
Postado dia 09/02/26 | 5min. de leitura
Quando ir à Chapada Diamantina: saiba qual é a melhor época
0 comentário
0 curtida
2539 visualizações
Saber a melhor época para ir para a Chapada Diamantina faz toda a diferença no planejamento da viagem. O período escolhido influencia diretamente o clima, o volume das cachoeiras e as condições para trilhas e passeios pela região.
A Chapada Diamantina é conhecida pelo turismo de aventura, onde o contato com a natureza é profundo e intimista. Nesse caso alguns meses são melhores para ter mais segurança e tranquilidade nos passeios, trilhas e trekkings.
Continue conosco e entenda qual a melhor época para ir à Chapada Diamantina!

Quando ir à Chapada Diamantina
Em geral, a Chapada Diamantina é uma região com um clima agradável e muito variado. Mas ao longo do ano acontecem muitas mudanças, sendo o verão mais conhecido por apresentar altos índices de chuvas e temporais, e o outono/inverno sendo o período mais seco.
Para saber a melhor época para ir à Chapada Diamantina, é preciso considerar que ela é composta por 24 municípios e um Parque Nacional, oferecendo desde passeios confortáveis de carro, à trilhas pequenas, médias e grandes, além de trekkings com alto grau de complexidade.
Se o seu projeto for descansar e realizar passeios de carro estilo bate e volta para lugares que exijam pouca mobilidade, sua preocupação será apenas que os dias estejam ensolarados. Porém, se o seu perfil é de aventura e busca caminhadas longas pelas cachoeiras, serras, vegetação e mirantes da região, é preciso ficar atento pois as coisas mudam muito de uma estação para outra.
Clima na Chapada Diamantina

O tempo na Chapada Diamantina possui dois períodos diferentes ao longo do ano, que se alternam com períodos de transição.
A estação chuvosa acontece no verão, entre os meses de dezembro e março, sendo que a primavera é a transição entre o clima seco e a chuva.
Por outro lado, a estação seca na Chapada Diamantina é o inverno, entre os meses de junho e setembro, e o outono é sua estação de transição entre as chuvas e o período de secura.
Assim sendo, os meses de novembro a março são mais suscetíveis a temperaturas altas e chuvas que proporcionam cachoeiras com muita água. Por outro lado, entre maio e agosto o clima tende a ser frio e seco, com menos água e cachoeiras chegando a secar.
Nas regiões mais altas o clima muda rapidamente e mesmo no verão, a Chapada Diamantina pode apresentar temperaturas baixas à noite, apesar do calor que costuma fazer ao longo dos dias.
No verão, a temperatura varia entre 20º C e 32º C, mas se você estiver em lugares muito altos como Piatã e Rio de Contas, saiba que pode pegar até 15º C à noite.
Já no inverno, a temperatura pode variar entre 10º C e 27º C, podendo cair ainda mais nas cidades de maior altitude.
Considerando tudo isso, a melhor época do ano para ir à Chapada Diamantina com relação ao clima pode variar conforme sua preferência pessoal.
Chapada Diamantina com chuva: prós e contras

Agora preste bastante atenção a este tópico, pois a presença da estação chuvosa pode alterar bastante a configuração geográfica da região e exigir conhecimento prévio do que você enfrentará, a depender dos seus desejos e desafios pessoais.
Sim, as trilhas e trekkings na Chapada Diamantina podem ser verdadeiros desafios pessoais, por isso é preciso saber exatamente a dimensão do que pretende fazer.
Para que seu roteiro seja exitoso e promova satisfação com segurança, é muito importante que aconteça com um guia profissional, lembrando que estamos falando de uma região de trilhas inóspitas em meio à natureza selvagem.
O lado bom da chuva
O período chuvoso costuma transformar a região, especialmente as cachoeiras que não são permanentes e que costumam ficar secas ou com pouca água no inverno. No verão e com as chuvas, elas enchem significativamente, proporcionando cenários impressionantes e muito bonitos.
As dificuldades do período chuvoso
Porém, é preciso saber que a maioria das trilhas e trekkings que levam às cachoeiras acontecem em leitos de rios. Ou seja, os percursos praticamente inteiros acontecem saltando pedras, que por sua vez ficam 100% escorregadias quando molhadas, ampliando significativamente o grau de dificuldade. Sem contar os riscos de tromba d’água, enxurradas perigosíssimas que podem acontecer quando chove muito nas cabeceiras.
Por isso, se o seu desejo for realizar trilhas na Chapada durante o período chuvoso, é muito importante planejar, dialogar com seu guia e entender o suficiente sobre as dificuldades a serem enfrentadas.
Alta e baixa temporada na Chapada Diamantina
A alta temporada na Chapada Diamantina acontece durante as festas juninas, as férias escolares e nos feriados prolongados. Assim sendo, ocorre entre dezembro e fevereiro (férias escolares); a partir do dia 20 de junho (dia que antecede as festas juninas) e ao longo de todo o mês de julho (férias escolares nas regiões sul, sudeste e centro-oeste).
Nessas datas, os preços por lá sobem bastante, especialmente das hospedagens, que precisam aproveitar nesse período para suportar o resto dos dias do ano (baixa temporada).
Festividades da região da Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é histórica, tradicional e muito cultural, proporcionando lindas e variadas festividades, como:
Boi Estrela de Igatu: festividade cultural com apresentações e danças que fazem menção ao Bumba meu Boi, considerado patrimônio cultural do Brasil. Acontece no mês de janeiro.
Festas juninas: são as festas mais tradicionais e acontecem em todas as cidades da Chapada. Com destaque para as noites de São João e São Pedro, regadas a forró pé de serra, bebidas e comidas típicas, além de belas decorações e fogueiras.
Festa de Nossa Senhora da Piedade: acontece em meados da metade do mês de setembro, sendo um evento religioso com procissões.
Festival de Inverno de Lençóis: costuma acontecer entre os meses de setembro e outubro, reunindo artistas renomados de todo o Brasil para shows maravilhosos.
Festival da Cachaça: acontece em Abaíra, entre os meses de setembro e outubro, oferecendo ao público atrações musicais, além de degustações.
Além dessas festividades, também podemos mencionar os eventos comuns do nosso país, como carnaval, réveillon e Natal, sendo todas essas épocas bem cotadas para viagens.
Agora que você já tem informações suficientes, fica claro que a melhor época para ir para para a Chapada Diamantina depende do que deseja fazer por lá. Cada período do ano revela possibilidades diferentes na região, então para decidir com mais segurança confira 14 passeios na região e escolha quando visitar o destino para aproveitar ao máximo as experiências que mais combinam com você.
