
Postado dia 16/08/25 | 5min. de leitura
Oeste da Bahia: 4 destinos imperdíveis no cerrado
0 comentário
0 curtida
5204 visualizações
Você já considerou fazer uma viagem para conhecer a região Oeste da Bahia? Não é novidade para ninguém que os destinos baianos são incríveis, porém, mesmo o estado sendo encantador de ponta a ponta, é comum que os turistas foquem apenas nos destinos mais famosos, deixando de lado outros que também merecem atenção.
Na leitura a seguir, descubra mais sobre o Oeste baiano e, principalmente, sobre os locais que são imperdíveis por lá!

O que caracteriza o Oeste da Bahia
Diversos fatores fazem com que os destinos que se encontram na zona turística Caminhos do Oeste sejam tão especiais e atrativos, como a presença da vegetação de cerrado, de grutas, cavernas e também de lindas cachoeiras. Mas o que realmente chama atenção é o marcante e famoso Rio São Francisco, que corta essa região baiana proporcionando abundância e muitas belezas naturais.
Outra característica é a oportunidade de praticar esportes de aventura junto à natureza, já que o Oeste possui fartas condições para atividades como rapel, trekking e rafting, não deixando a desejar em relação a outra incrível região baiana, a Chapada Diamantina.
As cidades do Oeste da Bahia são menos concorridas
Salvador, Morro de São Paulo, Arraial d’Ajuda... Todos esses destinos atraem milhares de turistas todos os anos e já possuem uma fama consolidada, concorda?
Os destinos que apresentaremos logo mais, porém, são pouco explorados, recebem uma quantidade consideravelmente pequena de visitantes e garantem estadia e passeios mais tranquilos, além de muito mais econômicos.

Caminhos do Oeste baiano, se conecte com as comunidades locais e com a simplicidade
As cidades do Oeste da Bahia não apresentam luxo, portanto, ao escolher conhecer uma delas, não espere por hospedagens de alto padrão como no Tivoli Resort.
Ao invés disso, esteja aberto para conhecer o simples e o sossego dos muitos povoados que estão localizados nas zonas rurais dos seus municípios. Neles, o turista encontra cultura genuína, oportunidade de aprender sobre a vida por meio de outras perspectivas.
Com essas informações, certamente você obteve a inspiração que precisava para percorrer os Caminhos do Oeste baiano, ou parte deles, em sua próxima viagem. Assim, apresentamos 4 cidades do Oeste da Bahia que costumam encantar os que se aventuram por lá, confira:
Destinos do oeste da Bahia que você precisa conhecer
1. Barreiras

A cidade de Barreiras é considerada a capital do Oeste da Bahia e isso ocorre tanto pela sua ótima infraestrutura, sendo considerada uma das maiores cidades do estado, como pelas belezas naturais que a cercam.
Trata-se do destino ideal para quem ama aventura, a começar pela trilha que leva até a linda Cachoeira do Acaba Vida, cercada de mata verde e com uma impressionante e imponente queda d‘água.
Também vale destacar a prática do bóia-cross no Rio de Ondas, uma atividade divertidíssima, bem como os barzinhos que estão instalados na orla do mesmo rio, que garantem ótimo atendimento aos visitantes.
2. Baianópolis

Quem não ama se banhar em águas cristalinas como as da Fazenda Pratinha, na Chapada Diamantina? Preste bem atenção a este nome: Baianópolis!
O município é uma das grandes atrações entre as cidades do Oeste da Bahia, o que certamente está associado ao Balneário Rio dos Angicos, um verdadeiro paraíso das águas.
E o melhor de tudo: no balneário propriamente dito não há sinal de celular, sendo perfeito para se desconectar do mundo e se conectar com a natureza. E não ache que estamos exagerando ao compararmos esse cantinho de Baianópolis com a Fazenda Pratinha.
Suas águas são tão transparentes que o mergulho com snorkel por lá se torna quase obrigatório, e quanto às fotos, o lugar é realmente um paraíso, proporcionando imagens especiais.
3. Bom Jesus da Lapa
Se destacando no turismo religioso e tendo o título de Capital Baiana da Fé, Bom Jesus da Lapa está a poucos mais de 200 quilômetros de Baianópolis e é um destino diferente de tudo o que você já viu!

Isso porque o próprio Santuário do Bom Jesus da Lapa, principal atrativo da região, está literalmente dentro de um morro, tendo sido esculpido a partir da pedra em si e sendo composto por diversas grutas de beleza indescritível.
Ele fica às margens do Rio São Francisco, onde é possível tomar um banho delicioso enquanto se desfruta da gastronomia local.
Esse destino ainda conta com uma catedral e praças que rendem ótimas fotos, já que contam com bela arquitetura. Então, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, não deixe de ir até lá para apreciar a grandeza de cada atrativo e fazer seus registros.
4. São Desidério
São Desidério está a aproximadamente 300 quilômetros de Bom Jesus da Lapa e a apenas 30 quilômetros de Barreiras.

O lugar é o paraíso do ecoturismo, com seu Parque Municipal da Lagoa Azul. Como o próprio nome sugere, de fato ele possui uma lagoa com águas azuis, além de uma gruta surpreendente.
Outra atração local que costuma atrair visitantes e gerar ótimos registros é o Sumidouro do João Baio. Nele, há um lago que aparece e desaparece o tempo todo. Que tal ver esse mistério de perto?
5. Santa Maria da Vitória

A charmosa cidade de Santa Maria da Vitória, que também é conhecida como Samavi, está a 93 quilômetros de Bom Jesus da Lapa e a 192 quilômetros de São Desidério. Trata-se de uma cidade charmosa, cortada pelo Rio Corrente e que está ligada à história da exploração do ouro no séc. XIX.
Sua principal atração é a linda Praça do Jacaré, onde está a imponente e exótica passarela sobre o Rio Corrente, que liga Santa Maria da Vitória à cidade de São Félix do Coribe. No alto dela, se têm uma vista panorâmica do Rio Corrente e das duas cidades, formando uma bela paisagem.
Onde fica o Oeste da Bahia e como chegar lá
Bom Jesus da Lapa é a mais próxima da capital baiana, dentre as quatro citadas aqui. Ela se encontra a 778 quilômetros de Salvador e a 335 quilômetros de Seabra, já na região da Chapada Diamantina.
Da Rodoviária de Salvador saem ônibus intermunicipais para Bom Jesus da Lapa e Barreiras. Já para quem deseja conhecer Baianópolis, o ônibus que parte de Salvador vai até Cristópolis, que fica a meia hora de lá. Para quem vai até São Desidério, deve chegar primeiro em Barreiras e depois seguir por 28 quilômetros até lá.
A cidade de Barreiras possui aeroporto, e viajar de avião a partir de Salvador ou de outras capitais brasileiras para lá é uma boa opção para quem não curte longos trajetos terrestres. Outra alternativa muito procurada é contratar um transfer a partir do Aeroporto de Salvador, que leva os turistas para o destino desejado de maneira muito confortável, em automóveis novos e climatizados.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as principais cidades do Oeste da Bahia, confira tudo o que precisa saber sobre o turismo de aventura em nosso estado, que é um dos mais propícios para esta modalidade.