos Frades: história e praias desertas perto de Salvador

Postado dia 06/12/22 | 4min. de leitura

Ilha dos Frades: história e praias desertas perto de Salvador

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Muitas pessoas que viajam para Salvador buscam, entre outras coisas, poder apreciar a Baía de Todos os Santos, mesmo que seja somente por meio da vista que o Elevador Lacerda proporciona, por exemplo.


Mas você sabia que é possível explorar essa baía também por meio de um de seus atrativos turísticos mais emblemáticos? Estamos falando da Ilha dos Frades, um verdadeiro refúgio nas proximidades de Salvador.

Continue a leitura até o final para saber mais detalhes sobre essa ilha: eles, sem dúvidas, irão te deixar com vontade de conhecê-la o quanto antes!

O que saber sobre a Ilha dos Frades, na Bahia

Distante apenas 25 quilômetros de Salvador, a Ilha dos Frades pertence à capital baiana e é oficialmente uma das ilhas da Baía de Todos os Santos. Não é à toa, por sinal, que ela entra no roteiro de muitas pessoas que vêm para cá.

Pequena, com 8 quilômetros de extensão, ela é famosa por suas águas incrivelmente cristalinas e calmas, sendo o local perfeito tanto para quem viaja sozinho ou com os amigos, para curtir um lugar diferente, quanto para quem viaja com crianças e quer um lugar seguro para que todos possam se divertir.

Composta por praias espetaculares, muitas trilhas para quem quer se aventurar entre elas e uma boa infraestrutura para atender os turistas, essa ilha é, também, parte importante da nossa história: foi ali que Bento Gonçalves ficou aprisionado, na Revolução Farroupilha.

E, agora, é hora de você ter acesso às informações que realmente serão importantes para sua viagem.

Vamos a elas?

Informações importantes para planejar sua visita à Ilha dos Frades

A seguir, está tudo o que você precisa saber para começar seu planejamento:

Como ir para a Ilha dos Frades

Estamos falando de uma ilha. Então, você inevitavelmente precisará de uma embarcação para chegar até ela.

E as opções de locomoção partem tanto de Salvador quanto de Madre de Deus, próximo à capital baiana.

Partindo da capital propriamente dita, você pode fazer um dos passeios (privativos ou não) que partem do Terminal Marítimo.

Já se optar por ir via Madre de Deus, que é a opção mais econômica, você precisará primeiro pegar um ônibus de Salvador até lá, e esse ônibus parte especificamente da Estação Pirajá do metrô.

Peça para desembarcar no Terminal Marítimo Madre de Deus e, ali, faça a travessia até a Praia de Paramaná. Ou, se preferir, alugue um barco, cujo valor pode ser dividido por até cinco pessoas.

Importante: a Ilha dos Frades, como um todo, é uma Área de Proteção Ambiental. Por isso, para visitá-la, é preciso que cada turista pague uma taxa de preservação no valor de R$ 25,00, no momento do desembarque.

As melhores praias da Ilha dos Frades

Você vê fotos das praias de Morro de São Paulo, da Ilha de Boipeba ou de outros destinos baianos famosos e fica encantado? Pois saiba que, na Ilha dos Frades, as praias são igualmente espetaculares!

Ocorre que, principalmente para uma visita curta, se torna impossível conhecer todas. Por isso, foque nas principais.

Entre elas, estão:

  • Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe: é uma praia que tem a Bandeira Azul, que atesta sua qualidade ambiental. É mesmo de esperar que seja belíssima, concorda?

  • Praia de Paramaná: é a praia oficial de chegadas e partidas de embarcações. Além de linda, tem ótima estrutura para te atender, com bares e restaurantes.

  • Praia da Viração: é, literalmente, uma praia praticamente deserta, e pode ser acessada a partir da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.

  • Praia do Tobar: tem piscinas naturais deliciosas na maré baixa, e está ao lado da Praia do Tobazinho, que também pode ser considerada deserta.

  • Loreto, na Ilha dos Frades: é outra praia imperdível para colocar em seu roteiro!

Aqui vale a pena mencionar que Loreto está localizada no sul da ilha e, entre seus atrativos, estão não só as águas mornas de coloração única e a areia branquinha: é ali que está a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, que é emoldurada pela Mata Atlântica e rende ótimas fotos.

Melhor época para ir à Ilha dos Frades

A ilha dos frades, na verdade, pode ser visitada durante o ano inteiro, pois sempre irá surpreender com sua beleza.

Mas, se você quer evitar qualquer possibilidade de chuva, escolha viajar fora do período que vai de abril a julho.

Isso porque, no quesito chuva, o melhor é viajar na alta temporada, que vai de dezembro a fevereiro, ou em meses alternativos, como setembro.

Possibilidade de se hospedar na Ilha dos Frades

Sim: é possível se hospedar na Ilha dos Frades, ou simplesmente passar o dia por lá.

Caso escolha se hospedar, você pode eleger uma das pousadas localizadas na Praia de Paramaná, por exemplo. Atente-se somente ao fato de que tais pousadas não foram projetadas para receber uma grande quantidade de turistas.

Então, quanto antes você garantir sua reserva, melhor!

Passeio para a Ilha dos Frades: considere utilizá-lo em sua viagem

Como citamos anteriormente, uma das formas de ir para a Ilha dos Frades é por meio dos passeios, privativos ou não, que partem de Salvador.

E saber mais sobre eles, para conhecer suas características, é o primeiro passo para saber se são uma boa opção para o seu roteiro.

O melhor é que, a depender da sua escolha, você poderá conhecer duas ilhas em um mesmo dia: a Ilha dos Frades e a Ilha de Itaparica, que não estão muito distantes uma da outra e podem perfeitamente ser acessadas a partir da capital baiana.

Que tal se informar agora mesmo, de modo a ter mais tempo para se planejar?

Lembrando que o passeio pode incluir o serviço de transfer (ida e volta) para os principais hotéis de Salvador. Ou seja: você não precisará se preocupar com nada, nem mesmo com sua locomoção até o Terminal Marítimo.

Clique nos links abaixo e conheça todos os detalhes sobre cada opção de passeio:

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page