top of page
Oeste da Bahia: 4 destinos imperdíveis no cerrado

Postado dia 06/12/22 | 4min. de leitura

Oeste da Bahia: 4 destinos imperdíveis no cerrado

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Você já considerou fazer uma viagem para conhecer a região oeste da Bahia? Não é novidade para ninguém que os destinos baianos são incríveis: mas, mesmo o estado sendo encantador de ponta a ponta, é comum que os turistas foquem apenas nos destinos mais famosos, deixando de lado outros que também merecem atenção.


Na leitura a seguir, descubra mais sobre o oeste baiano e, principalmente, sobre os locais que são imperdíveis por lá!

Qual será que combina mais com você?

O que caracteriza o Oeste da Bahia

São diversos os fatores que fazem com que o oeste do estado seja tão especial e atrativo.

Por exemplo:

  • o famoso Rio São Francisco, presente em diversos estados, também passa por ele;

  • trata-se de uma região de cerrado;

  • é uma região fortemente agrícola, a que mais produz grãos em todo o Nordeste.

Mas, claro: pode ser que, como turista, você esteja esperando mais do que isso.

Por isso, abaixo listamos outros pontos importantes, que fazem qualquer viagem para o oeste da Bahia ser ainda mais especial.

É uma região de belezas e aventuras únicas

Você gosta de cachoeiras, grutas e atividades de aventura junto à natureza, como rapel e rafting?

Se sim, o oeste baiano é o seu lugar: os destinos que fazem parte dele não perdem em nada para outros destinos ligados à aventura, como a Chapada Diamantina.

Poço Azul na Chapada Diamantina: 4 ótimas dicas para o seu roteiro

Seus destinos são menos concorridos

Salvador, Morro de São Paulo, Arraial d’Ajuda... Todos esses destinos atraem milhares de turistas todos os anos e já possuem uma fama consolidada, concorda?

Os destinos que apresentaremos logo mais, porém, são pouco explorados, recebem uma quantidade consideravelmente pequena de visitantes e garantem estadia e passeios mais tranquilos.

Ali, a conexão com o modo de vida local, e com a simplicidade, fala mais alto

Os destinos do oeste baiano não apresentam luxo. Portanto, ao escolher conhecer um deles não espere por hospedagens luxuosas, como o Tivoli Resort.

Ao invés disso, esteja aberto para conhecer o simples e o sossego, e se surpreender com eles e com a conexão que geram.

Com essas informações, certamente você obteve a inspiração que precisava para percorrer os caminhos do oeste baiano, ou parte deles, em sua próxima viagem.

E, agora, é hora de conhecer 4 dos destinos mais incríveis que fazem parte dessa região!

Eles estão entre 800 e 900 quilômetros de Salvador, aproximadamente.

Solicite um serviço de transfer para desbravar o oeste baiano

Destinos do oeste da Bahia que você precisa conhecer

1. Baianópolis

Você ama se banhar em águas cristalinas, como as do Jalapão?

Se sim, irá querer passar por Baianópolis durante sua viagem pelo oeste da Bahia.

Essa cidade está se transformando em uma verdadeira referência no que diz respeito a paisagens bonitas, graças ao balneário Rio dos Angicos, um verdadeiro paraíso das águas.

E, o melhor: no balneário propriamente dito não há sinal de celular, e quase não há sinal de Wi-Fi. Ou seja: é a oportunidade perfeita para realmente se desconectar do mundo e se conectar com a natureza.

E não: não estamos exagerando quando dizemos que esse cantinho de Baianópolis de fato lembra o Jalapão. A vontade de tirar fotos com o verde único que estará ao seu redor será imediata!

2. Bom Jesus da Lapa

Se destacando no turismo religioso, tendo o título de Capital Baiana da Fé, Bom Jesus da Lapa está a poucos mais de 200 quilômetros de Baianópolis e definitivamente é diferente de tudo o que você já viu!

Isso porque o próprio Santuário do Bom Jesus da Lapa, principal atrativo da região, está literalmente dentro de um morro, tendo sido esculpido a partir da pedra em si e sendo composto por diversas grutas de beleza indescritível.

Ele fica às margens do Rio São Francisco, onde você poderá se banhar antes ou depois de provar alguns pratos locais.

Esse destino ainda conta com uma catedral e praças que rendem ótimas fotos, por conta de suas arquiteturas. Então, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, não deixe de ir até lá, para apreciar a grandeza de cada atrativo e fazer seus registros.

3. São Desidério

Distante aproximadamente 300 quilômetros de Bom Jesus da Lapa está São Desidério, um destino perfeito para os amantes do ecoturismo.

É ali que está o Parque Municipal da Lagoa Azul que, como o próprio nome sugere, de fato possui uma lagoa com águas azuis, além de uma gruta surpreendente.

Outra atração local que costuma atrair visitantes e gerar ótimos registros é o Sumidouro do João Baio: ali há um lago que aparece e desaparece o tempo todo. Que tal ver esse mistério de perto?

4. Barreiras

Pertinho de São Desidério, em um trajeto de menos de 30 quilômetros, está a “capital do oeste da Bahia”: a cidade de Barreiras.

No que diz respeito a essa parte do estado, esse é o destino ideal para quem ama aventura, pois ali é possível se desafiar na trilha da Cachoeira do Acaba Vida, ou praticar bóia-cross no Rio de Ondas, por exemplo.

Aliás: esse rio é perfeito tanto para se aventurar quanto para se refrescar e aproveitar os bares da orla.

Leia também: Turismo de aventura na Bahia: confira 4 destinos radicais

Faça a melhor viagem da sua vida escolhendo a Bahia como destino

Os caminhos do oeste da Bahia definitivamente são perfeitos para que você faça uma viagem incrível. Com a vantagem de ter ao seu alcance destinos menos concorridos, que poderão ser aproveitados com mais tranquilidade, mesmo em períodos reconhecidos por serem de alta temporada em todo o país.

Mas, como citamos anteriormente, nosso estado está repleto de belezas e atrativos, muitos deles “agrupados” em costas espetaculares, sobre as quais você pode obter mais informações agora mesmo, clicando nos links abaixo:

Quer conhecer mais sobre os destinos baianos? Confira o Blog da Bahia Terra Turismo e surpreenda-se!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page