top of page
Quando ir à Chapada Diamantina: saiba qual é a melhor época

Postado dia 28/02/23 | 2min. de leitura

Quando ir à Chapada Diamantina: saiba qual é a melhor época

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Sem dúvidas, quando vamos viajar para qualquer ambiente, temos grandes preocupações quanto ao período ideal para total aproveitamento do roteiro. Por isso, se você quer aproveitar a Chapada Diamantina escolhendo quando ir, evitando as chuvas e outras situações que podem ser incômodas, é muito importante conhecer as informações certas que auxiliam na decisão.


Sabemos que a região é conhecida por apresentar atrações ligadas ao turismo de aventura, onde o contato com a natureza é bem íntimo. Nesse caso, a depender da sua preferência, existem meses ideais para ter mais segurança e tranquilidade para os passeios. Entenda mais sobre isso abaixo!

Melhor época para ir à Chapada Diamantina

Em geral, a Chapada Diamantina é uma região com um clima agradável e muito variado. Ao longo do ano muitas mudanças acontecem, sendo o verão mais conhecido por apresentar altos índices de chuvas e temporais.

Para saber a melhor época para ir à Chapada Diamantina, é preciso considerar que no local existem muitas trilhas e cachoeiras. Então, é importante estar atento a isso, pois o tempo pode dificultar e até impedir os passeios.

Nesse caso, os meses de novembro a março são mais suscetíveis a temperaturas mais altas e chuvas ao final do dia. Por outro lado, de maio a agosto, o clima tende a ser mais frio e estável.

Por ser um local de altitude, nas regiões mais altas, como nos picos, o clima muda rapidamente, chegando a apresentar temperaturas ainda mais baixas. As médias variam de 28 a 20° C. Considerando tudo isso, a melhor época para ir à Chapada Diamantina irá variar conforme sua disponibilidade, como também preferência pessoal.

Festividades da região da Chapada Diamantina

Embora a região da Chapada Diamantina fique afastada de pontos mais estruturados do estado da Bahia, assim como em outras regiões, a Chapada também é muito tradicional e cultural. Entre as variadas festividades, podemos citar as mais conhecidas, como:

  • Festa de Nossa Senhora da Piedade: acontece em meados da metade do mês de setembro, sendo um evento religioso com procissões;

  • Festival de Inverno de Lençóis: no último ano aconteceu em setembro, reunindo artistas de todo o Brasil para apresentações;

  • Festival da Cachaça: acontece em Abaíra, entre os meses de setembro e outubro, oferecendo ao público atrações musicais, além de degustações;

  • Boi Estrela de Igatu: festividade cultural com apresentações e danças que fazem menção ao Bumba meu Boi, considerado patrimônio cultural do Brasil. Acontece no mês de janeiro.

Além dessas festividades, também podemos mencionar os eventos comuns do nosso país, como Carnaval, Réveillon e Natal, sendo todas essas épocas bem cotadas para viagens.

Escolha a época e aproveite a Chapada Diamantina

Agora que você já conheceu alguns detalhes importantes sobre a Chapada Diamantina e quando ir à região, certamente sua viagem será mais assertiva para suas expectativas. Lembrando que os meses de baixa temporada consequentemente atraem menos visitantes, com exceção dos meses em que há maior quantidade de festividades, como setembro, por exemplo.

Leia agora o próximo artigo e conheça tudo sobre Lençóis, um município incrível e estruturado na Chapada Diamantina que você pode escolher para começar suas aventuras pela região.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page